Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

OFICINAS REMOTAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA

Palavra-chaves: CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, ENSINO REMOTO, , Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 84910
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 86
    "inscrito_id" => 1490
    "titulo" => "OFICINAS REMOTAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA), ASSIM COMO OS DEMAIS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO BRASILEIROS, OFERTOU NO ANO LETIVO DE 2020 A MAIORIA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS NO FORMATO REMOTO, EM RESPOSTA À NECESSIDADE DE MANTER O ISOLAMENTO SOCIAL E EVITAR A PROPAGAÇÃO DO VÍRUS DA COVID-19, PROVOCADOR DA PANDEMIA QUE ASSOLOU O MUNDO. DENTRE AS DISCIPLINAS OFERTADAS AOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, DA FACULDADE DE MATEMÁTICA (FAMAT) ESTÁ FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, QUE DESTINOU UMA PARTE DA CARGA HORÁRIA PARA UMA ATIVIDADE QUE JUSTIFICOU E DEU ORIGEM A ESTE ESTUDO, CUJO OBJETIVO GERAL FOI ANALISAR OFICINAS COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REALIZADAS POR ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FAMAT/UNIFESSPA PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA EM MARABÁ, NO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A ABORDAGEM QUALITATIVA COM BASE EM MINAYO (2007). A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, EM UMA TURMA DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SITUADA NO REFERIDO ESTADO, NO DECORRER DAS AULAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO SUPRACITADO CURSO E ESTADO. A TURMA OBSERVADA TINHA TRINTA E UM ALUNOS, UM PROFESSOR DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO, DOIS ESTAGIÁRIOS E UMA PROFESSORA ORIENTADORA DE ESTÁGIO DO CURSO EM QUESTÃO. O ESTUDO FOI REALIZADO ENTRE OS MESES DE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2020. PARA ANALISAR OS DADOS COLETADOS FORAM USADOS COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA VÁRIOS AUTORES, TAIS COMO DIAS (2021), SANTOS (2020), VIEIRA E SILVA (2020) E CAZAL (2021). DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS E DISCUSSÕES DESTACAM-SE QUE FORAM PLANEJADAS PELOS ESTAGIÁRIOS QUINZE OFICINAS, CONTEMPLANDO AS CINCO UNIDADES TEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC (NÚMEROS; ÁLGEBRA; GEOMETRIA; GRANDEZAS E MEDIDAS; E PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA). DANDO INÍCIO AOS TRABALHOS, ELES CRIARAM GRUPOS PARA AS TURMAS NO APLICATIVO WHATSAPP, PARA A CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES