Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ATIVIDADE REMOTA SOBRE A 1A. LEI DE MENDEL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID/ESALQ

Palavra-chaves: LICENCIATURA, 1ªLLEI DE MENDEL, GENÉTICA, ENSINO REMOTO, Relato de Experiência(RE) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84637
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 504
    "inscrito_id" => 1820
    "titulo" => "ATIVIDADE REMOTA SOBRE A 1A. LEI DE MENDEL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID/ESALQ"
    "resumo" => "ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA APRESENTA UMA ATIVIDADE REMOTA REALIZADA POR LICENCIADAS DO PIBID/ESALQ, DURANTE O MÊS DE SETEMBRO DE 2021, JUNTO A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO FOCALIZANDO O CONTEÚDO 1A. LEI DE MENDEL. PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE HOUVE UM PLANEJAMENTO CUIDADOSO O QUAL CONSIDEROU COMO BASE ARTIGOS PRODUZIDOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO COM ATIVIDADES PRÁTICAS SOBRE O CONTEÚDO EM QUESTÃO. A ANÁLISE DESSE MATERIAL FAVORECEU REFLEXÕES SOBRE FORMAS DE DESENVOLVER ATIVIDADES  PRÁTICAS EM SALA DE AULA, QUE PUDESSEM REFLETIR POSITIVAMENTE NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. TAMBÉM DISCUTIU-SE SOBRE A NECESSIDADE DE REALIZAR ADAPTAÇÕES AO CONTEXTO DE APLICAÇÃO, NESSE CASO, A ESCOLA PARTICIPANTE, BEM COMO RESPEITAR A ORGANIZAÇÃO DAS AULAS REMOTAS EM VIRTUDE DA PANDEMIA PROVOCADA PELO CORONAVÍRUS. HOUVE A SELEÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA QUE FOI REORGANIZADA PARA VIABILIZAR SUA APLICAÇÃO. A AULA OCORREU REMOTAMENTE, ATRAVÉS DO GOOGLE MEET, PARA DUAS TURMAS DE APROXIMADAMENTE 20 ESTUDANTES DO 3O. ANO DO ENSINO MÉDIO, REALIZADA NO MODELO EXPOSITIVO DIALOGADO, CONTANTO COM PERGUNTAS E PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS. FOI POSSÍVEL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DE CONSIDERAR PROPOSTAS E PESQUISAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO, PARA O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS, A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÕES AOS CONTEXTOS QUE SERÃO DESENVOLVIDAS, A IMPORTÂNCIA DE PROMOVER ATIVIDADES PRÁTICAS PARA QUE ESTUDANTES MELHOR COMPREENDAM CONCEITOS ABSTRATOS E A NECESSIDADE DO PROFESSOR ENVOLVER-SE CONSTANTEMENTE EM ATIVIDADES DE PESQUISA SOBRE O ENSINO."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "LICENCIATURA, 1ªLLEI DE MENDEL, GENÉTICA, ENSINO REMOTO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1820_26102021223256.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLORA MORTARI RAMOS FONSECA MARIOTTI"
    "autor_nome_curto" => "FLORA MARIOTTI"
    "autor_email" => "floramrfm@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ (ESALQ-USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84637
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 504
    "inscrito_id" => 1820
    "titulo" => "ATIVIDADE REMOTA SOBRE A 1A. LEI DE MENDEL E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO PIBID/ESALQ"
    "resumo" => "ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA APRESENTA UMA ATIVIDADE REMOTA REALIZADA POR LICENCIADAS DO PIBID/ESALQ, DURANTE O MÊS DE SETEMBRO DE 2021, JUNTO A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO FOCALIZANDO O CONTEÚDO 1A. LEI DE MENDEL. PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE HOUVE UM PLANEJAMENTO CUIDADOSO O QUAL CONSIDEROU COMO BASE ARTIGOS PRODUZIDOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO COM ATIVIDADES PRÁTICAS SOBRE O CONTEÚDO EM QUESTÃO. A ANÁLISE DESSE MATERIAL FAVORECEU