Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

O QUE SÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS SEGUNDO OS TRABALHOS PUBLICADOS NO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO ESCOLAR, ENSINO ESCOLAR, MÉTODO DE ENSINO ESCOLAR, , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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      O QUE SÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS SEGUNDO OS TRABALHOS \r\n
      PUBLICADOS NO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE \r\n
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      NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR MAIS CONTEXTUALIZADA E ATRATIVA PARA OS ALUNOS, É NECESSÁRIO \r\n
      QUE OS PROFESSORES UTILIZEM DIFERENTES MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM (BRASIL, 1999; 2017). \r\n
      FRENTE A ISSO, ACREDITA-SE QUE O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS (OS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES), PODEM \r\n
      CONTRIBUIR COM A AMPLIAÇÃO DO REPERTORIO METODOLÓGICO DOS PROFESSORES (JACOBUCCI, 2008). OS \r\n
      ESPAÇOS NÃO FORMAIS SÃO TODOS AQUELES ESPAÇOS QUE NÃO FORAM CRIADOS PARA A PRÁTICA DE ENSINO ESCOLAR, \r\n
      MAS NELES HÁ ELEMENTOS QUE PODEM SER UTILIZADOS PARA ESSE ENSINO. MUSEUS, ZOOLÓGICOS, PRAÇA, \r\n
      PLANETÁRIO SÃO ALGUNS DOS EXEMPLOS DESSES ESPAÇOS (SILVA; SANTOS, 2021). PODEMOS CLASSIFICADOS\r\n
      OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS EM: 1. NATURAIS; 2. CONSTRUÍDOS PELO HOMEM; E 3. MISTOS. OS ESPAÇOS NÃO \r\n
      FORMAIS NATURAIS SÃO AQUELES CRIADOS PELA NATUREZA, COMO UMA FLORESTA, POR EXEMPLO. OS CONSTRUÍDOS \r\n
      PELO HOMEM SÃO AQUELES ESPAÇOS CRIADOS COM FINALIDADE DE LAZER, ENTRETENIMENTO, INDÚSTRIA, SERVIÇO,\r\n
      COMO UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA, POR EXEMPLO. JÁ OS MISTOS, SÃO AQUELES ESPAÇOS NATURAIS QUE \r\n
      SOFRERAM MODIFICAÇÕES PELA ESPÉCIE HUMANA, COMO POR EXEMPLO, UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA A PRÁTICA DE\r\n
      ECOTURISMO. FRENTE AO EXPOSTO, ESTE RESUMO DISCORRE SOBRE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA NO ANO DE 2021 \r\n
      COM O OBJETIVO DE CONHECER E ANALISAR O QUE SÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS, SEGUNDO OS TRABALHOS PUBLICADOS \r\n
      NO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, REALIZADO NO ANO DE 2021. NA PERSPECTIVA DESTE \r\n
      OBJETIVO, ESTA PESQUISA É CLASSIFICADA COMO PESQUISA QUALITATIVA, EM RELAÇÃO A SUA ABORDAGEM, PESQUISA \r\n
      BIBLIOGRÁFICA, EM RELAÇÃO AO SEU OBJETIVO, E PESQUISA DE LEVANTAMENTO, EM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS\r\n
