Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O PIBID E O ENSINO REMOTO: A APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO, SEQUÊNCIA DIDÁTICA, AULAS NÃO PRESENCIAIS, , Comunicação Oral (CO) ET 07: Alfabetização e letramentos
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      O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA (DORAVANTE SEA) TEM SIDO, MUITAS VEZES, CONSIDERADO ENQUANTO\r\n
      CÓDIGO QUE DEVE SER CODIFICADO E DECODIFICADO PELOS INDIVÍDUOS. ENTRETANTO, ACREDITAMOS QUE O\r\n
      PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO É UM FENÔMENO DEMASIADO COMPLEXO E QUE VAI ALÉM DA SIMPLES\r\n
      DECODIFICAÇÃO DE PALAVRAS. ISSO PORQUE O SEA TRATA-SE DE UM SISTEMA NOTACIONAL, OU SEJA, A ESCRITA É,\r\n
      BASICAMENTE, A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS SONS DAS PARTES ORAIS DAS PALAVRAS. POR ISSO, É IMPORTANTE QUE\r\n
      OS APRENDIZES, SEJAM ELES CRIANÇAS OU ADULTOS, COMPREENDAM COMO ESTE SISTEMA FUNCIONA, O QUE ELE\r\n
      REPRESENTA E COMO CRIA ESTAS REPRESENTAÇÕES. DESSA FORMA, SALIENTAMOS A PERTINÊNCIA DO\r\n
      DESENVOLVIMENTO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE BASEIE-SE: A) NA PERSPECTIVA DO ALFABETIZAR LETRANDO,\r\n
      OU SEJA, QUE INTEGRE, DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO SEA, PRÁTICAS REAIS E\r\n
      CONTEXTUALIZADAS, COM SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM O USO DA LEITURA E DA ESCRITA; B) NOS QUATROS EIXOS\r\n
      NORTEADORES PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, QUE SÃO A ESCRITA, A LEITURA, A ORALIDADE E A PRODUÇÃO\r\n
      TEXTUAL, ALÉM, CLARO, DE ABORDAR AS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DO SEA; C) NA DIVERSIFICAÇÃO NO QUE\r\n
      TANGE À MODALIDADE DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO, POR EXEMPLO, A APLICAÇÃO DE\r\n
      PROJETOS OU SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS; D) E, POR FIM, NA UTILIZAÇÃO DE DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS DURANTE ESTE\r\n
      PROCESSO. DIANTE DISSO, A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR AS POSSIBILIDADES E OS LIMITES DA\r\n
      APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DURANTE O PERÍODO DE AULAS NÃO\r\n
      PRESENCIAIS. TRATA-SE, PORTANTO, DE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO. A MESMA POSSIBILITA A INVESTIGAÇÃO DE\r\n
      DETERMINADO FENÔMENO, PERMITINDO QUE SEJAM REALIZADAS PROPOSTAS DE AÇÕES INTERVENTIVAS A FIM DE\r\n
      AUXILIAR NA RESOLUÇÃO DE ALGUMA SITUAÇÃO-PROBLEMA ENCONTRADA NO CONTEXTO NO QUAL O FENÔMENO ESTÁ\r\n
      INSERIDO. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À\r\n
      DOCÊNCIA (PIBID), DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGRESTE DE\r\n
      PERNAMBUCO (UFAPE), A PARTIR DE UM SUBPROJETO QUE TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO COLABORAR COM OS\r\n
      PROFESSORES, ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO E DA APLICAÇÃO DE INTERVENÇÕES, COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO\r\n
      E LETRAMENTO DOS SEUS RESPECTIVOS ESTUDANTES. PARTICIPARAM DESTA PESQUISA OS ALUNOS, COM FAIXA ETÁRIA\r\n
      ENTRE 6 A 7 ANOS, DE UMA TURMA DO 1O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA\r\n
      NA CIDADE DE GARANHUNS, PERNAMBUCO. A PROFESSORA REGENTE NOS CONCEDEU DOIS DIAS POR SEMANA PARA A\r\n
      REALIZAÇÃO DAS NOSSAS AÇÕES, MAIS ESPECIFICAMENTE, AS SEGUNDAS-FEIRAS E AS QUARTAS-FEIRAS. SENDO ASSIM,\r\n
