Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

FOCOS DE APRENDIZAGEM CIENTÍFICA: ANÁLISE DE UMA AULA DE QUÍMICA REMOTA SOBRE SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS DO PROGRAMA AULA PARANÁ

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, FOCOS DE APRENDIZAGEM, AULA PARANÁ, , Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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      FOCOS DE APRENDIZAGEM CIENTÍFICA: ANÁLISE DE UMA AULA \r\n
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      DO PROGRAMA AULA PARANÁ
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      DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, EM ATEN??O ?S EXIG?NCIAS SANIT?RIAS DE NECESSIDADE DE \r\n
      DISTANCIAMENTO SOCIAL, AS ESCOLAS P?BLICAS DE EDUCA??O B?SICA DO ESTADO DO PARAN? TIVERAM QUE RECORRER \r\n
      AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. UMA ESTRAT?GIA ADOTADA PELA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCA??O E DO \r\n
      ESPORTE DO PARAN? PARA ATENDER ESTA NOVA REALIDADE FOI A CRIA??O DO AULA PARAN?, OU SEJA, A OFERTA DE \r\n
      AULAS PELA TELEVIS?O, CELULAR E COMPUTADOR. NESTA PLATAFORMA, OS ESTUDANTES T?M A SUA DISPOSI??O UM \r\n
      CONJUNTO DE VIDEOAULAS GRAVADAS POR PROFESSORES DA REDE P?BLICA DE ENSINO DO ESTADO, DE FORMA GRATUITA, \r\n
      DE MODO QUE POSSAM ACESSAR OS CONTE?DOS DE DISTINTAS ?REAS DO CONHECIMENTO. O PRESENTE TRABALHO \r\n
      EMERGE EM UMA ATIVIDADE PROPOSTA A UM GRUPO DE ALUNOS VINCULADOS AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA \r\n
      DE INICIA??O ? DOC?NCIA, DO CURSO DE LICENCIATURA EM QU?MICA, DA UNIVERSIDADE TECNOL?GICA FEDERAL \r\n
      DO PARAN? ? CAMPUS LONDRINA, QUE TEVE POR OBJETIVO IDENTIFICAR EVID?NCIAS DE FOCOS DE APRENDIZAGEM \r\n
      CIENT?FICA QUE UMA AULA REMOTA DE QU?MICA SOBRE SUBST?NCIAS PURAS E MISTURAS DISPON?VEIS NA PLATAFORMA \r\n
      DO AULA PARAN? POSSIBILITA DESENVOLVER. VALE RESSALTAR QUE OS FOCOS DE APRENDIZAGEM CIENT?FICA FORAM \r\n
      PUBLICADOS EM UM RELAT?RIO, EM 2009, PELO CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA DOS ESTADOS UNIDOS DA \r\n
      AM?RICA COM O INTUITO DE EXAMINAR AS POSSIBILIDADES PARA O APRENDIZADO DE CI?NCIAS EM SITUA??ES DE \r\n
      APRENDIZAGEM EM AMBIENTES N?O FORMAIS. DE ACORDO COM ESTE RELAT?RIO, OS SEGUINTES FOCOS DE \r\n
      APRENDIZAGEM CIENT?FICA S?O INTERLIGADOS DE TAL FORMA QUE O PROGRESSO EM UM DELES CONTRIBUI PARA O \r\n
      DESENVOLVIMENTO DOS OUTROS: FOCO 1 [DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE PELA CI?NCIA]: REFERE-SE ?QUILO QUE \r\n
      MOTIVA O INTERESSE, ENVOLVIMENTO EMOCIONAL, CURIOSIDADE E MOTIVA??O PARA APRENDER SOBRE FEN?MENOS \r\n
      DO MUNDO; FOCO 2 [COMPREENS?O DO CONHECIMENTO CIENT?FICO]: ATRIBU?DO AOS PRINCIPAIS CONCEITOS, \r\n