E TURMAS NO GOOGLE CLASSROOM, PARA DISPONIBILIZAR OS MATERIAIS UTILIZADOS NAS OFICINAS E VIDEOAULAS. NO DECORRER DE CADA OFICINA, EM CADA UNIDADE TEMÁTICA, OBSERVOU-SE COMO PRINCIPAIS RESULTADOS: I) NÚMEROS: AS OFICINAS DESTA UNIDADE TEMÁTICA OCORRERAM NOS DIAS 01, 02 E 08 DE OUTUBRO DE 2020. NELAS, OS CONTEÚDOS ABORDADOS FORAM: OPERAÇÕES BÁSICAS, POTENCIAÇÃO, PROGRESSÃO ARITMÉTICA E GEOMÉTRICA, SENDO OS DOIS PRIMEIROS DIAS DE CONTEÚDO E O ÚLTIMO PARA RESOLUÇÕES DE EXERCÍCIOS. TODAS AS OFICINAS FORAM EXECUTADAS EM MEIO REMOTO, ATRAVÉS DO APLICATIVO GOOGLE MEET. OS ESTAGIÁRIOS USARAM RECURSOS DIGITAIS, COMO APRESENTAÇÕES EM SLIDES DA PLATAFORMA MICROSOFT POWERPOINT, GOOGLE CLASSROON, WHATSAPP E SUAS FERRAMENTAS PARA ESCRITA ONLINE. É IMPORTANTE DESTACAR QUE AS AULAS OCORRERAM DE MANEIRA NATURAL E FLUIDA E OS ESTAGIÁRIOS SE MOSTRARAM INTERESSADOS NO APRENDIZADO DOS ALUNOS AO UTILIZAR MEIOS DIFERENTES PARA QUE TODOS PUDESSEM COMPREENDER O ASSUNTO. HOUVERAM MOMENTOS DE FEEDBACK DOS ALUNOS SOBRE AS AULAS QUE ESTAVAM SENDO REALIZADAS E SOBRE OS ESTAGIÁRIOS. II) ÁLGEBRA: AS OFICINAS DESTA UNIDADE TEMÁTICA OCORRERAM NOS DIAS 09, 15 E 16 DE OUTUBRO DE 2020. NELAS, OS CONTEÚDOS ABORDADOS FORAM: FUNÇÃO AFIM E FUNÇÃO DO 2º GRAU, SENDO OS DOIS PRIMEIROS DIAS DE CONTEÚDO E O ÚLTIMO PARA RESOLUÇÕES DE EXERCÍCIOS. TODAS AS OFICINAS FORAM EXECUTADAS DA MESMA FORMA QUE A UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE, DURANTE TODAS AS AULAS, OS ESTAGIÁRIOS BUSCARAM ESTABELECER DIÁLOGOS COM OS ALUNOS, O QUE COLABOROU PARA QUE AS AULAS SE TORNASSEM MAIS AGRADÁVEIS E DINÂMICAS. ALÉM DISSO, A ATIVIDADE RECREATIVA TRAZIDA POR UM DOS ESTAGIÁRIOS (SHOW DO MILHÃO), FOI UMA OPORTUNIDADE PARA INTERAGIR COM OS ALUNOS DE FORMA DESCONTRAÍDA, CRIANDO UMA ESPÉCIE DE VÍNCULO, ALÉM DE COLABORAR COM O APRENDIZADO, TANTO DO ALUNO COMO DO PROFESSOR. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE TODOS OS QUE ESTAVAM CONECTADOS, PARTICIPARAM DAS OFICINAS, MOSTRANDO DÚVIDAS E CONTRIBUINDO PARA A EXPLICAÇÃO. III) PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: AS OFICINAS DESTA UNIDADE TEMÁTICA OCORRERAM NOS DIAS 23 E 30 DE OUTUBRO DE 2020. NELAS, OS CONTEÚDOS ABORDADOS FORAM: MÉDIA, MÉDIA PONDERADA, MODA, MEDIANA E TIPOS DE GRÁFICOS, SENDO O PRIMEIRO DIA DE CONTEÚDO E O ÚLTIMO PARA RESOLUÇÕES DE EXERCÍCIOS. A METODOLOGIA E OS RECURSOS FORAM OS MESMOS UTILIZADOS NAS UNIDADES TEMÁTICAS ANTERIORES.  