Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

REDES DE APOIO E PERCURSOS FORMATIVOS DE MULHERES-PROFESSORAS NO CURSO DE PEDAGOGIA PARFOR/UFRRJ

Palavra-chaves: REDES DE APOIO, MULHERES-PROFESSORAS, , FORMAÇÃO SUPERIOR INICIAL-CONTINUADA, PARFOR PEDAGOGIA UFRRJ, Comunicação Oral (CO) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
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      ESTE ESTUDO APRESENTA UMA BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA \r\n
      EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR), QUE SERIA UM PROGRAMA LANÇADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO \r\n
      DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), A PARTIR DO DECRETO N° 6.775, DE JANEIRO DE 2009, POSTO EM \r\n
      PRÁTICA EM MAIO DESSE MESMO ANO. COMPÕE A PESQUISA QUE ESTÁ EM ANDAMENTO “PERCURSOS FORMATIVOS \r\n
      E ECOLOGIAS SOCIAIS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA BAIXADA FLUMINENSE - RJ”. AQUI PRETENDEMOS \r\n
      EXPLICAR A CRIAÇÃO DO PROGRAMA CRIADO PELO GOVERNO FEDERAL, O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE \r\n
      PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR), JUNTAMENTE COM A COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE \r\n
      PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). NO PROJETO DO ANO I, NOSSO FOCO ESTEVE VOLTADO EM COMPREENDER \r\n
      A FORMAÇÃO DAS MULHERES-PROFESSORAS NO ENSINO SUPERIOR E SUA EXPERIÊNCIA NO CHÃO DA ESCOLA. A PARTIR \r\n
      DISTO, DEMOS CONTINUIDADE SEQUENCIANDO O ANO II DO PROJETO, QUE TEVE O OBJETIVO DIRECIONADO POR \r\n
      CONSIDERAR NA FORMAÇÃO, AS REDES DE APOIO A ESSAS MULHERES-PROFESSORAS E COMO ELAS TÊM REALIZADO SEUS \r\n
      PERCURSOS FORMATIVOS AOS SEUS MÚLTIPLOS PAPÉIS SOCIAIS. DESSA FORMA, O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO \r\n
      É DAR CONTINUIDADE AO ANO 2 DO PROJETO E DESCREVER O QUE FOI ESTUDADO E PESQUISADO COMO CONTINUIDADE \r\n
      NO PERÍODO DE 2020.1 E 2020.2 ATÉ O PRESENTE MOMENTO, A RESPEITO DO PROGRAMA NA FORMAÇÃO PESSOAL\x02PROFISSIONAL DAS MULHERES-PROFESSORAS DO PARFOR-UFRRJ, OS IMPACTOS DECORRENTES DESSE PROCESSO \r\n
      FORMATIVO E POR CONSIDERAR SUAS REDES DE APOIO DURANTE ESSE PERÍODO, REDES ESSAS QUE PODEM PERMITIR \r\n
      QUE A PESSOA SE SINTA AMPARADA NO MOMENTO EM QUE PRECISA DE APOIO E POSSA CONCILIAR COM SUAS \r\n
      ATIVIDADES ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS. COMO AS MULHERES-PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL TEM \r\n
      REALIZADO SEUS PERCURSOS FORMATIVOS EM MEIO AOS SEUS MÚLTIPLOS PAPÉIS SOCIAIS? NESSA DIREÇÃO \r\n
      OBJETIVAMOS OBSERVAR ALGUNS DESSES PERCURSOS, RECORRENDO AO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE \r\n
      PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR- PEDAGOGIA, UFRRJ). O PROGRAMA TEM CARACTERÍSTICA PELO \r\n
      ALCANCE DE CORRIGIR AS DESIGUALDADES E EFETIVAR DIREITOS A SEGMENTOS DA SOCIEDADE HISTORICAMENTE \r\n