      EXPLICA??ES, ARGUMENTOS, MODELOS, TEORIAS E FATOS CIENT?FICOS CRIADOS PARA A COMPREENS?O DO MUNDO \r\n
      NATURAL; FOCO 3 [ENVOLVIMENTO COM O RACIOC?NIO CIENT?FICO]: ENVOLVE PERGUNTAR E RESPONDER QUEST?ES E \r\n
      AVALIAR QUE AS EVID?NCIAS S?O ATIVIDADES CENTRAIS NO FAZER CIENT?FICO; FOCO 4 [REFLEX?O SOBRE A NATUREZA DA \r\n
      CI?NCIA]: FOCA NO APRENDIZADO DA CI?NCIA COMO UM MODO DE CONHECER E COMO UM EMPREENDIMENTO \r\n
      SOCIAL; FOCO 5 [ENVOLVIMENTO COM A PR?TICA CIENT?FICA]: DIZ RESPEITO A COMO OS CIENTISTAS SE COMUNICAM, \r\n
      AS FERRAMENTAS E AS NORMAS CIENT?FICAS; FOCO 6 [IDENTIFICA??O COM O EMPREENDIMENTO CIENT?FICO]: EST? \r\n
      RELACIONADO ? IDENTIFICA??O COM A CI?NCIA. EM TERMOS METODOL?GICOS, ESTA PESQUISA, DE ABORDAGEM \r\n
      QUALITATIVA, ENVOLVEU A ESCOLHA DE UMA DAS AULAS DISPON?VEIS NA PLATAFORMA AULA PARAN?. OPTAMOS PELA \r\n
      PRIMEIRA AULA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO M?DIO ENVOLVENDO A TEM?TICA DE SUBST?NCIAS PURAS E MISTURAS, \r\n
      DISPONIBILIZADA NO DIA 7 DE ABRIL DE 2020. A REFERIDA AULA FOI ASSISTIDA, TRANSCRITA E DESCRITA. ESTE MATERIAL FOI ANALISADO COM BASE NOS ENSINAMENTOS DA AN?LISE DE CONTE?DO PROPOSTA POR LAURENCE BARDIN E SEGUIU \r\n
      AS SEGUINTES ETAPAS: I) PR?-AN?LISE, QUE CONSISTE NA CONSTRU??O DO MATERIAL ANAL?TICO, LEITURA FLUTUANTE, \r\n
      FORMULA??O DE HIP?TESES E ELABORA??O DO MATERIAL; II) EXPLORA??O DO MATERIAL, QUE ENVOLVE A OPERA??O \r\n
      DE CODIFICA??O DE PALAVRAS/FRASES REPRESENTATIVAS DENOMINADAS UNIDADES DE REGISTRO E FORMA??O DE \r\n
      CATEGORIAS UTILIZANDO OS FOCOS DE APRENDIZAGEM COMO EIXOS CLASSIFICADORES; E III) TRATAMENTO DE DADOS, \r\n
      EM QUE OCORRE A JUSTAPOSI??O DE CATEGORIAS RESSALTANDO SUAS DIFEREN?AS E SEMELHAN?AS, INTERPRETA??ES E \r\n
      INFER?NCIAS DOS RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSS?ES DOS ELEMENTOS BIBLIOGR?FICOS PARA A ELABORA??O DO \r\n
      TRABALHO. A AN?LISE EMPREENDIDA PROCUROU IDENTIFICAR E DISCUTIR EVID?NCIAS DE FOCOS DE APRENDIZAGEM \r\n
      CIENT?FICA QUE A REFERIDA AULA POSSIBILITA DESENVOLVER A PARTIR DE SEIS CATEGORIAS A PRIORI: FOCO 1 -\r\n
      DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE PELA CI?NCIA; FOCO 2 - COMPREENS?O DO CONHECIMENTO CIENT?FICO; FOCO 3 -\r\n
      ENVOLVIMENTO COM O RACIOC?NIO CIENT?FICO; FOCO 4 - REFLEX?O SOBRE A NATUREZA DA CI?NCIA; FOCO 5 -\r\n
      ENVOLVIMENTO COM A PR?TICA CIENT?FICA; FOCO 6 - IDENTIFICA??O COM O EMPREENDIMENTO CIENT?FICO. AO \r\n
      ANALISARMOS E DISCUTIRMOS A AULA EM QUEST?O NA PLATAFORMA DIGITAL, ? POSS?VEL NOTAR QUE ALGUNS FOCOS DE \r\n
      APRENDIZAGEM CIENT?FICA SURGEM COM MAIOR FREQU?NCIA, ENQUANTO OUTROS, COM MENOR OU NENHUMA \r\n
      FREQU?NCIA. O FOCO DE APRENDIZAGEM 1, POR EXEMPLO, ? MANIFESTADO NOS MOMENTOS EM QUE O PROFESSOR \r\n