IV) GRANDEZAS E MEDIDAS: AS OFICINAS DESTA UNIDADE TEMÁTICA OCORRERAM NOS DIAS 30 DE OUTUBRO E 06 DE NOVEMBRO DE 2020. NELAS, OS CONTEÚDOS ABORDADOS FORAM: EQUAÇÕES DO 1º GRAU, SETE UNIDADES DE MEDIDAS BÁSICAS, CONVERSÃO DE MEDIDAS E VOLUME, SENDO O PRIMEIRO DIA DE CONTEÚDO E O ÚLTIMO PARA RESOLUÇÕES DE EXERCÍCIOS. TODAS AS OFICINAS FORAM EXECUTADAS EM MEIO REMOTO, USANDO OS RECURSOS DAS UNIDADES ANTERIORES. HOUVE UM DESAFIO SEMANAL, ONLINE, DISPONÍVEL POR APENAS 15 MINUTOS E O LINK FOI ENVIADO PELO CHAT DO PRÓPRIO APLICATIVO. V) GEOMETRIA: AS OFICINAS DESTA UNIDADE TEMÁTICA OCORRERAM NOS DIAS 06, 13 E 27 DE NOVEMBRO DE 2020. NELAS, OS CONTEÚDOS ABORDADOS FORAM: POLIEDROS, DISTÂNCIA DE DOIS PONTOS, SENDO DOIS DIAS DE CONTEÚDO E O ÚLTIMO PARA REVISÃO GERAL, RESOLUÇÕES DE EXERCÍCIOS E UM EXERCÍCIO FINAL AVALIATIVO COM AS CINCO UNIDADES TEMÁTICAS. SEGUIU-SE COM A MESMA ESTRATÉGIA E RECURSOS DAS UNIDADES TEMÁTICAS JÁ REALIZADAS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, DESTACA-SE QUE OS ESTAGIÁRIOS PROCURARAM ESTABELECER CONTATO COM OS ALUNOS SOLICITANDO A PARTICIPAÇÃO DELES DURANTE A RESOLUÇÃO DE ALGUNS EXEMPLOS, O QUE PODE SER CONSIDERADO COMO POSITIVO, POIS OS ESTIMULOU A PARTICIPAREM DAS OFICINAS. PERCEBEU-SE QUE O APOIO DA EQUIPE GESTORA, DO PROFESSOR DA ESCOLA E DA PROFESSORA DE ESTÁGIO DA FAMAT/UNIFESSPA, FORAM INDISPENSÁVEIS PARA A REALIZAÇÃO DE TODO O TRABALHO. RESSALTA-SE QUE FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE APESAR DO ENSINO TER OCORRIDO COM ALGUMAS DIFICULDADES, TENDO EM VISTA A DISPONIBILIZAÇÃO DE INTERNET PARA TODOS E/OU DE FALTA DE TECNOLOGIAS, OS ALUNOS AINDA PUDERAM TER ACESSO AO ENSINO E OBTIVERAM APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS TRABALHADOS. E PARA OS ESTAGIÁRIOS, PODE TER SIDO UMA OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR UMA PRÁTICA DOCENTE ASSOCIADA A UM CONTEXTO TÃO ATÍPICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, ENSINO REMOTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1490_22102021112140.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEAN CHAVES DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "JEAN"
    "autor_email" => "jeanchaves2@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 84910
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 86
    "inscrito_id" => 1490
    "titulo" => "OFICINAS REMOTAS: ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA"