      (GIL, 2010). ASSIM, FOI DESENVOLVIDA CONFORME AS SEGUINTES ETAPAS: 1. BUSCA DE ARTIGOS NOS ANAIS DO \r\n
      EVENTO; 2. LEITURA E ANÁLISE DESSES TRABALHOS; E 3. CATEGORIZAÇÃO DOS DADOS. OS ARTIGOS AQUI ANALISADOS \r\n
      ESTÃO DISPONÍVEIS DE FORMA ONLINE NOS ANAIS DESSE EVENTO, E ESTÃO CLASSIFICADOS DENTRO DE TRÊS \r\n
      MODALIDADES: 1. RELATO DE PESQUISA ACADÊMICA; 2. RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE; E 3. PRODUÇÃO DE \r\n
      MATERIAL DIDÁTICO. E CADA UMA DESSAS MODALIDADES SE SUBDIVIDEM EM OITO ÁREAS TEMÁTICAS. PARA \r\n
      SELECIONAR OS ARTIGOS DESEJADOS, PRIMEIRO ACESSOU-SE O LINK DE CADA UMA DESSAS TRÊS MODALIDADES E, \r\n
      POSTERIORMENTE, ACESSOU-SE OS ARTIGOS DISPONÍVEIS DENTRO DA ÁREA TEMÁTICA “ENSINO DE CIÊNCIAS E \r\n
      BIOLOGIA EM ESPAÇOS ESCOLARES E DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA”, PRESENTE EM CADA UMA DESSAS \r\n
      MODALIDADES DE TRABALHOS. NESSA EDIÇÃO, ESSE EVENTO PUBLICOU 568 TRABALHOS, SENDO QUE 65 DELES, \r\n
      FORAM PUBLICADOS NA ÁREA TEMÁTICA “ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES E DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA”. DESSES 65 TRABALHOS, 39 FORAM PUBLICADOS NA MODALIDADE RELATO DE PESQUISA \r\n
      ACADÊMICA, 18 NA MODALIDADE RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOCENTE E 8 NA MODALIDADE SOBRE PRODUÇÃO DE \r\n
      MATERIAL DIDÁTICO. PARA ANALISAR ESSES 65 TRABALHOS, A PESQUISA ELABOROU QUATRO CATEGORIAS A PRIORI. SÃO \r\n
      ELAS: 1. TRAZ A EXPRESSÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO TÍTULO DO TRABALHO OU NAS PALAVRAS-CHAVE; 2. DIZ O QUE \r\n
      SÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS; 3. CITA EXEMPLOS DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS; E 4. USOU UM ESPAÇO NÃO FORMAL \r\n
      PARA DESENVOLVER O TRABALHO APRESENTADO NO EVENTO. FRENTE A ESSE ARRANJO METODOLÓGICO, A PESQUISA \r\n
      OBTEVE OS SEGUINTES RESULTADOS: SOBRE A CATEGORIA “TRAZ A EXPRESSÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO TÍTULO DO \r\n
      TRABALHO OU NAS PALAVRAS-CHAVES”, DOS 65 TRABALHOS PUBLICADOS, 35,4% (23 N) CITARAM O TERMO ESPAÇOS \r\n
      NÃO FORMAIS NO TÍTULO E/OU NAS PALAVRAS-CHAVES. EM RELAÇÃO A CATEGORIA “DIZ O QUE SÃO ESPAÇOS NÃO \r\n
      FORMAIS”, 10,8% (7 N) DOS TRABALHOS DISSERAM O QUE SÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS. E EM RELAÇÃO A CATEGORIA \r\n
      “CITA EXEMPLOS DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS”, 46,1% (30 N) DOS TRABALHOS APRESENTARAM EXEMPLOS DE \r\n
      ESPAÇOS NÃO FORMAIS, E OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS QUE ESSES TRABALHOS CITARAM, SÃO OS QUE ESTÃO EXPOSTOS \r\n