      EXCLUÍDOS DA PARTICIPAÇÃO DE ALGUNS BENS, OPORTUNIDADES E EDUCAÇÃO, E VEM TRAVANDO O DIÁLOGO COM O \r\n
      ESPAÇO ACADÊMICO E ESCOLAR. O OBJETIVO ACIMA DESTACADO, SE ENCONTRA VINCULADO AO PROJETO GUARDA-CHUVA, \r\n
      ACIMA REFERENCIADO. FOCAMOS EM COMO ESSA FORMAÇÃO DIALOGA COM A ESCOLA PÚBLICA, A FORMAÇÃO \r\n
      PESSOAL-PROFISSIONAL DAS MULHERES-PROFESSORAS, EM SUAS CORRELAÇÕES DE FORÇA E PODER. A PESQUISA VEM \r\n
      SE CONSOLIDANDO COM O MAPEAMENTO DOS SUJEITOS (MULHERES-PROFESSORAS) QUE BUSCAM, OU BUSCARAM SUA \r\n
      FORMAÇÃO JUNTO AO PARFOR/UFRRJ/NI, ENTRE ATIVAS E EGRESSAS. NESSE SENTIDO, A LOCALIZAÇÃO DAS \r\n
      MESMAS, EM SUA CARTOGRAFIA - SUAS UNIDADES ESCOLARES NAS REDES MUNICIPAL, E ESTADUAL DE ENSINO DA \r\n
      BAIXADA FLUMINENSE E REGIÃO METROPOLITANA, COMPÕEM O CENÁRIO DO ANO 1 DO PROJETO, SEQUENCIADO NO \r\n
      ANO 2, POR CONSIDERAR NA FORMAÇÃO, AS REDES DE APOIO A ESSAS MULHERES-PROFESSORAS. O APOIO TEÓRICO\x02METODOLÓGICO, SE LOCALIZOU EM ALGUNS MÉTODOS DE MAPEAMENTO E CATALOGAÇÃO DOS ACESSOS E PERMANÊNCIA \r\n
      DE MULHERES-PROFESSORAS NO CURSO DE PEDAGOGIA PARFOR/UFRRJ; ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS A ELAS \r\n
      DIRECIONADAS; LOCALIZAÇÃO DAS ESTUDANTES ATIVAS, EGRESSAS E CONCLUINTES, PELA ORGANIZAÇÃO EM PLANILHAS \r\n
      DO EXCEL, ORIUNDAS DOS DADOS DO PROGRAMA PARFOR NA UFRRJ; QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO VIA \r\n
      GOOGLE FORMS; ASSIM COMO, ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS REALIZADAS EM DEZEMBRO DE 2019, ANTES DO \r\n
      INÍCIO (MARÇO-2019) E ATUAL PERÍODO PANDÊMICO, BEM COMO, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, LEITURAS E ESTUDOS \r\n
      ESPECÍFICOS À REDES DE APOIO EM JULIANO, YUNES (2014), E MENESES (2007). EM CURSO DE CONCLUSÕES, \r\n
      DESTACAMOS QUE O PROGRAMA EM SUA DÉCADA DE EXISTÊNCIA (2009-2019), NA UFRRJ, PROPORCIONOU O \r\n
      INGRESSO DE EDUCADORES DA REDE PÚBLICA FUNDAMENTAL DE ENSINO, EM SUA MAIORIA, MULHERES, NEGRAS, MÃES, \r\n
      COM E SEM COMPANHEIROS (AS), COM FAIXA ETÁRIA EM TORNO DOS 30 ANOS, ARRIMO, DISTANCIADAS DA CULTURA \r\n
      UNIVERSITÁRIA, E, EM MAIORIA, A PRIMEIRA GERAÇÃO A CURSAR O ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E FEDERAL, EM SEU \r\n
      PRÓPRIO TERRITÓRIO DE MORADIA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL. OBSERVA-SE O AVANÇO NA OCUPAÇÃO DE CARGOS DE \r\n
      GESTÃO E OU COORDENAÇÃO PÚBLICAS, E O INGRESSO NA PÓS-GRADUAÇÃO LATO E STRICTO SENSO, TENDO INFERÊNCIAS \r\n
      PARA MUDANÇAS NA REALIDADE CULTURAL, SOCIOECONÔMICA E EDUCACIONAL, DELAS PRÓPRIAS, E DA PONTA, O CHÃO \r\n
      DA ESCOLA PÚBLICA ONDE ATUAM. AQUI AS REDES DE APOIO ULTRAPASSAM O PLANO INDIVIDUAL DE PARENTALIDADE, \r\n
      E SE ALARGAM, ENGENDRANDO OUTROS ESPAÇOS INTERINSTITUCIONAIS, MESMO QUE FORÇOSAMENTE. NO CASO, AS \r\n
      MULHERES-PROFESSORAS DO PARFOR, TECERAM DURANTE A FORMAÇÃO, O ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES DO \r\n
