Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O ENSINO DE BIOTECNOLOGIA SOB UMA PERSPECTIVA PROBLEMATIZADORA: UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM BASE NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS

Palavra-chaves: BIOTECNOLOGIA, ENSINO-APRENDIZAGEM, RECURSOS DIDÁTICOS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL, ONDE OS ESTUDANTES SÃO DESAFIADOS A EXPOR SEU PONTO DE VISTA SOBRE SITUAÇÕES REAIS QUE PRESENCIAM, ACERCA DE DETERMINADA TEMÁTICA; 2. ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO, QUE POR INTERMÉDIO DO DOCENTE OS ESTUDANTES BUSCAM COMPREENDER OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS ACERCA DA PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL; 3. APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO, QUE TEM POR FINALIDADE APLICAR OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS ADQUIRIDOS EM SITUAÇÕES REAIS. BUSCA-SE, COM A APLICAÇÃO DA SD, QUE O ALUNO SEJA PROTAGONISTA NA CONSTRUÇÃO DE SEU CONHECIMENTO E DESENVOLVA SUA COMUNICAÇÃO, SENSO CRÍTICO E ARGUMENTATIVO. OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E CIENTÍFICOS MODERNIZARAM O ENSINO E, CONSEQUENTEMENTE É NECESSÁRIO QUE OS DOCENTES ENRIQUEÇAM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, O QUE IMPLICA E IMPACTA DIRETAMENTE NA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS MESMOS, QUE BUSCAM TRAZER UM NOVO SENTIDO À DOCÊNCIA. COM ISSO, É INDISPENSÁVEL O USO DOS RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS NO ENSINO, QUE PODEM SER ORGANIZADOS POR MEIO DE UMA SD, QUE ARTICULA E COORDENA DIVERSAS ATIVIDADES POR INTERMÉDIO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA COM INTUITO DE AVERIGUAR QUAIS PROPOSTAS ALCANÇARAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, ALIÁS, SE SÃO ÚTEIS PARA CHEGAR ÀQUILO QUE FOI PLANEJADO COMO OBJETIVO PREVISTO. ALÉM DISSO, CRIAR VÍNCULOS E ESTABELECER RELAÇÕES A FIM DE PROMOVER MUDANÇAS É IMPRESCINDÍVEL PARA SE TER UMA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE, ONDE O ALUNO É O PROTAGONISTA DA CONSTRUÇÃO DE SEU CONHECIMENTO, ROMPENDO A NOÇÃO TRADICIONAL SOBRE ENSINAR. A ABORDAGEM METODOLÓGICA ADOTADA FOI A QUALITATIVA, A AMOSTRA DA PESQUISA CONSTITUIU-SE DE 19 ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA EM UM BAIRRO DO MUNICÍPIO DE UNIÃO DA VITÓRIA, ESTADO DO PARANÁ, BRASIL. 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A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DE GRAVAÇÕES EM ÁUDIO DURANTE AS AULAS, OS QUAIS FORAM TRANSCRITOS PARA ANÁLISES SUBSEQUENTES. OS DADOS OBTIDOS FORAM ANALISADOS COM BASE NA ANÁLISE DE CONTEÚDO EM CATEGORIAS: I. CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA; II. APROXIMAÇÃO DO ENSINO COM A REALIDADE DO ESTUDANTE; III. PARTICIPAÇÃO ATIVA DO ESTUDANTE. NA PRODUÇÃO INICIAL (PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL DOS 3 MPS) FOI REALIZADO O PRÉ-TESTE UTILIZANDO O WORD CLOUDS, FERRAMENTA VIRTUAL PARA CRIAR NUVEM DE PALAVRAS OU TEMPESTADE DE IDEIAS (BRAINSTORMING), A PARTIR DE UMA PERGUNTA PROBLEMATIZADORA: “O QUE VOCÊS PENSAM QUANDO OUVEM A PALAVRA BIOTECNOLOGIA?”. 