      DO QUADRO 1.\r\n
      ESPAÇO NÃO FORMAL CITADO NÚMERO DE TRABALHOS QUE CITOU O ESPAÇO NÃO FORMAL\r\n
      MUSEUS 28\r\n
      ESPAÇOS DE LAZER 15\r\n
      CENTROS DE CIÊNCIAS 8\r\n
      ZOOLÓGICOS 8\r\n
      PARQUE NACIONAIS 7\r\n
      JARDIM BOTÂNICO 3\r\n
      INSTITUTOS DE PESQUISA 3\r\n
      PLANETÁRIOS 3\r\n
      PLANTAÇÃO AGRÍCOLA 3\r\n
      TRILHA ECOLÓGICA 2\r\n
      PRAÇA 2\r\n
      CAVERNAS 2\r\n
      ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA 1\r\n
      VALE DOS BURITIS 1\r\n
      FLORESTAS 1\r\n
      PARQUE ESTADUAL 1\r\n
      PANTANAL SUL MATO-GROSSENSE 1\r\n
      RESERVA BIOLÓGICA 1\r\n
      SERRA DAS ARARAS 1\r\n
      FEIRA 1\r\n
      ASSOCIAÇÕES 1\r\n
      RUAS 1\r\n
      QUADRO 1. ESPAÇOS NÃO FORMAIS, CITADOS PELOS TRABALHOS ANALISADOS.\r\n
      JÁ EM RELAÇÃO A CATEGORIA “USOU UM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA DESENVOLVER O TRABALHO NO EVENTO”, 37% \r\n
      (24 N) DOS TRABALHOS CITARAM OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS QUE FORAM UTILIZADOS, E ESSES ESPAÇOS CITADOS SÃO \r\n
      OS QUE ESTÃO EXPOSTOS NO QUADRO 2. \r\n
      ESPAÇO NÃO FORMAL CITADO NÚMERO DE TRABALHOS QUE CITOU O ESPAÇO NÃO FORMAL\r\n
      MUSEUS 4\r\n
      AQUÁRIOS 3\r\n
      TRILHA INTERPRETATIVA 3\r\n
      JARDIM BOTÂNICO 2\r\n
      PARQUE NACIONAL 2\r\n
      LAGOA DO DINAH BORGES 1\r\n
      PARQUE ESTADUAL SUMAÚMA 1\r\n
      ZOOLÓGICO 1\r\n
      ORLA DO CAIS DE ALTAMIRA-PA 1\r\n
      FEIRA MUNICIPAL DE CAMETÁ 1\r\n
      RESTINGA 1\r\n
      LAGOA DO ROTEIRO 1\r\n
      MUSEU VIRTUAL 1\r\n
      JARDIM DA ESCOLA 1\r\n
      BAÍA DE GUANABARA 1\r\n
      QUADRO 2. ESPAÇOS NÃO FORMAIS, CITADOS PELOS TRABALHOS ANALISADOS.\r\n
      A PARTIR DESSA ANÁLISE FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O MUSEU, OS CENTROS DE CIÊNCIAS E OS ZOOLÓGICOS –\r\n
      ESPAÇOS NÃO FORMAIS ENCONTRADOS PRINCIPALMENTE EM GRANDES CENTROS URBANOS –, SÃO OS MAIS CITADOS\r\n
      ENTRE OS TRABALHOS PUBLICADOS NESSE EVENTO. FRENTE AO EXPOSTO, VALE RESSALTAR QUE É POSSÍVEL PARA O \r\n
      PROFESSOR ENCONTRAR ESPAÇOS NÃO FORMAIS EM QUALQUER LOCALIZAÇÃO NA QUAL A SUA ESCOLA ESTÁ INSERIDA. \r\n
      CONSIDERANDO QUE, ASSIM COMO DISCORRE JACOBOCCI (2008), OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS CONTRIBUEM PARA A \r\n
      PROMOÇÃO DE AÇÃO EDUCATIVA CONTEXTUALIZADA E ATRATIVA PARA OS ALUNOS, ENTENDE-SE SER NECESSÁRIO \r\n
      DESTACAR QUE, INDEPENDENTEMENTE DA LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA, O PROFESSOR SEMPRE TERÁ A POSSIBILIDADE DE \r\n
      USO DE UM ESPAÇO NÃO FORMAIS COM UM RIO, UMA LAGOA, UMA PASTAGEM, UMA PLANTAÇÃO AGRÍCOLA ENTRE \r\n