    "resumo" => "A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA), ASSIM COMO OS DEMAIS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO BRASILEIROS, OFERTOU NO ANO LETIVO DE 2020 A MAIORIA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS NO FORMATO REMOTO, EM RESPOSTA À NECESSIDADE DE MANTER O ISOLAMENTO SOCIAL E EVITAR A PROPAGAÇÃO DO VÍRUS DA COVID-19, PROVOCADOR DA PANDEMIA QUE ASSOLOU O MUNDO. DENTRE AS DISCIPLINAS OFERTADAS AOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, DA FACULDADE DE MATEMÁTICA (FAMAT) ESTÁ FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, QUE DESTINOU UMA PARTE DA CARGA HORÁRIA PARA UMA ATIVIDADE QUE JUSTIFICOU E DEU ORIGEM A ESTE ESTUDO, CUJO OBJETIVO GERAL FOI ANALISAR OFICINAS COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REALIZADAS POR ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FAMAT/UNIFESSPA PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA EM MARABÁ, NO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A ABORDAGEM QUALITATIVA COM BASE EM MINAYO (2007). A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, EM UMA TURMA DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SITUADA NO REFERIDO ESTADO, NO DECORRER DAS AULAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO SUPRACITADO CURSO E ESTADO. A TURMA OBSERVADA TINHA TRINTA E UM ALUNOS, UM PROFESSOR DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO, DOIS ESTAGIÁRIOS E UMA PROFESSORA ORIENTADORA DE ESTÁGIO DO CURSO EM QUESTÃO. O ESTUDO FOI REALIZADO ENTRE OS MESES DE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2020. PARA ANALISAR OS DADOS COLETADOS FORAM USADOS COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA VÁRIOS AUTORES, TAIS COMO DIAS (2021), SANTOS (2020), VIEIRA E SILVA (2020) E CAZAL (2021). DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS E DISCUSSÕES DESTACAM-SE QUE FORAM PLANEJADAS PELOS ESTAGIÁRIOS QUINZE OFICINAS, CONTEMPLANDO AS CINCO UNIDADES TEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC (NÚMEROS; ÁLGEBRA; GEOMETRIA; GRANDEZAS E MEDIDAS; E PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA). DANDO INÍCIO AOS TRABALHOS, ELES CRIARAM GRUPOS PARA AS TURMAS NO APLICATIVO WHATSAPP, PARA A CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES E TURMAS NO GOOGLE CLASSROOM, PARA DISPONIBILIZAR OS MATERIAIS UTILIZADOS NAS OFICINAS E VIDEOAULAS. NO DECORRER DE CADA OFICINA, EM CADA UNIDADE TEMÁTICA, OBSERVOU-SE COMO PRINCIPAIS RESULTADOS: I) NÚMEROS: AS OFICINAS DESTA UNIDADE TEMÁTICA OCORRERAM NOS DIAS 01, 02 E 08 DE OUTUBRO DE 2020. NELAS, OS CONTEÚDOS ABORDADOS FORAM: OPERAÇÕES BÁSICAS, POTENCIAÇÃO, PROGRESSÃO ARITMÉTICA E GEOMÉTRICA, SENDO OS DOIS PRIMEIROS DIAS DE CONTEÚDO E O ÚLTIMO PARA RESOLUÇÕES DE EXERCÍCIOS. TODAS AS OFICINAS FORAM EXECUTADAS EM MEIO REMOTO, ATRAVÉS DO APLICATIVO GOOGLE MEET. OS ESTAGIÁRIOS USARAM RECURSOS DIGITAIS, COMO APRESENTAÇÕES EM SLIDES DA PLATAFORMA MICROSOFT POWERPOINT, GOOGLE CLASSROON, WHATSAPP E SUAS FERRAMENTAS PARA ESCRITA