Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O QUE PENSAM RESIDENTES E PRECEPTORES A RESPEITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA DA UEM?

Palavra-chaves: ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, Relato de Experiência(RE) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84888
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 650
    "inscrito_id" => 1615
    "titulo" => "O QUE PENSAM RESIDENTES E PRECEPTORES A RESPEITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA DA UEM?"
    "resumo" => "O COVID-19 FEZ COM QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO TODO BRASIL ADOTASSEM A MODALIDADE DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL - ERE, UMA FORMA NOVA E DESAFIADORA DE ENSINO, MAS SEM MUITA ORIENTAÇÃO A RESPEITO DE COMO PENSAR AÇÕES QUE PUDESSEM CORROBORAR COM A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. NO PARANÁ, O ERE SE CONSTITUI COMO UM FORMATO DE AULAS TRANSMITIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS E VIA INTERNET COM SUPORTE EM AMBIENTES VIRTUAIS COMO O CLASSROOM E O GOOGLE MEET E EM ATIVIDADES APOSTILADAS ENTREGUES A ALUNOS QUE NÃO POSSUÍAM ACESSO À TECNOLOGIA. AS ATIVIDADES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, OCORRERAM TAMBÉM NESTE FORMATO, VISANDO A REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE FRENTE A ESSE NOVO CONTEXTO. ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR QUAL A VISÃO DE LICENCIANDOS E PRECEPTORES PARTICIPANTES DO PROJETO COM RELAÇÃO AO PROGRAMA, BEM COMO, VERIFICAR DE QUE FORMA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS CONTRIBUÍRAM COM OS FAZERES DOCENTES FRENTE A REALIDADE PANDÊMICA IMPOSTA. A  FIM  DE  CONHECER  A  OPINIÃO  DOS  ENVOLVIDOS, UTILIZAMOS UM QUESTIONÁRIO DO GOOGLE FORMS COM QUESTÕES ABERTAS APLICADO A 26 INTEGRANTES DO PROJETO. AS RESPOSTAS OBTIDAS  APONTAM  PARA A RELEVÂNCIA DAS AÇÕES DO PROGRAMA VISANDO A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA E NA DOCÊNCIA, BEM COMO, A POSSIBILIDADE DE PENSARMOS A RESPEITO DE METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS ATIVAS DE ENSINO, APONTAM TAMBÉM PARA AS DIFICULDADES ENCONTRADAS COM RELAÇÃO A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES DEVIDO AO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS, BEM  COMO A FALTA DE OPORTUNIDADE DE VIVENCIAREM ESSAS EXPERIÊNCIAS DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID1615_17112021152915.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIA DO NASCIMENTO BORGES"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIA"
    "autor_email" => "flavia.n.borges@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84888
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 650
    "inscrito_id" => 1615
    "titulo" => "O QUE PENSAM RESIDENTES E PRECEPTORES A RESPEITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA DA UEM?"