      INGRESSO A UNIVERSIDADE COM SEUS CONCEITOS ESTABELECIDOS, SUAS CERTEZAS FORAM QUESTIONADAS PARA QUE \r\n
      PUDESSEM ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS E QUEBRAR PARADIGMAS. AGRADECEMOS AOS PROGRAMAS DE \r\n
      INCENTIVO À FORMAÇÃO E A INICIAÇÃO À PESQUISA, COMO TAMBÉM SENDO REDES DE APOIO NECESSÁRIAS A UMA \r\n
      SOCIEDADE MAIS EQUÂNIME, JUSTA, PLURAL E DEMOCRÁTICA. AS REDES DE APOIO PODEM SER CONSIDERADAS COMO \r\n
      RELAÇÕES QUE SOCIAIS SAUDÁVEIS QUE PERMITE UMA PESSOA SE SENTIR CUIDADA E FAZER PARTE DE UM VÍNCULO \r\n
      ENTRE PESSOAS QUE OFERECE APOIO EM GRANDE PARTE SOLIDÁRIO E PRIVADO. ATRAVÉS DESSE ESTUDO FOI POSSÍVEL \r\n
      ENXERGAR UM DÉFICIT QUANTO A ESSAS REDES E QUE A FALTA DELAS IMPLICA NOS PERCURSOS FORMATIVOS DAS \r\n
      PROFESSORAS ESTUDANTES DO PARFOR, A FALTA DE UMA REDE DE APOIO SÓLIDA E DE CARÁTER PÚBLICO PARA ESSAS \r\n
      MULHERES, PODE TORNAR ESSE CAMINHO UM POUCO MAIS DIFICULTOSO, É NECESSÁRIO QUE ELAS ULTRAPASSEM ESSE \r\n
      ÂMBITO SOLIDÁRIO PARA O PÚBLICO.\r\n
      PALAVRAS-CHAVE: REDES DE APOIO - MULHERES-PROFESSORAS, FORMAÇÃO SUPERIOR INICAL-CONTINUADA -\r\n
      PARFOR PEDAGOGIA UFRRJ.\r\n
      REFERÊNCIAS \r\n
      ALVES-MAZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O MÉTODO NAS CIÊNCIAS NATURAIS E SOCIAIS: \r\n
      PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA. SÃO PAULO: PIONEIRA, 2000. \r\n
      BRASIL. DECRETO N° 6.755, DE 29 DE JANEIRO DE 2009. INSTITUI A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE \r\n
      PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DISCIPLINA A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE \r\n
      APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES NO FOMENTO A PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INICIAL \r\n
      E CONTINUADA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 30 DE JANEIRO DE 2009. \r\n
      BUTTLER, J. A VIDA PSÍQUICA DO PODER. TEORIAS DA SUJEIÇÃO. 1ª ED. BELO HORIZONTE. EDITORA AUTÊNCIA \r\n
      2017. \r\n
      RIBEIRO, DJAMILA. O QUE É LUGAR DE FALA? BELO HORIZONTE: LETRAMENTO, 2017. \r\n
      KOSIK, K. O MUNDO A PSEUDOCONCRETICIDADE E A SUA DESTRUIÇÃO. IN: KOSIK, K. A DIALÉTICA DO \r\n
      CONCRETO. SÃO PAULO: PAZ E TERRA, 2010. \r\n
      LOWY, M. IDEOLOGIAS E CIÊNCIA SOCIAL: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE MARXISTA. 16 ED. SÃO PAULO: \r\n
      CORTEZ, 2003. 16. \r\n
      MENEZES, J. S. S.; RIZO, G. O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO. EDUCAR \r\n
      EM REVISTA, CURITIBA, BRASIL, N. 50, P. 87-103, OUT./DEZ. 2013. EDITORA UFPR. \r\n
      SANTOS, A. M. M.; AZEVEDO, P. B. AUTORIA E EMPODERAMENTO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES \r\n
      E A ESCRITA MONOGRÁFICA DE CONCLUSÃO NO PARFOR-HISTÓRIA/UFRRJ.\r\n
      REVISTA EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA, V.15, N.41, 2018 \r\n
