Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

A EJA NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/UFPR - BIOLOGIA NO CEEBJA PAULO FREIRE

Palavra-chaves: PIBID BIOLOGIA, EJA, ENSINO REMOTO, PLANOS DE AULA, PANDEMIA Pôster (PO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84541
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 449
    "inscrito_id" => 505
    "titulo" => "A EJA  NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/UFPR - BIOLOGIA NO CEEBJA PAULO FREIRE"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DA ATUAÇÃO DO SUBPROJETO DO PIBID BIOLOGIA, REALIZADO NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS PAULO FREIRE, AS ATIVIDADES INICIARAM EM OUTUBRO DE 2020 DE FORMA REMOTA EM FUNÇÃO DAS LIMITAÇÕES ESTABELECIDAS PELA PANDEMIA DE COVID-19. EM UM PRIMEIRO MOMENTO O PROGRAMA FOCOU NA FORMAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS(AS), SENDO PROPOSTAS DIVERSAS LEITURAS QUE PROPORCIONARAM NOVAS LINHAS DE CONHECIMENTO PARA COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA, TAIS QUAIS COMO: FORMAÇÃO TEÓRICA EM EPISTEMOLOGIAS DA CIÊNCIA, COM AUTORES TAIS COMO HUMBERTO MATURANA, FRITJOF CAPRA E EDGAR MORIN, ENTRE OUTROS. ALÉM DISSO, AINDA NO INÍCIO HOUVE UMA FAMILIARIZAÇÃO COM O CONTEXTO DA EJA, NOS ENCONTROS COM A SUPERVISORA, NO QUAL FOCOU-SE EM EXPLICAR E MOSTRAR A REALIDADE DESTES ALUNOS(AS). EM CONSEGUINTE, FOI PROPOSTO AOS ESTAGIÁRIOS(AS) CONSTRUÍREM PLANOS DE AULA COM TEMAS PREVIAMENTE ESTABELECIDOS QUE POSTERIORMENTE SERIAM APLICADOS. DESSE MODO FORAM ADAPTADAS AULAS PARA O ENSINO REMOTO, NAS QUAIS, ESTIVERAM PRESENTE A REALIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS, QUESTIONÁRIOS E UTILIZAÇÃO DE OUTRAS PLATAFORMAS DIGITAIS PARA DEIXAR AS ATIVIDADES MAIS DINÂMICAS. APÓS AS AULAS DOS(AS) PIBIDIANOS(AS), CONSTATOU-SE DIFICULDADES DE ACESSO POR GRANDE PARTE DOS ALUNOS(AS) DO CEEBJA, COMO POR EXEMPLO, COMPREENDER O CONTEÚDO PELO MATERIAL DISPONIBILIZADO OU ATÉ MESMO DIFICULDADES EM ACESSAR AS PLATAFORMAS REMOTAS. A PARTIR DISSO, NOTAMOS QUE AS ESPECIFICIDADES DA EJA E A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO PROPORCIONAM UMA EXPERIÊNCIA ÓTIMA DE COMO REINVENTAR A MANEIRA DE DAR AULA PARA ATENDER AS NECESSIDADES DOS(AS) ALUNOS(AS) EM MEIO A UMA PANDEMIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "PIBID BIOLOGIA, EJA, ENSINO REMOTO, PLANOS DE AULA, PANDEMIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID505_26102021210207.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HENRIQUE DA SILVA GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "HENRIQUE "
    "autor_email" => "Henrique.hayanne@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84541
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 449
    "inscrito_id" => 505
    "titulo" => "A EJA  NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/UFPR - BIOLOGIA NO CEEBJA PAULO FREIRE"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DA ATUAÇÃO DO SUBPROJETO DO PIBID BIOLOGIA, REALIZADO NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS PAULO FREIRE, AS ATIVIDADES INICIARAM EM OUTUBRO DE 2020 DE FORMA REMOTA EM FUNÇÃO DAS LIMITAÇÕES ESTABELECIDAS PELA PANDEMIA DE COVID-19. EM UM PRIMEIRO MOMENTO O PROGRAMA FOCOU NA FORMAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS(AS), SENDO PROPOSTAS DIVERSAS LEITURAS QUE PROPORCIONARAM NOVAS LINHAS DE CONHECIMENTO PARA COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA, TAIS QUAIS COMO: FORMAÇÃO TEÓRICA EM EPISTEMOLOGIAS DA CIÊNCIA, COM AUTORES TAIS COMO HUMBERTO MATURANA, FRITJOF CAPRA E EDGAR MORIN, ENTRE OUTROS. ALÉM DISSO, AINDA NO INÍCIO HOUVE UMA FAMILIARIZAÇÃO COM O CONTEXTO DA EJA, NOS ENCONTROS COM A SUPERVISORA, NO QUAL FOCOU-SE EM EXPLICAR E MOSTRAR A REALIDADE DESTES ALUNOS(AS). EM CONSEGUINTE, FOI PROPOSTO AOS ESTAGIÁRIOS(AS) CONSTRUÍREM PLANOS DE AULA COM TEMAS PREVIAMENTE ESTABELECIDOS QUE POSTERIORMENTE SERIAM APLICADOS. DESSE MODO FORAM ADAPTADAS AULAS PARA O ENSINO REMOTO, NAS QUAIS, ESTIVERAM PRESENTE A REALIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS, QUESTIONÁRIOS E UTILIZAÇÃO DE OUTRAS PLATAFORMAS DIGITAIS PARA DEIXAR AS ATIVIDADES MAIS DINÂMICAS. APÓS AS AULAS DOS(AS) PIBIDIANOS(AS), CONSTATOU-SE DIFICULDADES DE ACESSO POR GRANDE PARTE DOS ALUNOS(AS) DO CEEBJA, COMO POR EXEMPLO, COMPREENDER O CONTEÚDO PELO MATERIAL DISPONIBILIZADO OU ATÉ MESMO DIFICULDADES EM ACESSAR AS PLATAFORMAS REMOTAS. A PARTIR DISSO, NOTAMOS QUE AS ESPECIFICIDADES DA EJA E A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO PROPORCIONAM UMA EXPERIÊNCIA ÓTIMA DE COMO REINVENTAR A MANEIRA DE DAR AULA PARA ATENDER AS NECESSIDADES DOS(AS) ALUNOS(AS) EM MEIO A UMA PANDEMIA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "PIBID BIOLOGIA, EJA, ENSINO REMOTO, PLANOS DE AULA, PANDEMIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD4_SA101_ID505_26102021210207.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "HENRIQUE DA SILVA GONÇALVES"
    "autor_nome_curto" => "HENRIQUE "
    "autor_email" => "Henrique.hayanne@hotmail."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DA ATUAÇÃO DO SUBPROJETO DO PIBID BIOLOGIA, REALIZADO NO CENTRO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA DE JOVENS E ADULTOS PAULO FREIRE, AS ATIVIDADES INICIARAM EM OUTUBRO DE 2020 DE FORMA REMOTA EM FUNÇÃO DAS LIMITAÇÕES ESTABELECIDAS PELA PANDEMIA DE COVID-19. EM UM PRIMEIRO MOMENTO O PROGRAMA FOCOU NA FORMAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS(AS), SENDO PROPOSTAS DIVERSAS LEITURAS QUE PROPORCIONARAM NOVAS LINHAS DE CONHECIMENTO PARA COMPLEMENTAÇÃO ACADÊMICA, TAIS QUAIS COMO: FORMAÇÃO TEÓRICA EM EPISTEMOLOGIAS DA CIÊNCIA, COM AUTORES TAIS COMO HUMBERTO MATURANA, FRITJOF CAPRA E EDGAR MORIN, ENTRE OUTROS. ALÉM DISSO, AINDA NO INÍCIO HOUVE UMA FAMILIARIZAÇÃO COM O CONTEXTO DA EJA, NOS ENCONTROS COM A SUPERVISORA, NO QUAL FOCOU-SE EM EXPLICAR E MOSTRAR A REALIDADE DESTES ALUNOS(AS). EM CONSEGUINTE, FOI PROPOSTO AOS ESTAGIÁRIOS(AS) CONSTRUÍREM PLANOS DE AULA COM TEMAS PREVIAMENTE ESTABELECIDOS QUE POSTERIORMENTE SERIAM APLICADOS. DESSE MODO FORAM ADAPTADAS AULAS PARA O ENSINO REMOTO, NAS QUAIS, ESTIVERAM PRESENTE A REALIZAÇÃO DE MAPAS MENTAIS, QUESTIONÁRIOS E UTILIZAÇÃO DE OUTRAS PLATAFORMAS DIGITAIS PARA DEIXAR AS ATIVIDADES MAIS DINÂMICAS. APÓS AS AULAS DOS(AS) PIBIDIANOS(AS), CONSTATOU-SE DIFICULDADES DE ACESSO POR GRANDE PARTE DOS ALUNOS(AS) DO CEEBJA, COMO POR EXEMPLO, COMPREENDER O CONTEÚDO PELO MATERIAL DISPONIBILIZADO OU ATÉ MESMO DIFICULDADES EM ACESSAR AS PLATAFORMAS REMOTAS. A PARTIR DISSO, NOTAMOS QUE AS ESPECIFICIDADES DA EJA E A NECESSIDADE DE ADAPTAÇÃO PROPORCIONAM UMA EXPERIÊNCIA ÓTIMA DE COMO REINVENTAR A MANEIRA DE DAR AULA PARA ATENDER AS NECESSIDADES DOS(AS) ALUNOS(AS) EM MEIO A UMA PANDEMIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.