      MUITOS OUTROS EXEMPLOS. AO BUSCAR CONHECER O ENTORNO DA SUA ESCOLA, E COM UM PLANEJAMENTO \r\n
      ADEQUADO, O PROFESSOR PERCEBERÁ QUE SEMPRE HAVERÁ UMA POSSIBILIDADE PARA UMA AULA DE UM ESPAÇO \r\n
      NÃO FORMAL (SILVA; SANTOS, 2021). ESSE TRABALHO DE ANÁLISE PERCEBEU QUE O EVENTO TROUXE \r\n
      SIGNIFICATIVA QUANTIDADE DE EXEMPLOS DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS, NO ENTANTO, FOI PERCEBIDO TAMBÉM QUE \r\n
      UM TRABALHO, AO CITAR O JARDIM DA ESCOLA, CONFUNDE ESPAÇO NÃO FORMAL COM ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE \r\n
      ENSINO-APRENDIZAGEM. FRENTE AO EXPOSTO, A PESQUISA FOI CONCLUÍDA CONSIDERANDO QUE OS TRABALHOS \r\n
      PUBLICADOS NO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA CONSIDERAM ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO \r\n
      TODOS AQUELES ESPAÇOS NÃO ESCOLARES QUE, COM PLANEJAMENTO ADEQUADO, PODEM SER UTILIZADOS PARA A \r\n
      QUEBRA DE ROTINA DOS AMBIENTES ESCOLARES, PARA AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE RECURSOS E ESTRATÉGIAS \r\n
      DIDÁTICO-METODOLÓGICAS DOS PROFESSORES, PARA PROMOVER A PRÁTICA DO ENSINO-APRENDIZAGEM \r\n
      CONTEXTUALIZADO E POSSIBILITAR QUE OS ALUNOS AMPLIE SEUS OLHARES SOBRE A INTERCONEXÃO ENTRE O MUNDO \r\n
      ESCOLAR E O MUNDO PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA.
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      ECOTURISMO. FRENTE AO EXPOSTO, ESTE RESUMO DISCORRE SOBRE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA NO ANO DE 2021 \r\n
      COM O OBJETIVO DE CONHECER E ANALISAR O QUE SÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS, SEGUNDO OS TRABALHOS PUBLICADOS \r\n
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      OBJETIVO, ESTA PESQUISA É CLASSIFICADA COMO PESQUISA QUALITATIVA, EM RELAÇÃO A SUA ABORDAGEM, PESQUISA \r\n
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      (GIL, 2010). ASSIM, FOI DESENVOLVIDA CONFORME AS SEGUINTES ETAPAS: 1. BUSCA DE ARTIGOS NOS ANAIS DO \r\n
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      ESTÃO DISPONÍVEIS DE FORMA ONLINE NOS ANAIS DESSE EVENTO, E ESTÃO CLASSIFICADOS DENTRO DE TRÊS \r\n
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      MATERIAL DIDÁTICO. E CADA UMA DESSAS MODALIDADES SE SUBDIVIDEM EM OITO ÁREAS TEMÁTICAS. PARA \r\n
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      MATERIAL DIDÁTICO. PARA ANALISAR ESSES 65 TRABALHOS, A PESQUISA ELABOROU QUATRO CATEGORIAS A PRIORI. SÃO \r\n
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      SÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS; 3. CITA EXEMPLOS DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS; E 4. USOU UM ESPAÇO NÃO FORMAL \r\n