      HTTP://DX.DOI.ORG/10.5935/2238-1279.20180081 \r\n
      SANTOS, A. M. M.; AZEVEDO, P. B. TORNAR-SE PROFESSOR DE HISTÓRIA: POR QUE SE LÊ \r\n
      E ESCREVE NO CURSO DE HISTÓRIA PARFOR/UFRRJ? REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA UFMA.V. 22, \r\n
      NÚMERO ESPECIAL DA VIII JOINPP - 1917-2017: \r\n
      UM SÉCULO DE REFORMA E REVOLUÇÃO, MA, 2018.\r\n
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      EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR), QUE SERIA UM PROGRAMA LANÇADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO \r\n
      DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), A PARTIR DO DECRETO N° 6.775, DE JANEIRO DE 2009, POSTO EM \r\n
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      PERCURSOS FORMATIVOS AOS SEUS MÚLTIPLOS PAPÉIS SOCIAIS. DESSA FORMA, O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO \r\n
      É DAR CONTINUIDADE AO ANO 2 DO PROJETO E DESCREVER O QUE FOI ESTUDADO E PESQUISADO COMO CONTINUIDADE \r\n
      NO PERÍODO DE 2020.1 E 2020.2 ATÉ O PRESENTE MOMENTO, A RESPEITO DO PROGRAMA NA FORMAÇÃO PESSOAL\x02PROFISSIONAL DAS MULHERES-PROFESSORAS DO PARFOR-UFRRJ, OS IMPACTOS DECORRENTES DESSE PROCESSO \r\n
      FORMATIVO E POR CONSIDERAR SUAS REDES DE APOIO DURANTE ESSE PERÍODO, REDES ESSAS QUE PODEM PERMITIR \r\n
      QUE A PESSOA SE SINTA AMPARADA NO MOMENTO EM QUE PRECISA DE APOIO E POSSA CONCILIAR COM SUAS \r\n
      ATIVIDADES ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS. COMO AS MULHERES-PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL TEM \r\n
      REALIZADO SEUS PERCURSOS FORMATIVOS EM MEIO AOS SEUS MÚLTIPLOS PAPÉIS SOCIAIS? NESSA DIREÇÃO \r\n
      OBJETIVAMOS OBSERVAR ALGUNS DESSES PERCURSOS, RECORRENDO AO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE \r\n
      PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR- PEDAGOGIA, UFRRJ). O PROGRAMA TEM CARACTERÍSTICA PELO \r\n
      ALCANCE DE CORRIGIR AS DESIGUALDADES E EFETIVAR DIREITOS A SEGMENTOS DA SOCIEDADE HISTORICAMENTE \r\n
      EXCLUÍDOS DA PARTICIPAÇÃO DE ALGUNS BENS, OPORTUNIDADES E EDUCAÇÃO, E VEM TRAVANDO O DIÁLOGO COM O \r\n
      ESPAÇO ACADÊMICO E ESCOLAR. O OBJETIVO ACIMA DESTACADO, SE ENCONTRA VINCULADO AO PROJETO GUARDA-CHUVA, \r\n
      ACIMA REFERENCIADO. FOCAMOS EM COMO ESSA FORMAÇÃO DIALOGA COM A ESCOLA PÚBLICA, A FORMAÇÃO \r\n
      PESSOAL-PROFISSIONAL DAS MULHERES-PROFESSORAS, EM SUAS CORRELAÇÕES DE FORÇA E PODER. A PESQUISA VEM \r\n
      SE CONSOLIDANDO COM O MAPEAMENTO DOS SUJEITOS (MULHERES-PROFESSORAS) QUE BUSCAM, OU BUSCARAM SUA \r\n
      FORMAÇÃO JUNTO AO PARFOR/UFRRJ/NI, ENTRE ATIVAS E EGRESSAS. NESSE SENTIDO, A LOCALIZAÇÃO DAS \r\n
      MESMAS, EM SUA CARTOGRAFIA - SUAS UNIDADES ESCOLARES NAS REDES MUNICIPAL, E ESTADUAL DE ENSINO DA \r\n
      BAIXADA FLUMINENSE E REGIÃO METROPOLITANA, COMPÕEM O CENÁRIO DO ANO 1 DO PROJETO, SEQUENCIADO NO \r\n
