Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ADAPTAÇOES CURRICULARES: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS NA ESCOLA REGULAR

Palavra-chaves: INCLUSÃO EDUCACIONAL, ADAPTAÇÕES CURRICULARES, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS Pôster (PO) DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente trabalho é resultado de estudo bibliográfico relativo à temática Adaptações Curriculares que se insere nas discussões em torno do processo de Inclusão educacional dos estudantes com necessidades educacionais especiais no âmbito dos currículos desenvolvidos nos sistemas Regulares de ensino. Tivemos como objetivo neste estudo apresentar as definições de Adaptações Curriculares oficializadas pelos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCN), bem como delimitar as implicações destas definições para a implementação de práticas pedagógicas inclusivas na escola regular. O estudo se direciona no sentido de pensar sobre o currículo escolar enquanto instrumento que possibilite a inclusão educacional dos estudantes com necessidades educacionais especiais, têm sua motivação na necessidade de compreender-se de que forma as Adaptações Curriculares poderão contribuir para que as escolas da rede regular de ensino possam efetivar práticas pedagógicas inclusivas, já que as mesmas deverão prever e prover na organização de suas classes, flexibilizações e adaptações curriculares que possibilitem a todos os estudantes terem acesso ao currículo, tal como assegurado o direito a aprendizagem. Neste estudo tivemos como base a análise dos documentos dos Parâmetros Curriculares Nacionais relativos às Adaptações Curriculares, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial, além de autores como Cool (2003), Carvalho (2004), Sassaki (1997) e STAINBACK& STAINBACK (1997). A partir destes referenciais tecemos considerações evidenciando que a implementação de Adaptações Curriculares no processo de ensino nas escolas regulares, trará muitas possibilidades quanto a concretização de práticas pedagógicas inclusivas na instituição escolar que pretenda garantir o processo de inclusão educacional de estudantes com necessidades educacionais especiais, entretanto, não se constituirá em tarefa fácil e exigirá compartilhamento de responsabilidades seja entre os entes da comunidade escolar, seja do poder público com os sistemas de ensino e instituições.

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