Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

JOGO SUDOTIX: UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA PARA EXERCÍCIOS COM OPERAÇÕES NOS INTEIROS

Palavra-chaves: JOGOS MATEMÁTICOS, ENSINO FUNDAMENTAL, NÚMEROS INTEIROS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO REMOTO Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84810
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 474
    "inscrito_id" => 1208
    "titulo" => "JOGO SUDOTIX: UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA PARA EXERCÍCIOS COM OPERAÇÕES NOS INTEIROS"
    "resumo" => "NO PROJETO DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, JUNTO AO PROGRAMA DO NÚCLEO DE ENSINO DA UNESP, UM DOS OBJETIVOS É A PARTICIPAÇÃO PLENA DOS LICENCIANDOS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, PROPORCIONANDO-LHES OPORTUNIDADES DE EXPERIMENTAR PRÁTICAS DOCENTES QUE SUPEREM OS PROBLEMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. NESTE TRABALHO FOI REALIZADA UMA PESQUISA RELATIVA A JOGOS MATEMÁTICOS PARA TRABALHAR O OBJETO DE CONHECIMENTO, NÚMEROS INTEIROS, E FOI APRESENTADA UMA VIVÊNCIA QUE EXEMPLIFICA A PRÁTICA DOCENTE COM JOGO MATEMÁTICO ORIGINAL, NOMEADO SUDOTIX NOS SÉTIMOS ANOS. O JOGO DE TABULEIRO FOI INSPIRADO EM OUTROS TRÊS JOGOS: SUDOKU, MATIX E QUADRADO MÁGICO. A TEMÁTICA DO JOGO NOS PERMITIU TRABALHAR COM OS OBJETOS DE CONHECIMENTO: ORDENAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS, NOÇÃO DE PLANO CARTESIANO, OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NO CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. O JOGO FOI APLICADO NA ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E ADAPTADO PARA O ENSINO REMOTO, DEVIDO A PANDEMIA COVID-19. O PROFESSOR (BOLSISTA DO NÚCLEO) ATUOU COMO MEDIADOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM, DE FORMA DIFERENCIADA DO PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO TRADICIONAL DE MATEMÁTICA. OS ALUNOS FORAM ESTIMULADOS A DESENVOLVER O PENSAMENTO ARITMÉTICO. ELES PARTICIPARAM EFETIVAMENTE DAS AULAS, MOTIVARAM-SE A FAZER AS OPERAÇÕES E PROPUSERAM DIFERENTES ESTRATÉGIAS A FIM DE ATINGIR O OBJETIVO DO JOGO."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, ENSINO FUNDAMENTAL, NÚMEROS INTEIROS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO REMOTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1208_26102021214723.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO NANETES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiago.ferreira@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”, UNESP- IBILCE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84810
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 474
    "inscrito_id" => 1208
    "titulo" => "JOGO SUDOTIX: UMA PROPOSTA SIGNIFICATIVA PARA EXERCÍCIOS COM OPERAÇÕES NOS INTEIROS"
    "resumo" => "NO PROJETO DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, JUNTO AO PROGRAMA DO NÚCLEO DE ENSINO DA UNESP, UM DOS OBJETIVOS É A PARTICIPAÇÃO PLENA DOS LICENCIANDOS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, PROPORCIONANDO-LHES OPORTUNIDADES DE EXPERIMENTAR PRÁTICAS DOCENTES QUE SUPEREM OS PROBLEMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. NESTE TRABALHO FOI REALIZADA UMA PESQUISA RELATIVA A JOGOS MATEMÁTICOS PARA TRABALHAR O OBJETO DE CONHECIMENTO, NÚMEROS INTEIROS, E FOI APRESENTADA UMA VIVÊNCIA QUE EXEMPLIFICA A PRÁTICA DOCENTE COM JOGO MATEMÁTICO ORIGINAL, NOMEADO SUDOTIX NOS SÉTIMOS ANOS. O JOGO DE TABULEIRO FOI INSPIRADO EM OUTROS TRÊS JOGOS: SUDOKU, MATIX E QUADRADO MÁGICO. A TEMÁTICA DO JOGO NOS PERMITIU TRABALHAR COM OS OBJETOS DE CONHECIMENTO: ORDENAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS, NOÇÃO DE PLANO CARTESIANO, OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NO CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. O JOGO FOI APLICADO NA ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E ADAPTADO PARA O ENSINO REMOTO, DEVIDO A PANDEMIA COVID-19. O PROFESSOR (BOLSISTA DO NÚCLEO) ATUOU COMO MEDIADOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM, DE FORMA DIFERENCIADA DO PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO TRADICIONAL DE MATEMÁTICA. OS ALUNOS FORAM ESTIMULADOS A DESENVOLVER O PENSAMENTO ARITMÉTICO. ELES PARTICIPARAM EFETIVAMENTE DAS AULAS, MOTIVARAM-SE A FAZER AS OPERAÇÕES E PROPUSERAM DIFERENTES ESTRATÉGIAS A FIM DE ATINGIR O OBJETIVO DO JOGO."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "JOGOS MATEMÁTICOS, ENSINO FUNDAMENTAL, NÚMEROS INTEIROS, RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, ENSINO REMOTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1208_26102021214723.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO NANETES FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiago.ferreira@unesp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO”, UNESP- IBILCE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

NO PROJETO DE MATEMÁTICA DO INSTITUTO DE BIOCIÊNCIAS, LETRAS E CIÊNCIAS EXATAS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, JUNTO AO PROGRAMA DO NÚCLEO DE ENSINO DA UNESP, UM DOS OBJETIVOS É A PARTICIPAÇÃO PLENA DOS LICENCIANDOS NO COTIDIANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO INTERIOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, PROPORCIONANDO-LHES OPORTUNIDADES DE EXPERIMENTAR PRÁTICAS DOCENTES QUE SUPEREM OS PROBLEMAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA. NESTE TRABALHO FOI REALIZADA UMA PESQUISA RELATIVA A JOGOS MATEMÁTICOS PARA TRABALHAR O OBJETO DE CONHECIMENTO, NÚMEROS INTEIROS, E FOI APRESENTADA UMA VIVÊNCIA QUE EXEMPLIFICA A PRÁTICA DOCENTE COM JOGO MATEMÁTICO ORIGINAL, NOMEADO SUDOTIX NOS SÉTIMOS ANOS. O JOGO DE TABULEIRO FOI INSPIRADO EM OUTROS TRÊS JOGOS: SUDOKU, MATIX E QUADRADO MÁGICO. A TEMÁTICA DO JOGO NOS PERMITIU TRABALHAR COM OS OBJETOS DE CONHECIMENTO: ORDENAÇÃO DOS NÚMEROS INTEIROS, NOÇÃO DE PLANO CARTESIANO, OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO NO CONJUNTO DOS NÚMEROS INTEIROS. O JOGO FOI APLICADO NA ABORDAGEM DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E ADAPTADO PARA O ENSINO REMOTO, DEVIDO A PANDEMIA COVID-19. O PROFESSOR (BOLSISTA DO NÚCLEO) ATUOU COMO MEDIADOR NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM, DE FORMA DIFERENCIADA DO PAPEL DO PROFESSOR NO ENSINO TRADICIONAL DE MATEMÁTICA. OS ALUNOS FORAM ESTIMULADOS A DESENVOLVER O PENSAMENTO ARITMÉTICO. ELES PARTICIPARAM EFETIVAMENTE DAS AULAS, MOTIVARAM-SE A FAZER AS OPERAÇÕES E PROPUSERAM DIFERENTES ESTRATÉGIAS A FIM DE ATINGIR O OBJETIVO DO JOGO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.