ONLINE. É IMPORTANTE DESTACAR QUE AS AULAS OCORRERAM DE MANEIRA NATURAL E FLUIDA E OS ESTAGIÁRIOS SE MOSTRARAM INTERESSADOS NO APRENDIZADO DOS ALUNOS AO UTILIZAR MEIOS DIFERENTES PARA QUE TODOS PUDESSEM COMPREENDER O ASSUNTO. HOUVERAM MOMENTOS DE FEEDBACK DOS ALUNOS SOBRE AS AULAS QUE ESTAVAM SENDO REALIZADAS E SOBRE OS ESTAGIÁRIOS. II) ÁLGEBRA: AS OFICINAS DESTA UNIDADE TEMÁTICA OCORRERAM NOS DIAS 09, 15 E 16 DE OUTUBRO DE 2020. NELAS, OS CONTEÚDOS ABORDADOS FORAM: FUNÇÃO AFIM E FUNÇÃO DO 2º GRAU, SENDO OS DOIS PRIMEIROS DIAS DE CONTEÚDO E O ÚLTIMO PARA RESOLUÇÕES DE EXERCÍCIOS. TODAS AS OFICINAS FORAM EXECUTADAS DA MESMA FORMA QUE A UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE, DURANTE TODAS AS AULAS, OS ESTAGIÁRIOS BUSCARAM ESTABELECER DIÁLOGOS COM OS ALUNOS, O QUE COLABOROU PARA QUE AS AULAS SE TORNASSEM MAIS AGRADÁVEIS E DINÂMICAS. ALÉM DISSO, A ATIVIDADE RECREATIVA TRAZIDA POR UM DOS ESTAGIÁRIOS (SHOW DO MILHÃO), FOI UMA OPORTUNIDADE PARA INTERAGIR COM OS ALUNOS DE FORMA DESCONTRAÍDA, CRIANDO UMA ESPÉCIE DE VÍNCULO, ALÉM DE COLABORAR COM O APRENDIZADO, TANTO DO ALUNO COMO DO PROFESSOR. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE TODOS OS QUE ESTAVAM CONECTADOS, PARTICIPARAM DAS OFICINAS, MOSTRANDO DÚVIDAS E CONTRIBUINDO PARA A EXPLICAÇÃO. III) PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: AS OFICINAS DESTA UNIDADE TEMÁTICA OCORRERAM NOS DIAS 23 E 30 DE OUTUBRO DE 2020. NELAS, OS CONTEÚDOS ABORDADOS FORAM: MÉDIA, MÉDIA PONDERADA, MODA, MEDIANA E TIPOS DE GRÁFICOS, SENDO O PRIMEIRO DIA DE CONTEÚDO E O ÚLTIMO PARA RESOLUÇÕES DE EXERCÍCIOS. A METODOLOGIA E OS RECURSOS FORAM OS MESMOS UTILIZADOS NAS UNIDADES TEMÁTICAS ANTERIORES.  IV) GRANDEZAS E MEDIDAS: AS OFICINAS DESTA UNIDADE TEMÁTICA OCORRERAM NOS DIAS 30 DE OUTUBRO E 06 DE NOVEMBRO DE 2020. NELAS, OS CONTEÚDOS ABORDADOS FORAM: EQUAÇÕES DO 1º GRAU, SETE UNIDADES DE MEDIDAS BÁSICAS, CONVERSÃO DE MEDIDAS E VOLUME, SENDO O PRIMEIRO DIA DE CONTEÚDO E O ÚLTIMO PARA RESOLUÇÕES DE EXERCÍCIOS. TODAS AS OFICINAS FORAM EXECUTADAS EM MEIO REMOTO, USANDO OS RECURSOS DAS UNIDADES ANTERIORES. HOUVE UM DESAFIO SEMANAL, ONLINE, DISPONÍVEL POR APENAS 15 MINUTOS E O LINK FOI ENVIADO PELO CHAT DO PRÓPRIO APLICATIVO. V) GEOMETRIA: AS OFICINAS DESTA UNIDADE TEMÁTICA OCORRERAM NOS DIAS 06, 13 E 27 DE NOVEMBRO DE 2020. NELAS, OS CONTEÚDOS ABORDADOS FORAM: POLIEDROS, DISTÂNCIA DE DOIS PONTOS, SENDO DOIS DIAS DE CONTEÚDO E O ÚLTIMO PARA REVISÃO GERAL, RESOLUÇÕES DE EXERCÍCIOS E UM EXERCÍCIO FINAL AVALIATIVO COM AS CINCO UNIDADES TEMÁTICAS. SEGUIU-SE COM A MESMA ESTRATÉGIA E RECURSOS DAS UNIDADES TEMÁTICAS JÁ REALIZADAS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, DESTACA-SE QUE OS ESTAGIÁRIOS PROCURARAM ESTABELECER CONTATO COM OS ALUNOS SOLICITANDO A PARTICIPAÇÃO DELES DURANTE A RESOLUÇÃO DE ALGUNS EXEMPLOS, O QUE PODE SER CONSIDERADO COMO POSITIVO, POIS OS ESTIMULOU A PARTICIPAREM DAS OFICINAS. PERCEBEU-SE QUE O APOIO DA EQUIPE GESTORA, DO PROFESSOR DA ESCOLA E DA PROFESSORA DE ESTÁGIO DA FAMAT/UNIFESSPA, FORAM INDISPENSÁVEIS PARA A REALIZAÇÃO DE TODO O TRABALHO. RESSALTA-SE QUE FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE APESAR DO ENSINO TER OCORRIDO COM ALGUMAS DIFICULDADES, TENDO EM VISTA A DISPONIBILIZAÇÃO DE INTERNET PARA TODOS E/OU DE FALTA DE TECNOLOGIAS, OS ALUNOS AINDA PUDERAM TER ACESSO AO ENSINO E OBTIVERAM APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS TRABALHADOS. E PARA OS ESTAGIÁRIOS, PODE TER SIDO UMA OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR UMA PRÁTICA DOCENTE ASSOCIADA A UM CONTEXTO TÃO ATÍPICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => "CONTEÚDOS MATEMÁTICOS, FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS, ENSINO REMOTO, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV163_MD1_SA101_ID1490_22102021112140.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => "2022-04-12 08:11:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JEAN CHAVES DE MENEZES"
    "autor_nome_curto" => "JEAN"
    "autor_email" => "jeanchaves2@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA), ASSIM COMO OS DEMAIS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO BRASILEIROS, OFERTOU NO ANO LETIVO DE 2020 A MAIORIA DAS ATIVIDADES ACADÊMICAS NO FORMATO REMOTO, EM RESPOSTA À NECESSIDADE DE MANTER O ISOLAMENTO SOCIAL E EVITAR A PROPAGAÇÃO DO VÍRUS DA COVID-19, PROVOCADOR DA PANDEMIA QUE ASSOLOU O MUNDO. DENTRE AS DISCIPLINAS OFERTADAS AOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA, DA FACULDADE DE MATEMÁTICA (FAMAT) ESTÁ FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO, QUE DESTINOU UMA PARTE DA CARGA HORÁRIA PARA UMA ATIVIDADE QUE JUSTIFICOU E DEU ORIGEM A ESTE ESTUDO, CUJO OBJETIVO GERAL FOI ANALISAR OFICINAS COM CONTEÚDOS MATEMÁTICOS REALIZADAS POR ESTAGIÁRIOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA FAMAT/UNIFESSPA PARA ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA LOCALIZADA EM MARABÁ, NO ESTADO DO PARÁ (BRASIL). A METODOLOGIA UTILIZADA FOI A ABORDAGEM QUALITATIVA COM BASE EM MINAYO (2007). A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, EM UMA TURMA DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA SITUADA NO REFERIDO ESTADO, NO DECORRER DAS AULAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO DO SUPRACITADO CURSO E ESTADO. A TURMA OBSERVADA TINHA TRINTA E UM ALUNOS, UM PROFESSOR DA ESCOLA CAMPO DE ESTÁGIO, DOIS ESTAGIÁRIOS E UMA PROFESSORA ORIENTADORA DE ESTÁGIO DO CURSO EM QUESTÃO. O ESTUDO FOI REALIZADO ENTRE OS MESES DE SETEMBRO A DEZEMBRO DE 2020. PARA ANALISAR OS DADOS COLETADOS FORAM USADOS COMO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA VÁRIOS AUTORES, TAIS COMO DIAS (2021), SANTOS (2020), VIEIRA E SILVA (2020) E CAZAL (2021). DENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS E DISCUSSÕES DESTACAM-SE QUE FORAM PLANEJADAS PELOS ESTAGIÁRIOS QUINZE OFICINAS, CONTEMPLANDO AS CINCO UNIDADES TEMÁTICAS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC (NÚMEROS; ÁLGEBRA; GEOMETRIA; GRANDEZAS E MEDIDAS; E PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA). DANDO INÍCIO AOS TRABALHOS, ELES CRIARAM GRUPOS PARA AS TURMAS NO APLICATIVO WHATSAPP, PARA A CIRCULAÇÃO DE INFORMAÇÕES E TURMAS NO GOOGLE CLASSROOM, PARA DISPONIBILIZAR OS MATERIAIS UTILIZADOS NAS OFICINAS E VIDEOAULAS. NO DECORRER DE CADA OFICINA, EM CADA UNIDADE TEMÁTICA, OBSERVOU-SE COMO PRINCIPAIS RESULTADOS: I) NÚMEROS: AS OFICINAS DESTA UNIDADE TEMÁTICA OCORRERAM NOS DIAS 01, 02 E 08 DE OUTUBRO DE 2020. NELAS, OS CONTEÚDOS ABORDADOS FORAM: OPERAÇÕES BÁSICAS, POTENCIAÇÃO, PROGRESSÃO ARITMÉTICA E GEOMÉTRICA, SENDO OS DOIS PRIMEIROS DIAS DE CONTEÚDO E O ÚLTIMO PARA RESOLUÇÕES DE EXERCÍCIOS. TODAS AS OFICINAS FORAM EXECUTADAS EM MEIO REMOTO, ATRAVÉS DO APLICATIVO GOOGLE MEET. OS ESTAGIÁRIOS USARAM RECURSOS DIGITAIS, COMO APRESENTAÇÕES EM SLIDES DA PLATAFORMA MICROSOFT POWERPOINT, GOOGLE CLASSROON, WHATSAPP E SUAS FERRAMENTAS PARA ESCRITA ONLINE. É IMPORTANTE DESTACAR QUE AS AULAS OCORRERAM DE MANEIRA NATURAL E FLUIDA E OS ESTAGIÁRIOS SE MOSTRARAM INTERESSADOS NO APRENDIZADO DOS ALUNOS AO UTILIZAR MEIOS DIFERENTES PARA QUE TODOS PUDESSEM COMPREENDER O ASSUNTO. HOUVERAM MOMENTOS DE FEEDBACK DOS ALUNOS SOBRE AS AULAS QUE ESTAVAM SENDO REALIZADAS E SOBRE OS ESTAGIÁRIOS. II) ÁLGEBRA: AS OFICINAS DESTA UNIDADE TEMÁTICA OCORRERAM NOS DIAS 09, 15 E 16 DE OUTUBRO DE 2020. NELAS, OS CONTEÚDOS ABORDADOS FORAM: FUNÇÃO AFIM E FUNÇÃO DO 2º GRAU, SENDO OS DOIS PRIMEIROS DIAS DE CONTEÚDO E O ÚLTIMO PARA RESOLUÇÕES DE EXERCÍCIOS. TODAS AS OFICINAS FORAM EXECUTADAS DA MESMA FORMA QUE A UNIDADE TEMÁTICA NÚMEROS. É IMPORTANTE RESSALTAR QUE, DURANTE TODAS AS AULAS, OS ESTAGIÁRIOS BUSCARAM ESTABELECER DIÁLOGOS COM OS ALUNOS, O QUE COLABOROU PARA QUE AS AULAS SE TORNASSEM MAIS AGRADÁVEIS E DINÂMICAS. ALÉM DISSO, A ATIVIDADE RECREATIVA TRAZIDA POR UM DOS ESTAGIÁRIOS (SHOW DO MILHÃO), FOI UMA