      PEDE PARA QUE OS ALUNOS OLHEM O EXERC?CIO NO QUADRO E IDENTIFIQUEM AS SUBST?NCIAS SIMPLES E COMPOSTAS. \r\n
      OUTRA SITUA??O ? QUANDO O PROFESSOR DESAFIA OS ALUNOS A RESPONDER UMA QUEST?O, NA QUAL DEVERIAM \r\n
      IDENTIFICAR O TIPO DE SISTEMA (HOMOG?NEO OU HETEROG?NEO). ? POSS?VEL ENCONTRAR NESTES EXEMPLOS \r\n
      EVID?NCIAS DE QUE ESTE FOCO SURGE A PARTIR DE SITUA??ES QUE O PROFESSOR APRESENTA AO ALUNO E QUE O \r\n
      INSTIGAM A PESAR NOS DESAFIOS PROPOSTOS. O FOCO DE APRENDIZAGEM 2 ? UM DOS FOCOS QUE SE MANIFESTA \r\n
      COM MAIOR FREQU?NCIA NO DECORRER DA AULA. DURANTE A CONDU??O DA PR?TICA PEDAG?GICA, O PROFESSOR \r\n
      EXPRESSA ESSE FOCO AO EXPLICAR, POR EXEMPLO, A TEMPERATURA NECESS?RIA PARA QUE A ?GUA ENTRE EM ESTADO \r\n
      DE EBULI??O E DE SOLIDIFICA??O; AO DIFERENCIAR QUE MISTURAS HOMOG?NEAS APRESENTAM APENAS UMA FASE \r\n
      ENQUANTO MISTURAS HETEROG?NEAS APRESENTAM DUAS FASES OU MAIS. OU SEJA, O CONHECIMENTO CIENT?FICO \r\n
      SOBRE O ASSUNTO ? OPORTUNIZADO AOS ALUNOS POR MEIO DA APRESENTA??O DE TEORIAS CIENT?FICAS DA ?REA DA \r\n
      QU?MICA E F?SICA. OUTRO FOCO, QUE ? A REFLEX?O SOBRE A NATUREZA DA CI?NCIA, MANIFESTA-SE, POR EXEMPLO, \r\n
      QUANDO O PROFESSOR UTILIZA DE UMA GARRAFA DE ?GUA PARA DEMONSTRAR QUE DENTRO DO SISTEMA DA GARRAFA \r\n
      EXISTEM MOL?CULAS APENAS DE ?GUA, CARACTERIZANDO-O COMO UMA SUBST?NCIA PURA. OUTRO EXEMPLO ? \r\n
      QUANDO O PROFESSOR CRIA UM CONTEXTO IMAGIN?RIO DIZENDO QUE SE ELE ESTIVESSE NERVOSO IRIA PRECISAR DE \r\n
      ?GUA COM A??CAR. NESTE CASO, A ?GUA DEIXARIA DE SER UMA SUBST?NCIA PURA E PASSARIA A SER UMA MISTURA, \r\n
      SEGUNDO ELE. EM RELA??O AO FOCO DE IDENTIFICA??O COM O EMPREENDIMENTO CIENT?FICO, O PROFESSOR PERGUNTA \r\n
      SE OS ALUNOS CONCORDAM COM O RACIOC?NIO DE RESOLU??O DE EXERC?CIO PROPOSTO, LEVANDO O ALUNO A \r\n
      PROBLEMATIZAR A QUEST?O E BUSCANDO SUA CRITICIDADE. NESTE SENTIDO, ? POSS?VEL CONCLUIR QUE A MENSURA??O \r\n
      DE FOCOS DE APRENDIZAGEM CIENT?FICA ENVOLVE IN?MEROS FATORES. NA AN?LISE REALIZADA CONSEGUIMOS \r\n
      IDENTIFICAR QUE ALGUNS IND?CIOS DE ALGUMAS DIMENS?ES DA APRENDIZAGEM CIENT?FICA S?O POSSIBILITADOS NO \r\n
      AULA PARAN? E PODEM CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE EM DIFERENTES MOMENTOS COMO AS \r\n
      FALAS DO PROFESSOR, NAS INTERA??ES IMAGIN?RIAS COM O COTIDIANO DO ALUNO, NO DESENVOLVIMENTO DE INTERESSE \r\n
      PELO CONTE?DO POR MEIO DE METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS, NA REPRESENTA??O DE UMA COMUNIDADE MESMO \r\n
      QUE VIRTUAL E NA UTILIZA??O DE RECURSOS QUE AUXILIEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. AL?M DISSO, \r\n
      DEFENDEMOS QUE OS FOCOS DE APRENDIZAGEM CIENT?FICA S?O UM INSTRUMENTO POTENTE PARA ANALISAR O ENSINO \r\n
      REMOTO EMERGENCIAL PARANAENSE, POIS PODEMOS VERIFICAR IND?CIOS DE SUA EXIST?NCIA EM V?RIAS DIMENS?ES.