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      A PARTIR DESSA ANÁLISE FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O MUSEU, OS CENTROS DE CIÊNCIAS E OS ZOOLÓGICOS –\r\n
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

NA PERSPECTIVA DE UMA EDUCAÇÃO ESCOLAR MAIS CONTEXTUALIZADA E ATRATIVA PARA OS ALUNOS, É NECESSÁRIO QUE OS PROFESSORES UTILIZEM DIFERENTES MÉTODOS DE ENSINO-APRENDIZAGEM (BRASIL, 1999; 2017). FRENTE A ISSO, ACREDITA-SE QUE O USO DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS (OS ESPAÇOS NÃO ESCOLARES), PODEM CONTRIBUIR COM A AMPLIAÇÃO DO REPERTORIO METODOLÓGICO DOS PROFESSORES (JACOBUCCI, 2008). OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS SÃO TODOS AQUELES ESPAÇOS QUE NÃO FORAM CRIADOS PARA A PRÁTICA DE ENSINO ESCOLAR, MAS NELES HÁ ELEMENTOS QUE PODEM SER UTILIZADOS PARA ESSE ENSINO. MUSEUS, ZOOLÓGICOS, PRAÇA, PLANETÁRIO SÃO ALGUNS DOS EXEMPLOS DESSES ESPAÇOS (SILVA; SANTOS, 2021). PODEMOS CLASSIFICADOS OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS EM: 1. NATURAIS; 2. CONSTRUÍDOS PELO HOMEM; E 3. MISTOS. OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS NATURAIS SÃO AQUELES CRIADOS PELA NATUREZA, COMO UMA FLORESTA, POR EXEMPLO. OS CONSTRUÍDOS PELO HOMEM SÃO AQUELES ESPAÇOS CRIADOS COM FINALIDADE DE LAZER, ENTRETENIMENTO, INDÚSTRIA, SERVIÇO, COMO UMA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA, POR EXEMPLO. JÁ OS MISTOS, SÃO AQUELES ESPAÇOS NATURAIS QUE SOFRERAM MODIFICAÇÕES PELA ESPÉCIE HUMANA, COMO POR EXEMPLO, UMA TRILHA ECOLÓGICA PARA A PRÁTICA DE ECOTURISMO. FRENTE AO EXPOSTO, ESTE RESUMO DISCORRE SOBRE UMA PESQUISA DESENVOLVIDA NO ANO DE 2021 COM O OBJETIVO DE CONHECER E ANALISAR O QUE SÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS, SEGUNDO OS TRABALHOS PUBLICADOS NO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA, REALIZADO NO ANO DE 2021. NA PERSPECTIVA DESTE OBJETIVO, ESTA PESQUISA É CLASSIFICADA COMO PESQUISA QUALITATIVA, EM RELAÇÃO A SUA ABORDAGEM, PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EM RELAÇÃO AO SEU OBJETIVO, E PESQUISA DE LEVANTAMENTO, EM RELAÇÃO AOS PROCEDIMENTOS (GIL, 2010). ASSIM, FOI DESENVOLVIDA CONFORME AS SEGUINTES ETAPAS: 1. BUSCA DE ARTIGOS NOS ANAIS DO EVENTO; 2. LEITURA E ANÁLISE DESSES TRABALHOS; E 3. CATEGORIZAÇÃO DOS DADOS. OS ARTIGOS AQUI ANALISADOS ESTÃO DISPONÍVEIS DE FORMA ONLINE NOS ANAIS DESSE EVENTO, E ESTÃO CLASSIFICADOS DENTRO DE TRÊS MODALIDADES: 1. RELATO DE PESQUISA ACADÊMICA; 2. RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE; E 3. PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO. E CADA UMA DESSAS