      PLANEJÁVAMOS COM ANTECEDÊNCIA AS ATIVIDADES, ENVIÁVAMOS PARA A INSTITUIÇÃO QUE, POR SUA VEZ,\r\n
      RESPONSABILIZAVA-SE PELA IMPRESSÃO E ENTREGA PARA OS PAIS E RESPONSÁVEIS DOS ALUNOS. ALÉM DISSO,\r\n
      RESSALTAMOS QUE DURANTE O PLANEJAMENTO BUSCÁVAMOS ESCOLHER TEMÁTICAS QUE SE APROXIMASSEM, NUM\r\n
      NÍVEL MAIS AMPLO, DO COTIDIANO DOS ALUNOS COMO, POR EXEMPLO, A MORADIA OU A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE\r\n
      NOS DIAS ATUAIS, POIS ACREDITAMOS QUE PARTIR DO QUE OS ALUNOS JÁ CONHECEM POSSIBILITA UMA MELHOR\r\n
      COMPREENSÃO ACERCA DO SEA. DESSA FORMA, AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS FORAM REALIZADAS TENDO COMO\r\n
      PRINCIPAL MEIO DE COMUNICAÇÃO O WHATSAPP, VISTO QUE O MESMO FOI A FERRAMENTA ESCOLHIDA PELA\r\n
      SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO PARA O ENVIO DAS ATIVIDADES, BEM COMO PARA MANTER A\r\n
      COMUNICAÇÃO ENTRE OS RESPONSÁVEIS E OS PROFESSORES. A PARTIR DA PLATAFORMA, ERAM ENVIADAS AS PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES ACERCA DOS EXERCÍCIOS, ALÉM DE MATERIAIS COMPLEMENTARES, COMO CONTAÇÕES DE\r\n
      HISTÓRIA, VIDEOAULAS E LINKS DE ACESSO A JOGOS ONLINE. MEDIANTE A APLICAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA\r\n
      REFERIDA TURMA, EVIDENCIAMOS ALGUMAS POSSIBILIDADES E LIMITES DA SUA UTILIZAÇÃO DURANTE AS AULAS NÃO\r\n
      PRESENCIAIS. PRIMEIRAMENTE, DESTACAMOS O FATO DA VIABILIDADE DO TRABALHO COM EIXOS DE ENSINO DE\r\n
      LÍNGUA PORTUGUESA, BEM COMO A PROGRESSÃO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS, VISTO QUE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA\r\n
      EXIGE DO PROFESSOR UMA CERTA ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PLANEJADAS. ESSE MECANISMO TAMBÉM FACILITA\r\n
      A CONTEXTUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, OPORTUNIZANDO A ESCOLHA DE TEMÁTICAS MAIS PRÓXIMAS DA REALIDADE\r\n
      VIVENCIADA PELOS ESTUDANTES. ALÉM DISSO, HÁ A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE DIVERSOS RECURSOS\r\n
      DIDÁTICOS AO LONGO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, O QUE, POR SUA VEZ, PERMITE QUE SEJAM UTILIZADOS RECURSOS\r\n
      TECNOLÓGICOS. ESTES ASPECTOS AUXILIAM, POR CONSEGUINTE, NO DESENVOLVIMENTO DO ALFABETIZAR LETRANDO.\r\n
      NO ENTANTO, POR ESTARMOS INTERVINDO DE FORMA REMOTA, DEVIDO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL IMPOSTO PELA\r\n
      PANDEMIA DE COVID-19, CONSTATAMOS ALGUNS LIMITES NA SUA UTILIZAÇÃO COMO, POR EXEMPLO, O POUCO\r\n
      RETORNO DAS ATIVIDADES RESPONDIDAS PELOS ALUNOS. CONSEQUENTEMENTE, ESSE FATO DIFICULTOU O NOSSO\r\n
      ACOMPANHAMENTO/MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS MESMOS, POIS SEM ESSE RETORNO NÃO\r\n
      TEMOS SUBSÍDIOS PARA PLANEJARMOS ATIVIDADES OU ADEQUARMOS OS EXERCÍCIOS PROPOSTOS PARA QUE, DE FATO,\r\n
      AS HIPÓTESES DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO SEA SEJAM AMPLIADAS. DESSE MODO, PODEMOS CONCLUIR QUE A\r\n
      SEQUÊNCIA DIDÁTICA É UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA EFICIENTE, CONSIDERANDO AS POSSIBILIDADES\r\n
      IDENTIFICADAS EM NOSSA PESQUISA E DESCRITAS ACIMA. TODAVIA, NÃO DESCONSIDERAMOS AQUI OS LIMITES\r\n
      PRÓPRIOS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, MAS NO RECORTE DA NOSSA PESQUISA, OS OBSTÁCULOS ENFRENTADOS DURANTE A\r\n
      APLICAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS ESTAVAM RELACIONADOS, EM ESPECIAL, AO CONTEXTO\r\n
      VIVENCIADO ATUALMENTE.
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA (DORAVANTE SEA) TEM SIDO, MUITAS VEZES, CONSIDERADO ENQUANTO CÓDIGO QUE DEVE SER CODIFICADO E DECODIFICADO PELOS INDIVÍDUOS. ENTRETANTO, ACREDITAMOS QUE O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO É UM FENÔMENO DEMASIADO COMPLEXO E QUE VAI ALÉM DA SIMPLES DECODIFICAÇÃO DE PALAVRAS. ISSO PORQUE O SEA TRATA-SE DE UM SISTEMA NOTACIONAL, OU SEJA, A ESCRITA É, BASICAMENTE, A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DOS SONS DAS PARTES ORAIS DAS PALAVRAS. POR ISSO, É IMPORTANTE QUE OS APRENDIZES, SEJAM ELES CRIANÇAS OU ADULTOS, COMPREENDAM COMO ESTE SISTEMA FUNCIONA, O QUE ELE REPRESENTA E COMO CRIA ESTAS REPRESENTAÇÕES. DESSA FORMA, SALIENTAMOS A PERTINÊNCIA DO DESENVOLVIMENTO DE UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA QUE BASEIE-SE: A) NA PERSPECTIVA DO ALFABETIZAR LETRANDO, OU SEJA, QUE INTEGRE, DURANTE O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO SEA, PRÁTICAS REAIS E CONTEXTUALIZADAS, COM SITUAÇÕES QUE ENVOLVAM O USO DA LEITURA E DA ESCRITA; B) NOS QUATROS EIXOS NORTEADORES PARA O ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA, QUE SÃO A ESCRITA, A LEITURA, A ORALIDADE E A PRODUÇÃO TEXTUAL, ALÉM, CLARO, DE ABORDAR AS CARACTERÍSTICAS ESPECÍFICAS DO SEA; C) NA DIVERSIFICAÇÃO NO QUE TANGE À MODALIDADE DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO COMO, POR EXEMPLO, A APLICAÇÃO DE PROJETOS OU SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS; D) E, POR FIM, NA UTILIZAÇÃO DE DIVERSOS GÊNEROS TEXTUAIS DURANTE ESTE PROCESSO. DIANTE DISSO, A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR AS POSSIBILIDADES E OS LIMITES DA APLICAÇÃO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DURANTE O PERÍODO DE AULAS NÃO PRESENCIAIS. TRATA-SE, PORTANTO, DE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO. A MESMA POSSIBILITA A INVESTIGAÇÃO DE DETERMINADO FENÔMENO, PERMITINDO QUE SEJAM REALIZADAS PROPOSTAS DE AÇÕES INTERVENTIVAS A FIM DE AUXILIAR NA RESOLUÇÃO DE ALGUMA SITUAÇÃO-PROBLEMA ENCONTRADA NO CONTEXTO NO QUAL O FENÔMENO ESTÁ INSERIDO. ESTE ESTUDO FOI REALIZADO NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID), DO CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AGRESTE DE PERNAMBUCO (UFAPE), A PARTIR DE UM SUBPROJETO QUE TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO COLABORAR COM OS PROFESSORES, ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO E DA APLICAÇÃO DE INTERVENÇÕES, COM O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DOS SEUS RESPECTIVOS ESTUDANTES. PARTICIPARAM DESTA PESQUISA OS ALUNOS, COM FAIXA ETÁRIA ENTRE 6 A 7 ANOS, DE UMA TURMA DO 1O ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA MUNICIPAL LOCALIZADA NA CIDADE DE GARANHUNS, PERNAMBUCO. A PROFESSORA REGENTE NOS CONCEDEU DOIS DIAS POR SEMANA PARA A REALIZAÇÃO DAS NOSSAS AÇÕES, MAIS ESPECIFICAMENTE, AS SEGUNDAS-FEIRAS E AS QUARTAS-FEIRAS. SENDO ASSIM, PLANEJÁVAMOS COM ANTECEDÊNCIA AS ATIVIDADES, ENVIÁVAMOS PARA A INSTITUIÇÃO QUE, POR SUA VEZ, RESPONSABILIZAVA-SE PELA IMPRESSÃO E