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      AS SEGUINTES ETAPAS: I) PR?-AN?LISE, QUE CONSISTE NA CONSTRU??O DO MATERIAL ANAL?TICO, LEITURA FLUTUANTE, \r\n
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, EM ATEN??O ?S EXIG?NCIAS SANIT?RIAS DE NECESSIDADE DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, AS ESCOLAS P?BLICAS DE EDUCA??O B?SICA DO ESTADO DO PARAN? TIVERAM QUE RECORRER AO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. UMA ESTRAT?GIA ADOTADA PELA SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCA??O E DO ESPORTE DO PARAN? PARA ATENDER ESTA NOVA REALIDADE FOI A CRIA??O DO AULA PARAN?, OU SEJA, A OFERTA DE AULAS PELA TELEVIS?O, CELULAR E COMPUTADOR. NESTA PLATAFORMA, OS ESTUDANTES T?M A SUA DISPOSI??O UM CONJUNTO DE VIDEOAULAS GRAVADAS POR PROFESSORES DA REDE P?BLICA DE ENSINO DO ESTADO, DE FORMA GRATUITA, DE MODO QUE POSSAM ACESSAR OS CONTE?DOS DE DISTINTAS ?REAS DO CONHECIMENTO. O PRESENTE TRABALHO EMERGE EM UMA ATIVIDADE PROPOSTA A UM GRUPO DE ALUNOS VINCULADOS AO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIA??O ? DOC?NCIA, DO CURSO DE LICENCIATURA EM QU?MICA, DA UNIVERSIDADE TECNOL?GICA FEDERAL DO PARAN? ? CAMPUS LONDRINA, QUE TEVE POR OBJETIVO IDENTIFICAR EVID?NCIAS DE FOCOS DE APRENDIZAGEM CIENT?FICA QUE UMA AULA REMOTA DE QU?MICA SOBRE SUBST?NCIAS PURAS E MISTURAS DISPON?VEIS NA PLATAFORMA DO AULA PARAN? POSSIBILITA DESENVOLVER. VALE RESSALTAR QUE OS FOCOS DE APRENDIZAGEM CIENT?FICA FORAM PUBLICADOS EM UM RELAT?RIO, EM 2009, PELO CONSELHO NACIONAL DE PESQUISA DOS ESTADOS UNIDOS DA AM?RICA COM O INTUITO DE EXAMINAR AS POSSIBILIDADES PARA O APRENDIZADO DE CI?NCIAS EM SITUA??ES DE APRENDIZAGEM EM AMBIENTES N?O FORMAIS. DE ACORDO COM ESTE RELAT?RIO, OS SEGUINTES FOCOS DE APRENDIZAGEM CIENT?FICA S?O INTERLIGADOS DE TAL FORMA QUE O PROGRESSO EM UM DELES CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO DOS OUTROS: FOCO 1 [DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE PELA CI?NCIA]: REFERE-SE ?QUILO QUE MOTIVA O INTERESSE, ENVOLVIMENTO EMOCIONAL, CURIOSIDADE E MOTIVA??O PARA APRENDER SOBRE FEN?MENOS DO MUNDO; FOCO 2 [COMPREENS?O DO CONHECIMENTO CIENT?FICO]: ATRIBU?DO AOS PRINCIPAIS CONCEITOS, EXPLICA??ES, ARGUMENTOS, MODELOS, TEORIAS E FATOS CIENT?FICOS CRIADOS PARA A COMPREENS?O DO MUNDO NATURAL; FOCO 3 [ENVOLVIMENTO COM O RACIOC?NIO CIENT?FICO]: ENVOLVE PERGUNTAR E RESPONDER QUEST?ES E AVALIAR QUE AS EVID?NCIAS S?O ATIVIDADES CENTRAIS NO FAZER CIENT?FICO; FOCO 4 [REFLEX?O