MODALIDADES SE SUBDIVIDEM EM OITO ÁREAS TEMÁTICAS. PARA SELECIONAR OS ARTIGOS DESEJADOS, PRIMEIRO ACESSOU-SE O LINK DE CADA UMA DESSAS TRÊS MODALIDADES E, POSTERIORMENTE, ACESSOU-SE OS ARTIGOS DISPONÍVEIS DENTRO DA ÁREA TEMÁTICA “ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESPAÇOS ESCOLARES E DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA”, PRESENTE EM CADA UMA DESSAS MODALIDADES DE TRABALHOS. NESSA EDIÇÃO, ESSE EVENTO PUBLICOU 568 TRABALHOS, SENDO QUE 65 DELES, FORAM PUBLICADOS NA ÁREA TEMÁTICA “ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES E DE DIVULGAÇÃO CIENTIFICA”. DESSES 65 TRABALHOS, 39 FORAM PUBLICADOS NA MODALIDADE RELATO DE PESQUISA ACADÊMICA, 18 NA MODALIDADE RELATOS DE EXPERIÊNCIA DOCENTE E 8 NA MODALIDADE SOBRE PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO. PARA ANALISAR ESSES 65 TRABALHOS, A PESQUISA ELABOROU QUATRO CATEGORIAS A PRIORI. SÃO ELAS: 1. TRAZ A EXPRESSÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO TÍTULO DO TRABALHO OU NAS PALAVRAS-CHAVE; 2. DIZ O QUE SÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS; 3. CITA EXEMPLOS DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS; E 4. USOU UM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA DESENVOLVER O TRABALHO APRESENTADO NO EVENTO. FRENTE A ESSE ARRANJO METODOLÓGICO, A PESQUISA OBTEVE OS SEGUINTES RESULTADOS: SOBRE A CATEGORIA “TRAZ A EXPRESSÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO TÍTULO DO TRABALHO OU NAS PALAVRAS-CHAVES”, DOS 65 TRABALHOS PUBLICADOS, 35,4% (23 N) CITARAM O TERMO ESPAÇOS NÃO FORMAIS NO TÍTULO E/OU NAS PALAVRAS-CHAVES. EM RELAÇÃO A CATEGORIA “DIZ O QUE SÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS”, 10,8% (7 N) DOS TRABALHOS DISSERAM O QUE SÃO ESPAÇOS NÃO FORMAIS. E EM RELAÇÃO A CATEGORIA “CITA EXEMPLOS DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS”, 46,1% (30 N) DOS TRABALHOS APRESENTARAM EXEMPLOS DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS, E OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS QUE ESSES TRABALHOS CITARAM, SÃO OS QUE ESTÃO EXPOSTOS DO QUADRO 1. ESPAÇO NÃO FORMAL CITADO NÚMERO DE TRABALHOS QUE CITOU O ESPAÇO NÃO FORMAL MUSEUS 28 ESPAÇOS DE LAZER 15 CENTROS DE CIÊNCIAS 8 ZOOLÓGICOS 8 PARQUE NACIONAIS 7 JARDIM BOTÂNICO 3 INSTITUTOS DE PESQUISA 3 PLANETÁRIOS 3 PLANTAÇÃO AGRÍCOLA 3 TRILHA ECOLÓGICA 2 PRAÇA 2 CAVERNAS 2 ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ÁGUA 1 VALE DOS BURITIS 1 FLORESTAS 1 PARQUE ESTADUAL 1 PANTANAL SUL MATO-GROSSENSE 1 RESERVA BIOLÓGICA 1 SERRA DAS ARARAS 1 FEIRA 1 ASSOCIAÇÕES 1 RUAS 1 QUADRO 1. ESPAÇOS NÃO FORMAIS, CITADOS PELOS TRABALHOS ANALISADOS. JÁ EM RELAÇÃO A CATEGORIA “USOU UM ESPAÇO NÃO FORMAL