      ANO 2, POR CONSIDERAR NA FORMAÇÃO, AS REDES DE APOIO A ESSAS MULHERES-PROFESSORAS. O APOIO TEÓRICO\x02METODOLÓGICO, SE LOCALIZOU EM ALGUNS MÉTODOS DE MAPEAMENTO E CATALOGAÇÃO DOS ACESSOS E PERMANÊNCIA \r\n
      DE MULHERES-PROFESSORAS NO CURSO DE PEDAGOGIA PARFOR/UFRRJ; ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS A ELAS \r\n
      DIRECIONADAS; LOCALIZAÇÃO DAS ESTUDANTES ATIVAS, EGRESSAS E CONCLUINTES, PELA ORGANIZAÇÃO EM PLANILHAS \r\n
      DO EXCEL, ORIUNDAS DOS DADOS DO PROGRAMA PARFOR NA UFRRJ; QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO VIA \r\n
      GOOGLE FORMS; ASSIM COMO, ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS REALIZADAS EM DEZEMBRO DE 2019, ANTES DO \r\n
      INÍCIO (MARÇO-2019) E ATUAL PERÍODO PANDÊMICO, BEM COMO, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, LEITURAS E ESTUDOS \r\n
      ESPECÍFICOS À REDES DE APOIO EM JULIANO, YUNES (2014), E MENESES (2007). EM CURSO DE CONCLUSÕES, \r\n
      DESTACAMOS QUE O PROGRAMA EM SUA DÉCADA DE EXISTÊNCIA (2009-2019), NA UFRRJ, PROPORCIONOU O \r\n
      INGRESSO DE EDUCADORES DA REDE PÚBLICA FUNDAMENTAL DE ENSINO, EM SUA MAIORIA, MULHERES, NEGRAS, MÃES, \r\n
      COM E SEM COMPANHEIROS (AS), COM FAIXA ETÁRIA EM TORNO DOS 30 ANOS, ARRIMO, DISTANCIADAS DA CULTURA \r\n
      UNIVERSITÁRIA, E, EM MAIORIA, A PRIMEIRA GERAÇÃO A CURSAR O ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E FEDERAL, EM SEU \r\n
      PRÓPRIO TERRITÓRIO DE MORADIA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL. OBSERVA-SE O AVANÇO NA OCUPAÇÃO DE CARGOS DE \r\n
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      PARA MUDANÇAS NA REALIDADE CULTURAL, SOCIOECONÔMICA E EDUCACIONAL, DELAS PRÓPRIAS, E DA PONTA, O CHÃO \r\n
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      E SE ALARGAM, ENGENDRANDO OUTROS ESPAÇOS INTERINSTITUCIONAIS, MESMO QUE FORÇOSAMENTE. NO CASO, AS \r\n
      MULHERES-PROFESSORAS DO PARFOR, TECERAM DURANTE A FORMAÇÃO, O ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES DO \r\n
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      PUDESSEM ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS E QUEBRAR PARADIGMAS. AGRADECEMOS AOS PROGRAMAS DE \r\n
      INCENTIVO À FORMAÇÃO E A INICIAÇÃO À PESQUISA, COMO TAMBÉM SENDO REDES DE APOIO NECESSÁRIAS A UMA \r\n
      SOCIEDADE MAIS EQUÂNIME, JUSTA, PLURAL E DEMOCRÁTICA. AS REDES DE APOIO PODEM SER CONSIDERADAS COMO \r\n
      RELAÇÕES QUE SOCIAIS SAUDÁVEIS QUE PERMITE UMA PESSOA SE SENTIR CUIDADA E FAZER PARTE DE UM VÍNCULO \r\n
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      PROFESSORAS ESTUDANTES DO PARFOR, A FALTA DE UMA REDE DE APOIO SÓLIDA E DE CARÁTER PÚBLICO PARA ESSAS \r\n
      MULHERES, PODE TORNAR ESSE CAMINHO UM POUCO MAIS DIFICULTOSO, É NECESSÁRIO QUE ELAS ULTRAPASSEM ESSE \r\n
      ÂMBITO SOLIDÁRIO PARA O PÚBLICO.\r\n
      PALAVRAS-CHAVE: REDES DE APOIO - MULHERES-PROFESSORAS, FORMAÇÃO SUPERIOR INICAL-CONTINUADA -\r\n
      PARFOR PEDAGOGIA UFRRJ.\r\n
      REFERÊNCIAS \r\n