    "resumo" => "O COVID-19 FEZ COM QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO TODO BRASIL ADOTASSEM A MODALIDADE DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL - ERE, UMA FORMA NOVA E DESAFIADORA DE ENSINO, MAS SEM MUITA ORIENTAÇÃO A RESPEITO DE COMO PENSAR AÇÕES QUE PUDESSEM CORROBORAR COM A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. NO PARANÁ, O ERE SE CONSTITUI COMO UM FORMATO DE AULAS TRANSMITIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS E VIA INTERNET COM SUPORTE EM AMBIENTES VIRTUAIS COMO O CLASSROOM E O GOOGLE MEET E EM ATIVIDADES APOSTILADAS ENTREGUES A ALUNOS QUE NÃO POSSUÍAM ACESSO À TECNOLOGIA. AS ATIVIDADES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, OCORRERAM TAMBÉM NESTE FORMATO, VISANDO A REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE FRENTE A ESSE NOVO CONTEXTO. ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR QUAL A VISÃO DE LICENCIANDOS E PRECEPTORES PARTICIPANTES DO PROJETO COM RELAÇÃO AO PROGRAMA, BEM COMO, VERIFICAR DE QUE FORMA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS CONTRIBUÍRAM COM OS FAZERES DOCENTES FRENTE A REALIDADE PANDÊMICA IMPOSTA. A  FIM  DE  CONHECER  A  OPINIÃO  DOS  ENVOLVIDOS, UTILIZAMOS UM QUESTIONÁRIO DO GOOGLE FORMS COM QUESTÕES ABERTAS APLICADO A 26 INTEGRANTES DO PROJETO. AS RESPOSTAS OBTIDAS  APONTAM  PARA A RELEVÂNCIA DAS AÇÕES DO PROGRAMA VISANDO A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA E NA DOCÊNCIA, BEM COMO, A POSSIBILIDADE DE PENSARMOS A RESPEITO DE METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS ATIVAS DE ENSINO, APONTAM TAMBÉM PARA AS DIFICULDADES ENCONTRADAS COM RELAÇÃO A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES DEVIDO AO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS, BEM  COMO A FALTA DE OPORTUNIDADE DE VIVENCIAREM ESSAS EXPERIÊNCIAS DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, APRENDIZAGEM, MATEMÁTICA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID1615_17112021152915.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FLAVIA DO NASCIMENTO BORGES"
    "autor_nome_curto" => "FLAVIA"
    "autor_email" => "flavia.n.borges@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O COVID-19 FEZ COM QUE AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO TODO BRASIL ADOTASSEM A MODALIDADE DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL - ERE, UMA FORMA NOVA E DESAFIADORA DE ENSINO, MAS SEM MUITA ORIENTAÇÃO A RESPEITO DE COMO PENSAR AÇÕES QUE PUDESSEM CORROBORAR COM A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES. NO PARANÁ, O ERE SE CONSTITUI COMO UM FORMATO DE AULAS TRANSMITIDAS EM CANAIS TELEVISIVOS E VIA INTERNET COM SUPORTE EM AMBIENTES VIRTUAIS COMO O CLASSROOM E O GOOGLE MEET E EM ATIVIDADES APOSTILADAS ENTREGUES A ALUNOS QUE NÃO POSSUÍAM ACESSO À TECNOLOGIA. AS ATIVIDADES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DE MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ, OCORRERAM TAMBÉM NESTE FORMATO, VISANDO A REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE FRENTE A ESSE NOVO CONTEXTO. ESSE RELATO DE EXPERIÊNCIA TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR QUAL A VISÃO DE LICENCIANDOS E PRECEPTORES PARTICIPANTES DO PROJETO COM RELAÇÃO AO PROGRAMA, BEM COMO, VERIFICAR DE QUE FORMA AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS CONTRIBUÍRAM COM OS FAZERES DOCENTES FRENTE A REALIDADE PANDÊMICA IMPOSTA. A FIM DE CONHECER A OPINIÃO DOS ENVOLVIDOS, UTILIZAMOS UM QUESTIONÁRIO DO GOOGLE FORMS COM QUESTÕES ABERTAS APLICADO A 26 INTEGRANTES DO PROJETO. AS RESPOSTAS OBTIDAS APONTAM PARA A RELEVÂNCIA DAS AÇÕES DO PROGRAMA VISANDO A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA E NA DOCÊNCIA, BEM COMO, A POSSIBILIDADE DE PENSARMOS A RESPEITO DE METODOLOGIAS E ESTRATÉGIAS ATIVAS DE ENSINO, APONTAM TAMBÉM PARA AS DIFICULDADES ENCONTRADAS COM RELAÇÃO A PARTICIPAÇÃO DOS ESTUDANTES DEVIDO AO ACESSO ÀS TECNOLOGIAS, BEM COMO A FALTA DE OPORTUNIDADE DE VIVENCIAREM ESSAS EXPERIÊNCIAS DENTRO DO CONTEXTO ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.