REFLEXÕES SOBRE FORMAS DE DESENVOLVER ATIVIDADES  PRÁTICAS EM SALA DE AULA, QUE PUDESSEM REFLETIR POSITIVAMENTE NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. TAMBÉM DISCUTIU-SE SOBRE A NECESSIDADE DE REALIZAR ADAPTAÇÕES AO CONTEXTO DE APLICAÇÃO, NESSE CASO, A ESCOLA PARTICIPANTE, BEM COMO RESPEITAR A ORGANIZAÇÃO DAS AULAS REMOTAS EM VIRTUDE DA PANDEMIA PROVOCADA PELO CORONAVÍRUS. HOUVE A SELEÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA QUE FOI REORGANIZADA PARA VIABILIZAR SUA APLICAÇÃO. A AULA OCORREU REMOTAMENTE, ATRAVÉS DO GOOGLE MEET, PARA DUAS TURMAS DE APROXIMADAMENTE 20 ESTUDANTES DO 3O. ANO DO ENSINO MÉDIO, REALIZADA NO MODELO EXPOSITIVO DIALOGADO, CONTANTO COM PERGUNTAS E PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS. FOI POSSÍVEL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DE CONSIDERAR PROPOSTAS E PESQUISAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO, PARA O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS, A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÕES AOS CONTEXTOS QUE SERÃO DESENVOLVIDAS, A IMPORTÂNCIA DE PROMOVER ATIVIDADES PRÁTICAS PARA QUE ESTUDANTES MELHOR COMPREENDAM CONCEITOS ABSTRATOS E A NECESSIDADE DO PROFESSOR ENVOLVER-SE CONSTANTEMENTE EM ATIVIDADES DE PESQUISA SOBRE O ENSINO."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "LICENCIATURA, 1ªLLEI DE MENDEL, GENÉTICA, ENSINO REMOTO, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA101_ID1820_26102021223256.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLORA MORTARI RAMOS FONSECA MARIOTTI"
    "autor_nome_curto" => "FLORA MARIOTTI"
    "autor_email" => "floramrfm@usp.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - ESCOLA SUPERIOR DE AGRICULTURA LUIZ DE QUEIROZ (ESALQ-USP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA APRESENTA UMA ATIVIDADE REMOTA REALIZADA POR LICENCIADAS DO PIBID/ESALQ, DURANTE O MÊS DE SETEMBRO DE 2021, JUNTO A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO FOCALIZANDO O CONTEÚDO 1A. LEI DE MENDEL. PARA DESENVOLVER A ATIVIDADE HOUVE UM PLANEJAMENTO CUIDADOSO O QUAL CONSIDEROU COMO BASE ARTIGOS PRODUZIDOS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO COM ATIVIDADES PRÁTICAS SOBRE O CONTEÚDO EM QUESTÃO. A ANÁLISE DESSE MATERIAL FAVORECEU REFLEXÕES SOBRE FORMAS DE DESENVOLVER ATIVIDADES PRÁTICAS EM SALA DE AULA, QUE PUDESSEM REFLETIR POSITIVAMENTE NA APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. TAMBÉM DISCUTIU-SE SOBRE A NECESSIDADE DE REALIZAR ADAPTAÇÕES AO CONTEXTO DE APLICAÇÃO, NESSE CASO, A ESCOLA PARTICIPANTE, BEM COMO RESPEITAR A ORGANIZAÇÃO DAS AULAS REMOTAS EM VIRTUDE DA PANDEMIA PROVOCADA PELO CORONAVÍRUS. HOUVE A SELEÇÃO DE UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PRÁTICA QUE FOI REORGANIZADA PARA VIABILIZAR SUA APLICAÇÃO. A AULA OCORREU REMOTAMENTE, ATRAVÉS DO GOOGLE MEET, PARA DUAS TURMAS DE APROXIMADAMENTE 20 ESTUDANTES DO 3O. ANO DO ENSINO MÉDIO, REALIZADA NO MODELO EXPOSITIVO DIALOGADO, CONTANTO COM PERGUNTAS E PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS. FOI POSSÍVEL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DE CONSIDERAR PROPOSTAS E PESQUISAS NA ÁREA DE EDUCAÇÃO, PARA O PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES DIDÁTICAS, A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÕES AOS CONTEXTOS QUE SERÃO DESENVOLVIDAS, A IMPORTÂNCIA DE PROMOVER ATIVIDADES PRÁTICAS PARA QUE ESTUDANTES MELHOR COMPREENDAM CONCEITOS ABSTRATOS E A NECESSIDADE DO PROFESSOR ENVOLVER-SE CONSTANTEMENTE EM ATIVIDADES DE PESQUISA SOBRE O ENSINO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.