Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, DIDÁTICA, EDUCAÇÃO, ENSINO, LICENCIATURA Comunicação Oral (CO) ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
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É UMA ESTRATÉGIA MUITO SIGNIFICATIVA E POSSIBILITA O APRENDIZADO EM GRUPO, GERANDO ENGAJAMENTO E FOCO NA RESOLUÇÃO DAS ATIVIDADES PLANEJADAS, ELA CONSISTE EM SEPARAR OS ALUNOS EM NO MÍNIMO TRÊS ESTAÇÕES, ONDE CADA GRUPO IRÁ APRENDER O MESMO CONTEÚDO DE MANEIRAS DIFERENTES CONFORME PERCORRE ENTRE CADA UMA DELAS, APRIMORANDO A AUTONOMIA DO PROCESSO EDUCACIONAL INDIVIDUAL. AS ESTAÇÕES, EMBORA SE COMPLEMENTEM DEVIDO AO TEMA CENTRAL E COMUM, DEVEM TER ATIVIDADES INDEPENDENTES, GERALMENTE, A PRIMEIRA CONSISTE EM UM DEBATE A RESPEITO DO TEMA ESTUDADO DE FORMA DIAGNÓSTICA E COM O AUXÍLIO DO PROFESSOR. NA SEGUNDA ESTAÇÃO OS ALUNOS APROFUNDAM O CONHECIMENTO SOBRE O TEMA FAZENDO BUSCAS EM SITES E ARTIGOS NA INTERNET, ENFIM A AULA É ENCERRADA COM A TERCEIRA ESTAÇÃO, ONDE OS GRUPOS DE ALUNOS RESPONDEM OS EXERCÍCIOS REFERENTES AO CONTEÚDO. É IMPORTANTE QUE O TEMPO EM CADA ESTAÇÃO SEJA CALCULADO DE FORMA QUE OS ALUNOS CONSIGAM CONCLUIR AS ATIVIDADES PROPOSTAS ANTES DE SEGUIR PARA A PRÓXIMA. DEVIDO A PANDEMIA DO COVID - 19 AS AULAS QUE ERAM PRESENCIAIS PASSARAM PARA O MODELO ONLINE, NECESSITANDO ENTÃO DE ESTRATÉGIAS QUE TORNASSEM ESTAS MAIS DINÂMICAS, JÁ QUE, O ENSINO TRANSMISSIVO, CENTRADO UNICAMENTE NO CONHECIMENTO DO PROFESSOR, É MOTIVO PARA MUITAS INSATISFAÇÕES. A BUSCA POR MODIFICAÇÕES NOS MODOS DE APRENDER E ENSINAR DAS INSTITUIÇÕES PARA GERAR RESULTADOS MAIS POSITIVOS E A PROMOÇÃO DE UM MAIOR ENGAJAMENTO, MOTIVAÇÃO E RESPONSABILIDADE PELOS EDUCANDOS, LEVOU OS ACADÊMICOS PARTICIPANTES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID A EXPLORAR AS MANEIRAS DE INOVAÇÃO ATRAVÉS DESSAS ESTRATÉGIAS. A ESTRATÉGIA ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM FOI A QUE MELHOR SE ADAPTOU AO MODELO INTEIRAMENTE ONLINE, POIS FAVORECE A UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMAS DIGITAIS PARA A SUA PRÁTICA, TORNANDO A AULA MAIS INTERATIVA. NO SUBPROJETO CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DO PIBID DA UNESPAR CAMPUS DE UNIÃO DA VITÓRIA, OS PIBIDIANOS PRATICAM SUAS ATIVIDADES EM CONJUNTO COM AS TURMAS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL INOCÊNCIO DE OLIVEIRA, A APLICAÇÃO DESCRITA A SEGUIR FOI EMBASADA NO TEMA “BACTÉRIAS E ARQUEOBACTÉRIAS” E REALIZADA COM UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, QUANDO A PROFESSORA REGENTE DA TURMA ENCERROU O CONTEÚDO CITADO. PARA APLICAR A METODOLOGIA FOI UTILIZADO O PADLET, UMA FERRAMENTA ONLINE QUE PERMITE A CRIAÇÃO DE UM MURAL OU QUADRO VIRTUAL DINÂMICO E INTERATIVO PARA REGISTRAR, GUARDAR E COMPARTILHAR IDEIAS, FUNCIONA COMO UMA FOLHA DE PAPEL, ONDE É INSERIDO QUALQUER TIPO DE CONTEÚDO, A PRIMEIRA ATIVIDADE CONSISTIU EM UMA IMAGEM DE UM SER VIVO PROCARIONTE QUE FOI UTILIZADA PELA PROFESSORA NO DECORRER DAS AULAS, O NOME DAS PRINCIPAIS ESTRUTURAS FORAM DELETADOS E A TAREFA DOS ALUNOS ERA CITÁ-LAS CORRETAMENTE CONFORME A INDICAÇÃO DAS SETAS, DEPOIS QUE TODOS RESPONDERAM A ATIVIDADE COMO FORMA DE COMENTÁRIO NA PLATAFORMA, HOUVE QUESTIONAMENTOS A