      ALVES-MAZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O MÉTODO NAS CIÊNCIAS NATURAIS E SOCIAIS: \r\n
      PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA. SÃO PAULO: PIONEIRA, 2000. \r\n
      BRASIL. DECRETO N° 6.755, DE 29 DE JANEIRO DE 2009. INSTITUI A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE \r\n
      PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DISCIPLINA A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE \r\n
      APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES NO FOMENTO A PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INICIAL \r\n
      E CONTINUADA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 30 DE JANEIRO DE 2009. \r\n
      BUTTLER, J. A VIDA PSÍQUICA DO PODER. TEORIAS DA SUJEIÇÃO. 1ª ED. BELO HORIZONTE. EDITORA AUTÊNCIA \r\n
      2017. \r\n
      RIBEIRO, DJAMILA. O QUE É LUGAR DE FALA? BELO HORIZONTE: LETRAMENTO, 2017. \r\n
      KOSIK, K. O MUNDO A PSEUDOCONCRETICIDADE E A SUA DESTRUIÇÃO. IN: KOSIK, K. A DIALÉTICA DO \r\n
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      LOWY, M. IDEOLOGIAS E CIÊNCIA SOCIAL: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE MARXISTA. 16 ED. SÃO PAULO: \r\n
      CORTEZ, 2003. 16. \r\n
      MENEZES, J. S. S.; RIZO, G. O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO. EDUCAR \r\n
      EM REVISTA, CURITIBA, BRASIL, N. 50, P. 87-103, OUT./DEZ. 2013. EDITORA UFPR. \r\n
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      E ESCREVE NO CURSO DE HISTÓRIA PARFOR/UFRRJ? REVISTA DE POLÍTICAS PÚBLICAS DA UFMA.V. 22, \r\n
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      UM SÉCULO DE REFORMA E REVOLUÇÃO, MA, 2018.\r\n
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

ESTE ESTUDO APRESENTA UMA BREVE EXPLICAÇÃO SOBRE O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR), QUE SERIA UM PROGRAMA LANÇADO PELA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), A PARTIR DO DECRETO N° 6.775, DE JANEIRO DE 2009, POSTO EM PRÁTICA EM MAIO DESSE MESMO ANO. COMPÕE A PESQUISA QUE ESTÁ EM ANDAMENTO “PERCURSOS FORMATIVOS E ECOLOGIAS SOCIAIS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA BAIXADA FLUMINENSE - RJ”. AQUI PRETENDEMOS EXPLICAR A CRIAÇÃO DO PROGRAMA CRIADO PELO GOVERNO FEDERAL, O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR), JUNTAMENTE COM A COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). NO PROJETO DO ANO I, NOSSO FOCO ESTEVE VOLTADO EM COMPREENDER A FORMAÇÃO DAS MULHERES-PROFESSORAS NO ENSINO SUPERIOR E SUA EXPERIÊNCIA NO CHÃO DA ESCOLA. A PARTIR DISTO, DEMOS CONTINUIDADE SEQUENCIANDO O ANO II DO PROJETO, QUE TEVE O OBJETIVO DIRECIONADO POR CONSIDERAR NA FORMAÇÃO, AS REDES DE APOIO A ESSAS MULHERES-PROFESSORAS E COMO ELAS TÊM REALIZADO SEUS PERCURSOS FORMATIVOS AOS SEUS MÚLTIPLOS PAPÉIS SOCIAIS. DESSA FORMA, O OBJETIVO PRINCIPAL DESTE TRABALHO É DAR CONTINUIDADE AO ANO 2 DO PROJETO E DESCREVER O QUE FOI ESTUDADO E PESQUISADO COMO CONTINUIDADE NO PERÍODO DE 2020.1 E 2020.2 ATÉ O