SOBRE A NATUREZA DA CI?NCIA]: FOCA NO APRENDIZADO DA CI?NCIA COMO UM MODO DE CONHECER E COMO UM EMPREENDIMENTO SOCIAL; FOCO 5 [ENVOLVIMENTO COM A PR?TICA CIENT?FICA]: DIZ RESPEITO A COMO OS CIENTISTAS SE COMUNICAM, AS FERRAMENTAS E AS NORMAS CIENT?FICAS; FOCO 6 [IDENTIFICA??O COM O EMPREENDIMENTO CIENT?FICO]: EST? RELACIONADO ? IDENTIFICA??O COM A CI?NCIA. EM TERMOS METODOL?GICOS, ESTA PESQUISA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, ENVOLVEU A ESCOLHA DE UMA DAS AULAS DISPON?VEIS NA PLATAFORMA AULA PARAN?. OPTAMOS PELA PRIMEIRA AULA DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO M?DIO ENVOLVENDO A TEM?TICA DE SUBST?NCIAS PURAS E MISTURAS, DISPONIBILIZADA NO DIA 7 DE ABRIL DE 2020. A REFERIDA AULA FOI ASSISTIDA, TRANSCRITA E DESCRITA. ESTE MATERIAL FOI ANALISADO COM BASE NOS ENSINAMENTOS DA AN?LISE DE CONTE?DO PROPOSTA POR LAURENCE BARDIN E SEGUIU AS SEGUINTES ETAPAS: I) PR?-AN?LISE, QUE CONSISTE NA CONSTRU??O DO MATERIAL ANAL?TICO, LEITURA FLUTUANTE, FORMULA??O DE HIP?TESES E ELABORA??O DO MATERIAL; II) EXPLORA??O DO MATERIAL, QUE ENVOLVE A OPERA??O DE CODIFICA??O DE PALAVRAS/FRASES REPRESENTATIVAS DENOMINADAS UNIDADES DE REGISTRO E FORMA??O DE CATEGORIAS UTILIZANDO OS FOCOS DE APRENDIZAGEM COMO EIXOS CLASSIFICADORES; E III) TRATAMENTO DE DADOS, EM QUE OCORRE A JUSTAPOSI??O DE CATEGORIAS RESSALTANDO SUAS DIFEREN?AS E SEMELHAN?AS, INTERPRETA??ES E INFER?NCIAS DOS RESULTADOS OBTIDOS E DISCUSS?ES DOS ELEMENTOS BIBLIOGR?FICOS PARA A ELABORA??O DO TRABALHO. A AN?LISE EMPREENDIDA PROCUROU IDENTIFICAR E DISCUTIR EVID?NCIAS DE FOCOS DE APRENDIZAGEM CIENT?FICA QUE A REFERIDA AULA POSSIBILITA DESENVOLVER A PARTIR DE SEIS CATEGORIAS A PRIORI: FOCO 1 - DESENVOLVIMENTO DO INTERESSE PELA CI?NCIA; FOCO 2 - COMPREENS?O DO CONHECIMENTO CIENT?FICO; FOCO 3 - ENVOLVIMENTO COM O RACIOC?NIO CIENT?FICO; FOCO 4 - REFLEX?O SOBRE A NATUREZA DA CI?NCIA; FOCO 5 - ENVOLVIMENTO COM A PR?TICA CIENT?FICA; FOCO 6 - IDENTIFICA??O COM O EMPREENDIMENTO CIENT?FICO. AO ANALISARMOS E DISCUTIRMOS A AULA EM QUEST?O NA PLATAFORMA DIGITAL, ? POSS?VEL NOTAR QUE ALGUNS FOCOS DE APRENDIZAGEM CIENT?FICA SURGEM COM MAIOR FREQU?NCIA, ENQUANTO OUTROS, COM MENOR OU NENHUMA FREQU?NCIA. O FOCO DE APRENDIZAGEM 1, POR EXEMPLO, ? MANIFESTADO NOS MOMENTOS EM QUE O PROFESSOR PEDE PARA QUE OS ALUNOS OLHEM O EXERC?CIO NO QUADRO E IDENTIFIQUEM AS SUBST?NCIAS SIMPLES E COMPOSTAS. OUTRA SITUA??O ? QUANDO O PROFESSOR DESAFIA OS ALUNOS A RESPONDER UMA QUEST?O, NA QUAL DEVERIAM IDENTIFICAR