RESPEITO DE QUAIS ERAM AS FUNÇÕES DAQUELAS ESTRUTURAS. A SEGUNDA ESTAÇÃO TEVE COMO OBJETIVO DESENVOLVER A CURIOSIDADE DOS ALUNOS, REALIZOU-SE A APRESENTAÇÃO DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA, A QUAL POSSUÍA UM ROTEIRO PRÉ ESTABELECIDO QUE FOI ENCAMINHADO AOS ALUNOS ANTECIPADAMENTE ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM, ELE CONTINHA TODOS OS MATERIAIS NECESSÁRIOS, BEM COMO O PASSO A PASSO PARA SUA REALIZAÇÃO, OS ALUNOS ACOMPANHARAM A EXECUÇÃO DO EXPERIMENTO ATRAVÉS DA CHAMADA DE VÍDEO QUE VINHA SENDO REALIZADA NA PLATAFORMA GOOGLE MEET, EM SEGUIDA, FORAM QUESTIONADOS SOBRE OS POSSÍVEIS RESULTADOS DO MESMO, A SEGUNDA ESTAÇÃO FOI FINALIZADA COM A REVELAÇÃO E EXPLICAÇÃO DO RESULTADO FINAL DA DEMONSTRAÇÃO. NA TERCEIRA E ÚLTIMA ESTAÇÃO, UTILIZOU-SE O KAHOOT, UMA PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS QUE TORNA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DIVERTIDO, AS MEDIADORAS DA METODOLOGIA CRIARAM UM QUIZ COM QUESTÕES OBJETIVAS E VERDADEIRO OU FALSO SOBRE OS PRINCIPAIS CONCEITOS APRESENTADOS NO CONTEÚDO, APÓS TODOS FINALIZAREM FOI EXIBIDA A CLASSIFICAÇÃO DO JOGO E RETOMADAS AS PERGUNTAS QUE POSSUÍAM UM MAIOR ÍNDICE DE ERROS. VISANDO ANALISAR OS RESULTADOS OBTIDOS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS, FORAM APLICADOS TESTES PARA OS ALUNOS, SENDO UM PRÉ-TESTE E UM PÓS TESTE. NO PRIMEIRO DIA DA APLICAÇÃO OITO ALUNOS ESTAVAM PRESENTES, 50% DELES RESPONDERAM QUE APRENDEM MELHOR ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO, 25% ESCREVENDO, 12,5% OBSERVANDO E PRATICANDO E O RESTANTE (12,5%) RESPONDEU QUE APRENDE MELHOR QUANDO SE TEM A MISTURA DE TODOS OS MODELOS VARK. QUANDO QUESTIONADOS SE SABIAM O QUE ERAM METODOLOGIAS ATIVAS, 50% RESPONDERAM QUE NÃO CONHECIA, 37,5% JÁ TINHA OUVIDO FALAR, MAS NUNCA TINHA PARTICIPADO DE UMA E 12,5% JÁ CONHECIAM POR TEREM PARTICIPADO, VALE RESSALTAR QUE A TURMA EM QUESTÃO JÁ TINHA PARTICIPADO DA APLICAÇÃO DA MESMA METODOLOGIA COM OUTROS ACADÊMICOS QUE PARTICIPAM DO PIBID. POR FIM, 62,5% DOS ALUNOS JÁ CONHECIAM A METODOLOGIA ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E OS OUTROS 37,5% CONHECIAM PARCIALMENTE, OU SEJA, JÁ TINHAM OUVIDO A RESPEITO, MAS NUNCA PRATICADO. JÁ NO PÓS-TESTE OBTEVE-SE COMO RESULTADO QUE 83,3% DOS ALUNOS ACHARAM A METODOLOGIA INTERESSANTE E QUE APRENDERAM MELHOR O CONTEÚDO COM ELA. TODOS OS ALUNOS RESPONDERAM QUE A ATIVIDADE MAIS INTERESSANTE APLICADA NA METODOLOGIA FOI O QUIZ. COM BASE NA NOTÓRIA MELHORA DE ABSORÇÃO DO CONTEÚDO, CONCLUI-SE QUE O USO DE ATIVIDADES MAIS DINÂMICAS COMO AS METODOLOGIAS ATIVAS, TANTO EM AULAS PRESENCIAIS QUANTO REMOTAS, PROMOVE UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, ONDE O ALUNO SE TORNA PRECURSOR DO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE GANHO DE CONHECIMENTO, PASSANDO A DEMONSTRAR INTERESSE PELA SUA APRENDIZAGEM, CONSEQUENTEMENTE GERANDO UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE A TURMA E TAMBÉM COM O PROFESSOR."