PARA DESENVOLVER O TRABALHO NO EVENTO”, 37% (24 N) DOS TRABALHOS CITARAM OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS QUE FORAM UTILIZADOS, E ESSES ESPAÇOS CITADOS SÃO OS QUE ESTÃO EXPOSTOS NO QUADRO 2. ESPAÇO NÃO FORMAL CITADO NÚMERO DE TRABALHOS QUE CITOU O ESPAÇO NÃO FORMAL MUSEUS 4 AQUÁRIOS 3 TRILHA INTERPRETATIVA 3 JARDIM BOTÂNICO 2 PARQUE NACIONAL 2 LAGOA DO DINAH BORGES 1 PARQUE ESTADUAL SUMAÚMA 1 ZOOLÓGICO 1 ORLA DO CAIS DE ALTAMIRA-PA 1 FEIRA MUNICIPAL DE CAMETÁ 1 RESTINGA 1 LAGOA DO ROTEIRO 1 MUSEU VIRTUAL 1 JARDIM DA ESCOLA 1 BAÍA DE GUANABARA 1 QUADRO 2. ESPAÇOS NÃO FORMAIS, CITADOS PELOS TRABALHOS ANALISADOS. A PARTIR DESSA ANÁLISE FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE O MUSEU, OS CENTROS DE CIÊNCIAS E OS ZOOLÓGICOS – ESPAÇOS NÃO FORMAIS ENCONTRADOS PRINCIPALMENTE EM GRANDES CENTROS URBANOS –, SÃO OS MAIS CITADOS ENTRE OS TRABALHOS PUBLICADOS NESSE EVENTO. FRENTE AO EXPOSTO, VALE RESSALTAR QUE É POSSÍVEL PARA O PROFESSOR ENCONTRAR ESPAÇOS NÃO FORMAIS EM QUALQUER LOCALIZAÇÃO NA QUAL A SUA ESCOLA ESTÁ INSERIDA. CONSIDERANDO QUE, ASSIM COMO DISCORRE JACOBOCCI (2008), OS ESPAÇOS NÃO FORMAIS CONTRIBUEM PARA A PROMOÇÃO DE AÇÃO EDUCATIVA CONTEXTUALIZADA E ATRATIVA PARA OS ALUNOS, ENTENDE-SE SER NECESSÁRIO DESTACAR QUE, INDEPENDENTEMENTE DA LOCALIZAÇÃO DA ESCOLA, O PROFESSOR SEMPRE TERÁ A POSSIBILIDADE DE USO DE UM ESPAÇO NÃO FORMAIS COM UM RIO, UMA LAGOA, UMA PASTAGEM, UMA PLANTAÇÃO AGRÍCOLA ENTRE MUITOS OUTROS EXEMPLOS. AO BUSCAR CONHECER O ENTORNO DA SUA ESCOLA, E COM UM PLANEJAMENTO ADEQUADO, O PROFESSOR PERCEBERÁ QUE SEMPRE HAVERÁ UMA POSSIBILIDADE PARA UMA AULA DE UM ESPAÇO NÃO FORMAL (SILVA; SANTOS, 2021). ESSE TRABALHO DE ANÁLISE PERCEBEU QUE O EVENTO TROUXE SIGNIFICATIVA QUANTIDADE DE EXEMPLOS DE ESPAÇOS NÃO FORMAIS, NO ENTANTO, FOI PERCEBIDO TAMBÉM QUE UM TRABALHO, AO CITAR O JARDIM DA ESCOLA, CONFUNDE ESPAÇO NÃO FORMAL COM ESTRATÉGIA METODOLÓGICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. FRENTE AO EXPOSTO, A PESQUISA FOI CONCLUÍDA CONSIDERANDO QUE OS TRABALHOS PUBLICADOS NO VIII ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA CONSIDERAM ESPAÇOS NÃO FORMAIS COMO TODOS AQUELES ESPAÇOS NÃO ESCOLARES QUE, COM PLANEJAMENTO ADEQUADO, PODEM SER UTILIZADOS PARA A QUEBRA DE ROTINA DOS AMBIENTES ESCOLARES, PARA AMPLIAR AS POSSIBILIDADES DE RECURSOS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICO-METODOLÓGICAS DOS PROFESSORES, PARA PROMOVER A PRÁTICA DO ENSINO-APRENDIZAGEM CONTEXTUALIZADO E POSSIBILITAR QUE OS ALUNOS AMPLIE SEUS OLHARES SOBRE A INTERCONEXÃO ENTRE O MUNDO ESCOLAR E O MUNDO PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA.

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