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A REALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO FINAL DA SD FOI ADAPTADA PARA QUE TODOS OS ESTUDANTES PUDESSEM PARTICIPAR, OU SEJA, OCORREU NOS MEIOS DIGITAL E FÍSICO, VISTO QUE NESTE MOMENTO A ESCOLA JÁ ESTAVA ORGANIZADA NO FORMATO HÍBRIDO. ALÉM DO PÓS-TESTE, FOI PROPOSTA OUTRA PRODUÇÃO FINAL, NA QUAL OS ESTUDANTES CONFECCIONARAM UM MAPA CONCEITUAL PARA AVERIGUAÇÃO E APLICAÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS APÓS AS AULAS. COMO RESULTADOS, VERIFICOU-SE O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EXPERIMENTAIS, ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. ADEMAIS, CONCLUIU-SE A PARTIR DAS ANÁLISE DAS CATEGORIAS QUE OS ESTUDANTES EXERCEREM O PROTAGONISMO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E COMPREENDEREM TERMOS CIENTÍFICOS DE MANEIRA LÚDICA. A CONTEXTUALIZAÇÃO COM A REALIDADE PERMITIU QUE OS ESTUDANTES REFLETISSEM ACERCA DA TEMÁTICA, ONDE FOI NOTÁVEL A PERPLEXIDADE DOS MESMOS AO ASSIMILAREM QUE A BIOTECNOLOGIA ESTÁ ONDE ELES MENOS IMAGINAM. ALÉM DISSO, POR MEIO DA APROXIMAÇÃO DO ENSINO COM A REALIDADE, FOI QUE A CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA SE FEZ PRESENTE, CAPACITANDO OS DISCENTES A CONSTRUIR SEU CONHECIMENTO A PARTIR DE PROCESSOS EDUCATIVOS LIBERTADORES. PODE-SE PERCEBER OS ESTUDANTES MAIS ABERTOS PARA QUESTIONAMENTOS, EM RAZÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS ARTICULADAS COM SUAS VIVÊNCIAS E CONTEXTUALIZADAS COM A SOCIEDADE. O USO DE DIFERENTES RECURSOS NA SD DE FATO CONTRIBUIU PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VISTO QUE POR MEIO DE REGISTROS DE ÁUDIO, OS ESTUDANTES PROFERIRAM FEEDBACKS POSITIVOS SOBRE AS AULAS MINISTRADAS, ALEGANDO QUE O APRENDIZADO FOI PROVEITOSO E DINÂMICO. ISTO POSTO, CABE SALIENTAR QUE HOUVE ALGUMAS LIMITAÇÕES OCASIONADAS PELA PANDEMIA DE COVID-19, AS AULAS FORAM ADAPTADAS PARA O ERE E PARA O FORMATO HÍBRIDO E, EM VISTA DISSO, HOUVE ALGUMAS BARREIRAS ENTRE A COMUNICAÇÃO DISCENTE E DOCENTE, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO ÀS DINÂMICAS. 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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A BIOTECNOLOGIA É UMA ÁREA DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA A SOCIEDADE, UMA VEZ QUE ESTÁ VINCULADA AO DIA A DIA MAIS DO QUE SE PODE IMAGINAR. A AUTONOMIA DE PENSAMENTO CIENTÍFICO E A LIBERTAÇÃO DA DEPENDÊNCIA OPINATIVA SÓ PODEM OCORRER POR MEIO DE UMA ABORDAGEM CRÍTICA E SOCIALMENTE CONTEXTUALIZADA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA. O PROTAGONISMO DO ESTUDANTE SE MOSTRA A PARTIR DA INSERÇÃO DE TEMÁTICAS COMO ESSA, POIS A BIOTECNOLOGIA É MUITO AMPLA E PERMITE CONTEXTUALIZAÇÃO COM A REALIDADE, MAS, POR VEZES, É POUCO EXPLORADA NAS AULAS DE BIOLOGIA. NESTE SENTIDO, O PRESENTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO VERIFICAR AS CONTRIBUIÇÕES DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA (SD) PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE BIOTECNOLOGIA, UTILIZANDO-SE DE DIFERENTES RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS E ELABORADA COM BASE NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (3 MPS), CONSTITUÍDO PELAS SEGUINTES ETAPAS: 1. PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL, ONDE OS ESTUDANTES SÃO DESAFIADOS A EXPOR SEU PONTO DE VISTA SOBRE SITUAÇÕES REAIS QUE PRESENCIAM, ACERCA DE DETERMINADA TEMÁTICA; 2. ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO, QUE POR INTERMÉDIO DO DOCENTE OS ESTUDANTES BUSCAM COMPREENDER OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS ACERCA DA PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL; 3. APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO, QUE TEM POR FINALIDADE APLICAR OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS ADQUIRIDOS EM SITUAÇÕES REAIS. BUSCA-SE, COM A APLICAÇÃO DA SD, QUE O ALUNO SEJA PROTAGONISTA NA CONSTRUÇÃO DE SEU CONHECIMENTO E DESENVOLVA SUA COMUNICAÇÃO, SENSO CRÍTICO E ARGUMENTATIVO. OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E CIENTÍFICOS MODERNIZARAM O ENSINO E, CONSEQUENTEMENTE É NECESSÁRIO QUE OS DOCENTES ENRIQUEÇAM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA, O QUE IMPLICA E IMPACTA DIRETAMENTE NA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOS MESMOS, QUE BUSCAM TRAZER UM NOVO SENTIDO À DOCÊNCIA. COM ISSO, É INDISPENSÁVEL O USO DOS RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS NO ENSINO, QUE PODEM SER ORGANIZADOS POR MEIO DE UMA SD, QUE ARTICULA E COORDENA DIVERSAS ATIVIDADES POR INTERMÉDIO DE UMA UNIDADE DIDÁTICA COM INTUITO DE AVERIGUAR QUAIS PROPOSTAS ALCANÇARAM O ENSINO-APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, ALIÁS, SE SÃO ÚTEIS PARA CHEGAR ÀQUILO QUE FOI PLANEJADO COMO OBJETIVO PREVISTO. ALÉM DISSO, CRIAR VÍNCULOS E ESTABELECER RELAÇÕES A FIM DE PROMOVER MUDANÇAS É IMPRESCINDÍVEL PARA SE TER UMA EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE, ONDE O ALUNO É O PROTAGONISTA DA CONSTRUÇÃO DE SEU CONHECIMENTO, ROMPENDO A NOÇÃO TRADICIONAL SOBRE ENSINAR. A ABORDAGEM METODOLÓGICA ADOTADA FOI A QUALITATIVA, A AMOSTRA DA PESQUISA CONSTITUIU-SE DE 19 ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA EM UM BAIRRO DO MUNICÍPIO DE UNIÃO DA VITÓRIA, ESTADO DO PARANÁ, BRASIL. ESSA PESQUISA FOI DESENVOLVIDA DURANTE AS AULAS DE ESTÁGIO DE REGÊNCIA DA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, REALIZADA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (RP). DEVIDO À PANDEMIA DE COVID-19, OS ALUNOS ENCONTRAVAM-SE NO MODELO DE ENSINO HÍBRIDO, NO QUAL PARTE DOS ALUNOS ACOMPANHOU AS AULAS A DOMICÍLIO (UTILIZANDO PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS) E, A OUTRA PARCELA DA TURMA, PARTICIPOU NO FORMATO PRESENCIAL, COM REVEZAMENTO DOS GRUPOS A CADA SEMANA. ENTRETANTO, COM A CONTINUIDADE DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) NA UNIVERSIDADE, OS RESIDENTES CUMPRIRAM SEUS ESTÁGIOS DE REGÊNCIA UTILIZANDO-SE DAS PLATAFORMAS DIGITAIS EDUCACIONAIS, COM TRANSMISSÕES DE AULAS SÍNCRONAS VIA GOOGLE MEET. POR UMA QUESTÃO ÉTICA OS NOMES DOS DISCENTES FORAM TROCADOS POR CÓDIGOS. A SD FOI FUNDAMENTADA NA APRESENTAÇÃO DA SITUAÇÃO, PRODUÇÃO INICIAL, MÓDULOS E PRODUÇÃO FINAL, ATRELADA AOS 3 MPS, QUE TAMBÉM SERVIRAM COMO BASE PARA A CONSTRUÇÃO DAS CATEGORIAS PARA ANÁLISE. A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DE GRAVAÇÕES EM ÁUDIO DURANTE AS AULAS, OS QUAIS FORAM TRANSCRITOS PARA ANÁLISES SUBSEQUENTES. OS DADOS OBTIDOS FORAM ANALISADOS COM BASE NA ANÁLISE DE CONTEÚDO EM CATEGORIAS: I. CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA; II. APROXIMAÇÃO DO ENSINO COM A REALIDADE DO ESTUDANTE; III. PARTICIPAÇÃO ATIVA DO ESTUDANTE. NA PRODUÇÃO INICIAL (PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL DOS 3 MPS) FOI REALIZADO O PRÉ-TESTE UTILIZANDO O WORD CLOUDS, FERRAMENTA VIRTUAL PARA CRIAR NUVEM DE PALAVRAS OU TEMPESTADE DE IDEIAS (BRAINSTORMING), A PARTIR DE UMA PERGUNTA PROBLEMATIZADORA: “O QUE VOCÊS PENSAM QUANDO OUVEM A PALAVRA BIOTECNOLOGIA?”