Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ENSINO REMOTO: OS DESAFIOS DE ENGAJAMENTOS E SUAS POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO, ENSINO DE GEOGRAFIA, ENGAJAMENTO ESCOLAR, POSSIBILIDADES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA Relato de Experiência(RE) ET 02: Políticas Públicas e identidade docente
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84738
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 303
    "inscrito_id" => 1173
    "titulo" => "ENSINO REMOTO: OS DESAFIOS DE ENGAJAMENTOS E SUAS POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O CONTEXTO PAND?MICO QUE SEGUE-SE DESDE MAR?O DE 2020 TROUXE GRANDES MUDAN?AS EM V?RIOS ?MBITOS DA SOCIEDADE, INCLUINDO A EDUCA??O, E AT? JULHO/AGOSTO DE 2021 AS AULAS DA EDUCA??O B?SICA SEGUIRAM OSCILANDO ENTRE REMOTAS E SEMI PRESENCIAIS, O QUE TROUXE UM DISTANCIAMENTO ENTRE O ALUNO E A ESCOLA DA MANEIRA COMO ELE A CONHECIA, F?SICA, TORNANDO DIF?CIL A INTERA??O E ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE CONSIDERANDO A FALTA DE RECURSOS E DE ASSIST?NCIA EM CASA. NESSE CEN?RIO, ESTE RELATO TRAZ A EXPERI?NCIA DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021, NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS E SEMI PRESENCIAIS COM A TURMA DO AVAN?AR 4? FASE, APONTANDO AS ESTRAT?GIAS E INSTRUMENTOS QUE FORAM UTILIZADOS AO LONGO DOS MESES PARA ALCAN?AR E ATRAIR OS DISCENTES, MELHORANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MESMO COM AS CONDI??ES DESFAVOR?VEIS, BUSCANDO ADAPTAR AS AULAS, ATIVIDADES E AVALIA??ES COM FERRAMENTAS ACESS?VEIS E O AUX?LIO DAS TIC'S, PROCURANDO O USO DE METODOLOGIAS QUE SE ADEQUEM A ESSA REALIDADE E PERMITAM, COMO COLOCA STURMER (2011), AJUDAR NA CONSTRU??O E RENOVA??O DO ENSINO DE GEOGRAFIA QUE J? ? DIF?CIL MESMO DE FORMA PRESENCIAL, TORNANDO-SE AINDA MAIS DESAFIADOR NO MEIO REMOTO, COMO APRESENTA MAC?DO E MOREIRA (2020). PORTANTO, ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DISCORRER SOBRE AS DIFICULDADES E EXPERI?NCIAS COM O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO REMOTO, TRAZENDO OS ACESS?RIOS E M?TODOS UTILIZADOS AO LONGO DA EXPERI?NCIA PARA MEDIAR O APRENDIZADO E O CONTATO COM OS ALUNOS, RELATANDO COMO FORAM ?TEIS PARA ALCAN?AR MELHORES RESULTADOS DE APRENDIZAGEM E ENGAJAMENTO NO ENSINO GEOGR?FICO."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, ENSINO DE GEOGRAFIA, ENGAJAMENTO ESCOLAR, POSSIBILIDADES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA102_ID1173_26102021153901.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIA ESTHER CRUZ SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIA"
    "autor_email" => "jecs.geo18@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "UEA- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84738
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 303
    "inscrito_id" => 1173
    "titulo" => "ENSINO REMOTO: OS DESAFIOS DE ENGAJAMENTOS E SUAS POSSIBILIDADES"
    "resumo" => "O CONTEXTO PAND?MICO QUE SEGUE-SE DESDE MAR?O DE 2020 TROUXE GRANDES MUDAN?AS EM V?RIOS ?MBITOS DA SOCIEDADE, INCLUINDO A EDUCA??O, E AT? JULHO/AGOSTO DE 2021 AS AULAS DA EDUCA??O B?SICA SEGUIRAM OSCILANDO ENTRE REMOTAS E SEMI PRESENCIAIS, O QUE TROUXE UM DISTANCIAMENTO ENTRE O ALUNO E A ESCOLA DA MANEIRA COMO ELE A CONHECIA, F?SICA, TORNANDO DIF?CIL A INTERA??O E ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE CONSIDERANDO A FALTA DE RECURSOS E DE ASSIST?NCIA EM CASA. NESSE CEN?RIO, ESTE RELATO TRAZ A EXPERI?NCIA DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021, NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS E SEMI PRESENCIAIS COM A TURMA DO AVAN?AR 4? FASE, APONTANDO AS ESTRAT?GIAS E INSTRUMENTOS QUE FORAM UTILIZADOS AO LONGO DOS MESES PARA ALCAN?AR E ATRAIR OS DISCENTES, MELHORANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MESMO COM AS CONDI??ES DESFAVOR?VEIS, BUSCANDO ADAPTAR AS AULAS, ATIVIDADES E AVALIA??ES COM FERRAMENTAS ACESS?VEIS E O AUX?LIO DAS TIC'S, PROCURANDO O USO DE METODOLOGIAS QUE SE ADEQUEM A ESSA REALIDADE E PERMITAM, COMO COLOCA STURMER (2011), AJUDAR NA CONSTRU??O E RENOVA??O DO ENSINO DE GEOGRAFIA QUE J? ? DIF?CIL MESMO DE FORMA PRESENCIAL, TORNANDO-SE AINDA MAIS DESAFIADOR NO MEIO REMOTO, COMO APRESENTA MAC?DO E MOREIRA (2020). PORTANTO, ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DISCORRER SOBRE AS DIFICULDADES E EXPERI?NCIAS COM O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO REMOTO, TRAZENDO OS ACESS?RIOS E M?TODOS UTILIZADOS AO LONGO DA EXPERI?NCIA PARA MEDIAR O APRENDIZADO E O CONTATO COM OS ALUNOS, RELATANDO COMO FORAM ?TEIS PARA ALCAN?AR MELHORES RESULTADOS DE APRENDIZAGEM E ENGAJAMENTO NO ENSINO GEOGR?FICO."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 02: Políticas Públicas e identidade docente"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO, ENSINO DE GEOGRAFIA, ENGAJAMENTO ESCOLAR, POSSIBILIDADES, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA102_ID1173_26102021153901.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JÚLIA ESTHER CRUZ SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "JÚLIA"
    "autor_email" => "jecs.geo18@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "UEA- UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O CONTEXTO PAND?MICO QUE SEGUE-SE DESDE MAR?O DE 2020 TROUXE GRANDES MUDAN?AS EM V?RIOS ?MBITOS DA SOCIEDADE, INCLUINDO A EDUCA??O, E AT? JULHO/AGOSTO DE 2021 AS AULAS DA EDUCA??O B?SICA SEGUIRAM OSCILANDO ENTRE REMOTAS E SEMI PRESENCIAIS, O QUE TROUXE UM DISTANCIAMENTO ENTRE O ALUNO E A ESCOLA DA MANEIRA COMO ELE A CONHECIA, F?SICA, TORNANDO DIF?CIL A INTERA??O E ACOMPANHAMENTO DOS ALUNOS, PRINCIPALMENTE CONSIDERANDO A FALTA DE RECURSOS E DE ASSIST?NCIA EM CASA. NESSE CEN?RIO, ESTE RELATO TRAZ A EXPERI?NCIA DO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2021, NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS E SEMI PRESENCIAIS COM A TURMA DO AVAN?AR 4? FASE, APONTANDO AS ESTRAT?GIAS E INSTRUMENTOS QUE FORAM UTILIZADOS AO LONGO DOS MESES PARA ALCAN?AR E ATRAIR OS DISCENTES, MELHORANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MESMO COM AS CONDI??ES DESFAVOR?VEIS, BUSCANDO ADAPTAR AS AULAS, ATIVIDADES E AVALIA??ES COM FERRAMENTAS ACESS?VEIS E O AUX?LIO DAS TIC'S, PROCURANDO O USO DE METODOLOGIAS QUE SE ADEQUEM A ESSA REALIDADE E PERMITAM, COMO COLOCA STURMER (2011), AJUDAR NA CONSTRU??O E RENOVA??O DO ENSINO DE GEOGRAFIA QUE J? ? DIF?CIL MESMO DE FORMA PRESENCIAL, TORNANDO-SE AINDA MAIS DESAFIADOR NO MEIO REMOTO, COMO APRESENTA MAC?DO E MOREIRA (2020). PORTANTO, ESTE RELATO TEM COMO OBJETIVO DISCORRER SOBRE AS DIFICULDADES E EXPERI?NCIAS COM O ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO REMOTO, TRAZENDO OS ACESS?RIOS E M?TODOS UTILIZADOS AO LONGO DA EXPERI?NCIA PARA MEDIAR O APRENDIZADO E O CONTATO COM OS ALUNOS, RELATANDO COMO FORAM ?TEIS PARA ALCAN?AR MELHORES RESULTADOS DE APRENDIZAGEM E ENGAJAMENTO NO ENSINO GEOGR?FICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.