PRESENTE MOMENTO, A RESPEITO DO PROGRAMA NA FORMAÇÃO PESSOALPROFISSIONAL DAS MULHERES-PROFESSORAS DO PARFOR-UFRRJ, OS IMPACTOS DECORRENTES DESSE PROCESSO FORMATIVO E POR CONSIDERAR SUAS REDES DE APOIO DURANTE ESSE PERÍODO, REDES ESSAS QUE PODEM PERMITIR QUE A PESSOA SE SINTA AMPARADA NO MOMENTO EM QUE PRECISA DE APOIO E POSSA CONCILIAR COM SUAS ATIVIDADES ACADÊMICAS E PROFISSIONAIS. COMO AS MULHERES-PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL TEM REALIZADO SEUS PERCURSOS FORMATIVOS EM MEIO AOS SEUS MÚLTIPLOS PAPÉIS SOCIAIS? NESSA DIREÇÃO OBJETIVAMOS OBSERVAR ALGUNS DESSES PERCURSOS, RECORRENDO AO PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA (PARFOR- PEDAGOGIA, UFRRJ). O PROGRAMA TEM CARACTERÍSTICA PELO ALCANCE DE CORRIGIR AS DESIGUALDADES E EFETIVAR DIREITOS A SEGMENTOS DA SOCIEDADE HISTORICAMENTE EXCLUÍDOS DA PARTICIPAÇÃO DE ALGUNS BENS, OPORTUNIDADES E EDUCAÇÃO, E VEM TRAVANDO O DIÁLOGO COM O ESPAÇO ACADÊMICO E ESCOLAR. O OBJETIVO ACIMA DESTACADO, SE ENCONTRA VINCULADO AO PROJETO GUARDA-CHUVA, ACIMA REFERENCIADO. FOCAMOS EM COMO ESSA FORMAÇÃO DIALOGA COM A ESCOLA PÚBLICA, A FORMAÇÃO PESSOAL-PROFISSIONAL DAS MULHERES-PROFESSORAS, EM SUAS CORRELAÇÕES DE FORÇA E PODER. A PESQUISA VEM SE CONSOLIDANDO COM O MAPEAMENTO DOS SUJEITOS (MULHERES-PROFESSORAS) QUE BUSCAM, OU BUSCARAM SUA FORMAÇÃO JUNTO AO PARFOR/UFRRJ/NI, ENTRE ATIVAS E EGRESSAS. NESSE SENTIDO, A LOCALIZAÇÃO DAS MESMAS, EM SUA CARTOGRAFIA - SUAS UNIDADES ESCOLARES NAS REDES MUNICIPAL, E ESTADUAL DE ENSINO DA BAIXADA FLUMINENSE E REGIÃO METROPOLITANA, COMPÕEM O CENÁRIO DO ANO 1 DO PROJETO, SEQUENCIADO NO ANO 2, POR CONSIDERAR NA FORMAÇÃO, AS REDES DE APOIO A ESSAS MULHERES-PROFESSORAS. O APOIO TEÓRICOMETODOLÓGICO, SE LOCALIZOU EM ALGUNS MÉTODOS DE MAPEAMENTO E CATALOGAÇÃO DOS ACESSOS E PERMANÊNCIA DE MULHERES-PROFESSORAS NO CURSO DE PEDAGOGIA PARFOR/UFRRJ; ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS A ELAS DIRECIONADAS; LOCALIZAÇÃO DAS ESTUDANTES ATIVAS, EGRESSAS E CONCLUINTES, PELA ORGANIZAÇÃO EM PLANILHAS DO EXCEL, ORIUNDAS DOS DADOS DO PROGRAMA PARFOR NA UFRRJ; QUESTIONÁRIO SEMI-ESTRUTURADO VIA GOOGLE FORMS; ASSIM COMO, ENTREVISTAS SEMI-ESTRUTURADAS REALIZADAS EM DEZEMBRO DE 2019, ANTES DO INÍCIO (MARÇO-2019) E ATUAL PERÍODO PANDÊMICO, BEM COMO, REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, LEITURAS E ESTUDOS ESPECÍFICOS À REDES DE APOIO EM JULIANO, YUNES (2014), E MENESES (2007). EM CURSO DE CONCLUSÕES, DESTACAMOS QUE O PROGRAMA EM SUA DÉCADA DE EXISTÊNCIA (2009-2019), NA UFRRJ, PROPORCIONOU O INGRESSO DE EDUCADORES DA REDE PÚBLICA FUNDAMENTAL DE ENSINO, EM SUA MAIORIA, MULHERES, NEGRAS, MÃES, COM E SEM COMPANHEIROS (AS), COM FAIXA ETÁRIA EM TORNO DOS 30 ANOS, ARRIMO, DISTANCIADAS DA CULTURA UNIVERSITÁRIA, E, EM MAIORIA, A PRIMEIRA GERAÇÃO A CURSAR O ENSINO SUPERIOR PÚBLICO E FEDERAL, EM SEU PRÓPRIO TERRITÓRIO DE MORADIA E ATUAÇÃO PROFISSIONAL. OBSERVA-SE O AVANÇO NA OCUPAÇÃO DE CARGOS DE GESTÃO E OU COORDENAÇÃO PÚBLICAS, E O INGRESSO