. NOS MÓDULOS (ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS 3 MPS) FORAM EMPREGADOS DIFERENTES RECURSOS DIDÁTICOS FÍSICOS E RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS: O SITE: LEARN GENETICS, AO QUAL CONTA COM INÚMEROS MATERIAIS QUE PODEM SER UTILIZADOS NO ENSINO DE GENÉTICA, BIOTECNOLOGIA E BIOLOGIA CELULAR; DESENHO ANIMADO, SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO, QUE TROUXE LUDICIDADE PARA A AULA; MODELOS DIDÁTICOS DISPONÍVEIS EM PLATAFORMAS DIGITAIS E CONFECCIONADOS, COM INTUITO DE ALCANÇAR A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA; JAMBORD E EXPERIMENTAÇÃO COM FINALIDADE DE ORGANIZAÇÃO DO CONHECIMENTO E DEBATE PARA O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO CRÍTICO. NA PRODUÇÃO FINAL (APLICAÇÃO DO CONHECIMENTO DOS 3 MPS), FOI REALIZADO O PÓS-TESTE UTILIZANDO A PLATAFORMA BINGO BAKER, A QUAL PERMITE A CONFECÇÃO DE CARTELAS ONLINE, PROPORCIONANDO A APLICAÇÃO DE UM BINGO DIDÁTICO COM A TEMÁTICA DESEJADA PELO DOCENTE. A REALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO FINAL DA SD FOI ADAPTADA PARA QUE TODOS OS ESTUDANTES PUDESSEM PARTICIPAR, OU SEJA, OCORREU NOS MEIOS DIGITAL E FÍSICO, VISTO QUE NESTE MOMENTO A ESCOLA JÁ ESTAVA ORGANIZADA NO FORMATO HÍBRIDO. ALÉM DO PÓS-TESTE, FOI PROPOSTA OUTRA PRODUÇÃO FINAL, NA QUAL OS ESTUDANTES CONFECCIONARAM UM MAPA CONCEITUAL PARA AVERIGUAÇÃO E APLICAÇÃO DE SEUS CONHECIMENTOS APÓS AS AULAS. COMO RESULTADOS, VERIFICOU-SE O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EXPERIMENTAIS, ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA E DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS. ADEMAIS, CONCLUIU-SE A PARTIR DAS ANÁLISE DAS CATEGORIAS QUE OS ESTUDANTES EXERCEREM O PROTAGONISMO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E COMPREENDEREM TERMOS CIENTÍFICOS DE MANEIRA LÚDICA. A CONTEXTUALIZAÇÃO COM A REALIDADE PERMITIU QUE OS ESTUDANTES REFLETISSEM ACERCA DA TEMÁTICA, ONDE FOI NOTÁVEL A PERPLEXIDADE DOS MESMOS AO ASSIMILAREM QUE A BIOTECNOLOGIA ESTÁ ONDE ELES MENOS IMAGINAM. ALÉM DISSO, POR MEIO DA APROXIMAÇÃO DO ENSINO COM A REALIDADE, FOI QUE A CURIOSIDADE EPISTEMOLÓGICA SE FEZ PRESENTE, CAPACITANDO OS DISCENTES A CONSTRUIR SEU CONHECIMENTO A PARTIR DE PROCESSOS EDUCATIVOS LIBERTADORES. PODE-SE PERCEBER OS ESTUDANTES MAIS ABERTOS PARA QUESTIONAMENTOS, EM RAZÃO DO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS ARTICULADAS COM SUAS VIVÊNCIAS E CONTEXTUALIZADAS COM A SOCIEDADE. O USO DE DIFERENTES RECURSOS NA SD DE FATO CONTRIBUIU PARA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, VISTO QUE POR MEIO DE REGISTROS DE ÁUDIO, OS ESTUDANTES PROFERIRAM FEEDBACKS POSITIVOS SOBRE AS AULAS MINISTRADAS, ALEGANDO QUE O APRENDIZADO FOI PROVEITOSO E DINÂMICO. ISTO POSTO, CABE SALIENTAR QUE HOUVE ALGUMAS LIMITAÇÕES OCASIONADAS PELA PANDEMIA DE COVID-19, AS AULAS FORAM ADAPTADAS PARA O ERE E PARA O FORMATO HÍBRIDO E, EM VISTA DISSO, HOUVE ALGUMAS BARREIRAS ENTRE A COMUNICAÇÃO DISCENTE E DOCENTE, PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO ÀS DINÂMICAS. POR ESSA RAZÃO, É IMPORTANTE RESSALTAR QUE A SD EM QUESTÃO PODE SER ADEQUADA PARA A REALIDADE QUE OS DOCENTES E DISCENTES SE ENCONTRAM.

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