O TIPO DE SISTEMA (HOMOG?NEO OU HETEROG?NEO). ? POSS?VEL ENCONTRAR NESTES EXEMPLOS EVID?NCIAS DE QUE ESTE FOCO SURGE A PARTIR DE SITUA??ES QUE O PROFESSOR APRESENTA AO ALUNO E QUE O INSTIGAM A PESAR NOS DESAFIOS PROPOSTOS. O FOCO DE APRENDIZAGEM 2 ? UM DOS FOCOS QUE SE MANIFESTA COM MAIOR FREQU?NCIA NO DECORRER DA AULA. DURANTE A CONDU??O DA PR?TICA PEDAG?GICA, O PROFESSOR EXPRESSA ESSE FOCO AO EXPLICAR, POR EXEMPLO, A TEMPERATURA NECESS?RIA PARA QUE A ?GUA ENTRE EM ESTADO DE EBULI??O E DE SOLIDIFICA??O; AO DIFERENCIAR QUE MISTURAS HOMOG?NEAS APRESENTAM APENAS UMA FASE ENQUANTO MISTURAS HETEROG?NEAS APRESENTAM DUAS FASES OU MAIS. OU SEJA, O CONHECIMENTO CIENT?FICO SOBRE O ASSUNTO ? OPORTUNIZADO AOS ALUNOS POR MEIO DA APRESENTA??O DE TEORIAS CIENT?FICAS DA ?REA DA QU?MICA E F?SICA. OUTRO FOCO, QUE ? A REFLEX?O SOBRE A NATUREZA DA CI?NCIA, MANIFESTA-SE, POR EXEMPLO, QUANDO O PROFESSOR UTILIZA DE UMA GARRAFA DE ?GUA PARA DEMONSTRAR QUE DENTRO DO SISTEMA DA GARRAFA EXISTEM MOL?CULAS APENAS DE ?GUA, CARACTERIZANDO-O COMO UMA SUBST?NCIA PURA. OUTRO EXEMPLO ? QUANDO O PROFESSOR CRIA UM CONTEXTO IMAGIN?RIO DIZENDO QUE SE ELE ESTIVESSE NERVOSO IRIA PRECISAR DE ?GUA COM A??CAR. NESTE CASO, A ?GUA DEIXARIA DE SER UMA SUBST?NCIA PURA E PASSARIA A SER UMA MISTURA, SEGUNDO ELE. EM RELA??O AO FOCO DE IDENTIFICA??O COM O EMPREENDIMENTO CIENT?FICO, O PROFESSOR PERGUNTA SE OS ALUNOS CONCORDAM COM O RACIOC?NIO DE RESOLU??O DE EXERC?CIO PROPOSTO, LEVANDO O ALUNO A PROBLEMATIZAR A QUEST?O E BUSCANDO SUA CRITICIDADE. NESTE SENTIDO, ? POSS?VEL CONCLUIR QUE A MENSURA??O DE FOCOS DE APRENDIZAGEM CIENT?FICA ENVOLVE IN?MEROS FATORES. NA AN?LISE REALIZADA CONSEGUIMOS IDENTIFICAR QUE ALGUNS IND?CIOS DE ALGUMAS DIMENS?ES DA APRENDIZAGEM CIENT?FICA S?O POSSIBILITADOS NO AULA PARAN? E PODEM CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE EM DIFERENTES MOMENTOS COMO AS FALAS DO PROFESSOR, NAS INTERA??ES IMAGIN?RIAS COM O COTIDIANO DO ALUNO, NO DESENVOLVIMENTO DE INTERESSE PELO CONTE?DO POR MEIO DE METODOLOGIAS DIVERSIFICADAS, NA REPRESENTA??O DE UMA COMUNIDADE MESMO QUE VIRTUAL E NA UTILIZA??O DE RECURSOS QUE AUXILIEM NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. AL?M DISSO, DEFENDEMOS QUE OS FOCOS DE APRENDIZAGEM CIENT?FICA S?O UM INSTRUMENTO POTENTE PARA ANALISAR O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL PARANAENSE, POIS PODEMOS VERIFICAR IND?CIOS DE SUA EXIST?NCIA EM V?RIAS DIMENS?ES.

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