OPORTUNIDADE PARA INTERAGIR COM OS ALUNOS DE FORMA DESCONTRAÍDA, CRIANDO UMA ESPÉCIE DE VÍNCULO, ALÉM DE COLABORAR COM O APRENDIZADO, TANTO DO ALUNO COMO DO PROFESSOR. FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE TODOS OS QUE ESTAVAM CONECTADOS, PARTICIPARAM DAS OFICINAS, MOSTRANDO DÚVIDAS E CONTRIBUINDO PARA A EXPLICAÇÃO. III) PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA: AS OFICINAS DESTA UNIDADE TEMÁTICA OCORRERAM NOS DIAS 23 E 30 DE OUTUBRO DE 2020. NELAS, OS CONTEÚDOS ABORDADOS FORAM: MÉDIA, MÉDIA PONDERADA, MODA, MEDIANA E TIPOS DE GRÁFICOS, SENDO O PRIMEIRO DIA DE CONTEÚDO E O ÚLTIMO PARA RESOLUÇÕES DE EXERCÍCIOS. A METODOLOGIA E OS RECURSOS FORAM OS MESMOS UTILIZADOS NAS UNIDADES TEMÁTICAS ANTERIORES. IV) GRANDEZAS E MEDIDAS: AS OFICINAS DESTA UNIDADE TEMÁTICA OCORRERAM NOS DIAS 30 DE OUTUBRO E 06 DE NOVEMBRO DE 2020. NELAS, OS CONTEÚDOS ABORDADOS FORAM: EQUAÇÕES DO 1º GRAU, SETE UNIDADES DE MEDIDAS BÁSICAS, CONVERSÃO DE MEDIDAS E VOLUME, SENDO O PRIMEIRO DIA DE CONTEÚDO E O ÚLTIMO PARA RESOLUÇÕES DE EXERCÍCIOS. TODAS AS OFICINAS FORAM EXECUTADAS EM MEIO REMOTO, USANDO OS RECURSOS DAS UNIDADES ANTERIORES. HOUVE UM DESAFIO SEMANAL, ONLINE, DISPONÍVEL POR APENAS 15 MINUTOS E O LINK FOI ENVIADO PELO CHAT DO PRÓPRIO APLICATIVO. V) GEOMETRIA: AS OFICINAS DESTA UNIDADE TEMÁTICA OCORRERAM NOS DIAS 06, 13 E 27 DE NOVEMBRO DE 2020. NELAS, OS CONTEÚDOS ABORDADOS FORAM: POLIEDROS, DISTÂNCIA DE DOIS PONTOS, SENDO DOIS DIAS DE CONTEÚDO E O ÚLTIMO PARA REVISÃO GERAL, RESOLUÇÕES DE EXERCÍCIOS E UM EXERCÍCIO FINAL AVALIATIVO COM AS CINCO UNIDADES TEMÁTICAS. SEGUIU-SE COM A MESMA ESTRATÉGIA E RECURSOS DAS UNIDADES TEMÁTICAS JÁ REALIZADAS. COMO CONSIDERAÇÕES FINAIS, DESTACA-SE QUE OS ESTAGIÁRIOS PROCURARAM ESTABELECER CONTATO COM OS ALUNOS SOLICITANDO A PARTICIPAÇÃO DELES DURANTE A RESOLUÇÃO DE ALGUNS EXEMPLOS, O QUE PODE SER CONSIDERADO COMO POSITIVO, POIS OS ESTIMULOU A PARTICIPAREM DAS OFICINAS. PERCEBEU-SE QUE O APOIO DA EQUIPE GESTORA, DO PROFESSOR DA ESCOLA E DA PROFESSORA DE ESTÁGIO DA FAMAT/UNIFESSPA, FORAM INDISPENSÁVEIS PARA A REALIZAÇÃO DE TODO O TRABALHO. RESSALTA-SE QUE FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE APESAR DO ENSINO TER OCORRIDO COM ALGUMAS DIFICULDADES, TENDO EM VISTA A DISPONIBILIZAÇÃO DE INTERNET PARA TODOS E/OU DE FALTA DE TECNOLOGIAS, OS ALUNOS AINDA PUDERAM TER ACESSO AO ENSINO E OBTIVERAM APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS TRABALHADOS. E PARA OS ESTAGIÁRIOS, PODE TER SIDO UMA OPORTUNIDADE DE VIVENCIAR UMA PRÁTICA DOCENTE ASSOCIADA A UM CONTEXTO TÃO ATÍPICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.