NA PÓS-GRADUAÇÃO LATO E STRICTO SENSO, TENDO INFERÊNCIAS PARA MUDANÇAS NA REALIDADE CULTURAL, SOCIOECONÔMICA E EDUCACIONAL, DELAS PRÓPRIAS, E DA PONTA, O CHÃO DA ESCOLA PÚBLICA ONDE ATUAM. AQUI AS REDES DE APOIO ULTRAPASSAM O PLANO INDIVIDUAL DE PARENTALIDADE, E SE ALARGAM, ENGENDRANDO OUTROS ESPAÇOS INTERINSTITUCIONAIS, MESMO QUE FORÇOSAMENTE. NO CASO, AS MULHERES-PROFESSORAS DO PARFOR, TECERAM DURANTE A FORMAÇÃO, O ENFRENTAMENTO DAS DIFICULDADES DO INGRESSO A UNIVERSIDADE COM SEUS CONCEITOS ESTABELECIDOS, SUAS CERTEZAS FORAM QUESTIONADAS PARA QUE PUDESSEM ADQUIRIR NOVOS CONHECIMENTOS E QUEBRAR PARADIGMAS. AGRADECEMOS AOS PROGRAMAS DE INCENTIVO À FORMAÇÃO E A INICIAÇÃO À PESQUISA, COMO TAMBÉM SENDO REDES DE APOIO NECESSÁRIAS A UMA SOCIEDADE MAIS EQUÂNIME, JUSTA, PLURAL E DEMOCRÁTICA. AS REDES DE APOIO PODEM SER CONSIDERADAS COMO RELAÇÕES QUE SOCIAIS SAUDÁVEIS QUE PERMITE UMA PESSOA SE SENTIR CUIDADA E FAZER PARTE DE UM VÍNCULO ENTRE PESSOAS QUE OFERECE APOIO EM GRANDE PARTE SOLIDÁRIO E PRIVADO. ATRAVÉS DESSE ESTUDO FOI POSSÍVEL ENXERGAR UM DÉFICIT QUANTO A ESSAS REDES E QUE A FALTA DELAS IMPLICA NOS PERCURSOS FORMATIVOS DAS PROFESSORAS ESTUDANTES DO PARFOR, A FALTA DE UMA REDE DE APOIO SÓLIDA E DE CARÁTER PÚBLICO PARA ESSAS MULHERES, PODE TORNAR ESSE CAMINHO UM POUCO MAIS DIFICULTOSO, É NECESSÁRIO QUE ELAS ULTRAPASSEM ESSE ÂMBITO SOLIDÁRIO PARA O PÚBLICO. PALAVRAS-CHAVE: REDES DE APOIO - MULHERES-PROFESSORAS, FORMAÇÃO SUPERIOR INICAL-CONTINUADA - PARFOR PEDAGOGIA UFRRJ. REFERÊNCIAS ALVES-MAZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O MÉTODO NAS CIÊNCIAS NATURAIS E SOCIAIS: PESQUISA QUANTITATIVA E QUALITATIVA. SÃO PAULO: PIONEIRA, 2000. BRASIL. DECRETO N° 6.755, DE 29 DE JANEIRO DE 2009. INSTITUI A POLÍTICA NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DO MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DISCIPLINA A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR – CAPES NO FOMENTO A PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, BRASÍLIA, 30 DE JANEIRO DE 2009. BUTTLER, J. A VIDA PSÍQUICA DO PODER. TEORIAS DA SUJEIÇÃO. 1ª ED. BELO HORIZONTE. EDITORA AUTÊNCIA 2017. RIBEIRO, DJAMILA. O QUE É LUGAR DE FALA? BELO HORIZONTE: LETRAMENTO, 2017. KOSIK, K. O MUNDO A PSEUDOCONCRETICIDADE E A SUA DESTRUIÇÃO. IN: KOSIK, K. A DIALÉTICA DO CONCRETO. SÃO PAULO: PAZ E TERRA, 2010. LOWY, M. IDEOLOGIAS E CIÊNCIA SOCIAL: ELEMENTOS PARA UMA ANÁLISE MARXISTA. 16 ED. SÃO PAULO: CORTEZ, 2003. 16. MENEZES, J. S. S.; RIZO, G. O PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO. EDUCAR EM REVISTA, CURITIBA, BRASIL, N. 50, P. 87-103, OUT./DEZ. 2013. EDITORA UFPR. SANTOS, A. M. M.; AZEVEDO, P. B. AUTORIA E EMPODERAMENTO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A ESCRITA MONOGRÁFICA DE CONCLUSÃO NO PARFOR-HISTÓRIA/UFRRJ. REVISTA EDUCAÇÃO E CULTURA CONTEMPORÂNEA, V.15, N.41, 2018 HTTP://DX.DOI.ORG/10.5935/2238-1279.20180081 SANTOS, A. M. M.; AZEVEDO, P. B. 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