ENTREGA PARA OS PAIS E RESPONSÁVEIS DOS ALUNOS. ALÉM DISSO, RESSALTAMOS QUE DURANTE O PLANEJAMENTO BUSCÁVAMOS ESCOLHER TEMÁTICAS QUE SE APROXIMASSEM, NUM NÍVEL MAIS AMPLO, DO COTIDIANO DOS ALUNOS COMO, POR EXEMPLO, A MORADIA OU A IMPORTÂNCIA DA HIGIENE NOS DIAS ATUAIS, POIS ACREDITAMOS QUE PARTIR DO QUE OS ALUNOS JÁ CONHECEM POSSIBILITA UMA MELHOR COMPREENSÃO ACERCA DO SEA. DESSA FORMA, AS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS FORAM REALIZADAS TENDO COMO PRINCIPAL MEIO DE COMUNICAÇÃO O WHATSAPP, VISTO QUE O MESMO FOI A FERRAMENTA ESCOLHIDA PELA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO PARA O ENVIO DAS ATIVIDADES, BEM COMO PARA MANTER A COMUNICAÇÃO ENTRE OS RESPONSÁVEIS E OS PROFESSORES. A PARTIR DA PLATAFORMA, ERAM ENVIADAS AS PRINCIPAIS ORIENTAÇÕES ACERCA DOS EXERCÍCIOS, ALÉM DE MATERIAIS COMPLEMENTARES, COMO CONTAÇÕES DE HISTÓRIA, VIDEOAULAS E LINKS DE ACESSO A JOGOS ONLINE. MEDIANTE A APLICAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NA REFERIDA TURMA, EVIDENCIAMOS ALGUMAS POSSIBILIDADES E LIMITES DA SUA UTILIZAÇÃO DURANTE AS AULAS NÃO PRESENCIAIS. PRIMEIRAMENTE, DESTACAMOS O FATO DA VIABILIDADE DO TRABALHO COM EIXOS DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, BEM COMO A PROGRESSÃO DOS CONTEÚDOS TRABALHADOS, VISTO QUE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA EXIGE DO PROFESSOR UMA CERTA ORGANIZAÇÃO DAS ATIVIDADES PLANEJADAS. ESSE MECANISMO TAMBÉM FACILITA A CONTEXTUALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES, OPORTUNIZANDO A ESCOLHA DE TEMÁTICAS MAIS PRÓXIMAS DA REALIDADE VIVENCIADA PELOS ESTUDANTES. ALÉM DISSO, HÁ A POSSIBILIDADE DE UTILIZAÇÃO DE DIVERSOS RECURSOS DIDÁTICOS AO LONGO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, O QUE, POR SUA VEZ, PERMITE QUE SEJAM UTILIZADOS RECURSOS TECNOLÓGICOS. ESTES ASPECTOS AUXILIAM, POR CONSEGUINTE, NO DESENVOLVIMENTO DO ALFABETIZAR LETRANDO. NO ENTANTO, POR ESTARMOS INTERVINDO DE FORMA REMOTA, DEVIDO AO DISTANCIAMENTO SOCIAL IMPOSTO PELA PANDEMIA DE COVID-19, CONSTATAMOS ALGUNS LIMITES NA SUA UTILIZAÇÃO COMO, POR EXEMPLO, O POUCO RETORNO DAS ATIVIDADES RESPONDIDAS PELOS ALUNOS. CONSEQUENTEMENTE, ESSE FATO DIFICULTOU O NOSSO ACOMPANHAMENTO/MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DOS MESMOS, POIS SEM ESSE RETORNO NÃO TEMOS SUBSÍDIOS PARA PLANEJARMOS ATIVIDADES OU ADEQUARMOS OS EXERCÍCIOS PROPOSTOS PARA QUE, DE FATO, AS HIPÓTESES DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO SEA SEJAM AMPLIADAS. DESSE MODO, PODEMOS CONCLUIR QUE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA É UMA FERRAMENTA PEDAGÓGICA EFICIENTE, CONSIDERANDO AS POSSIBILIDADES IDENTIFICADAS EM NOSSA PESQUISA E DESCRITAS ACIMA. TODAVIA, NÃO DESCONSIDERAMOS AQUI OS LIMITES PRÓPRIOS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, MAS NO RECORTE DA NOSSA PESQUISA, OS OBSTÁCULOS ENFRENTADOS DURANTE A APLICAÇÃO DAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PROPOSTAS ESTAVAM RELACIONADOS, EM ESPECIAL, AO CONTEXTO VIVENCIADO ATUALMENTE.

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