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS OBJETIVA A PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS ALUNOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, VALORIZANDO TODAS AS FORMAS DE CONHECIMENTO, DE MANEIRA QUE HAJA UM ESTÍMULO PARA A CONSOLIDAÇÃO DO QUE FOI ESTUDADO, TORNANDO A AULA MAIS DINÂMICA, O QUE AUMENTA O INTERESSE DOS DISCENTES. A ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM É UMA TÉCNICA ATIVA APLICADA NO ENSINO HÍBRIDO QUE PROMOVE O ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS COMO PRINCIPAIS RESPONSÁVEIS PELA BUSCA DO CONHECIMENTO, O MODELO É SUSTENTADO POR MOMENTOS ONLINE E OFFLINE, AMBOS DEVEM OCORRER DENTRO DA ESCOLA E CONTEMPLAR OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM: VISUAL, AUDITIVO, CINESTÉSICO E LEITOR/ESCRITOR, PODENDO SER APLICADA TANTO COMO FORMA DE INTRODUZIR O CONTEÚDO, BEM COMO AO FINAL DO ASSUNTO COMO ATIVIDADE DE FIXAÇÃO. 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PARA APLICAR A METODOLOGIA FOI UTILIZADO O PADLET, UMA FERRAMENTA ONLINE QUE PERMITE A CRIAÇÃO DE UM MURAL OU QUADRO VIRTUAL DINÂMICO E INTERATIVO PARA REGISTRAR, GUARDAR E COMPARTILHAR IDEIAS, FUNCIONA COMO UMA FOLHA DE PAPEL, ONDE É INSERIDO QUALQUER TIPO DE CONTEÚDO, A PRIMEIRA ATIVIDADE CONSISTIU EM UMA IMAGEM DE UM SER VIVO PROCARIONTE QUE FOI UTILIZADA PELA PROFESSORA NO DECORRER DAS AULAS, O NOME DAS PRINCIPAIS ESTRUTURAS FORAM DELETADOS E A TAREFA DOS ALUNOS ERA CITÁ-LAS CORRETAMENTE CONFORME A INDICAÇÃO DAS SETAS, DEPOIS QUE TODOS RESPONDERAM A ATIVIDADE COMO FORMA DE COMENTÁRIO NA PLATAFORMA, HOUVE QUESTIONAMENTOS A RESPEITO DE QUAIS ERAM AS FUNÇÕES DAQUELAS ESTRUTURAS. A SEGUNDA ESTAÇÃO TEVE COMO OBJETIVO DESENVOLVER A CURIOSIDADE DOS ALUNOS, REALIZOU-SE A APRESENTAÇÃO DE UMA ATIVIDADE PRÁTICA, A QUAL POSSUÍA UM ROTEIRO PRÉ ESTABELECIDO QUE FOI ENCAMINHADO AOS ALUNOS ANTECIPADAMENTE ATRAVÉS DA PLATAFORMA GOOGLE CLASSROOM, ELE CONTINHA TODOS OS MATERIAIS NECESSÁRIOS, BEM COMO O PASSO A PASSO PARA SUA REALIZAÇÃO, OS ALUNOS ACOMPANHARAM A EXECUÇÃO DO EXPERIMENTO ATRAVÉS DA CHAMADA DE VÍDEO QUE VINHA SENDO REALIZADA NA PLATAFORMA GOOGLE MEET, EM SEGUIDA, FORAM QUESTIONADOS SOBRE OS POSSÍVEIS RESULTADOS DO MESMO, A SEGUNDA ESTAÇÃO FOI FINALIZADA COM A REVELAÇÃO E EXPLICAÇÃO DO RESULTADO FINAL DA DEMONSTRAÇÃO. NA TERCEIRA E ÚLTIMA ESTAÇÃO, UTILIZOU-SE O KAHOOT, UMA PLATAFORMA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS QUE TORNA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DIVERTIDO, AS MEDIADORAS DA METODOLOGIA CRIARAM UM QUIZ COM QUESTÕES OBJETIVAS E VERDADEIRO OU FALSO SOBRE OS PRINCIPAIS CONCEITOS APRESENTADOS NO CONTEÚDO, APÓS TODOS FINALIZAREM FOI EXIBIDA A CLASSIFICAÇÃO DO JOGO E RETOMADAS AS PERGUNTAS QUE POSSUÍAM UM MAIOR ÍNDICE DE ERROS. VISANDO ANALISAR OS RESULTADOS OBTIDOS NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS, FORAM APLICADOS TESTES PARA OS ALUNOS, SENDO UM PRÉ-TESTE E UM PÓS TESTE. NO PRIMEIRO DIA DA APLICAÇÃO OITO ALUNOS ESTAVAM PRESENTES, 50% DELES RESPONDERAM QUE APRENDEM MELHOR ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO, 25% ESCREVENDO, 12,5% OBSERVANDO E PRATICANDO E O RESTANTE (12,5%) RESPONDEU QUE APRENDE MELHOR QUANDO SE TEM A MISTURA DE TODOS OS MODELOS VARK. QUANDO QUESTIONADOS SE SABIAM O QUE ERAM METODOLOGIAS ATIVAS, 50% RESPONDERAM QUE NÃO CONHECIA, 37,5% JÁ TINHA OUVIDO FALAR, MAS NUNCA TINHA PARTICIPADO DE UMA E 12,5% JÁ CONHECIAM POR TEREM PARTICIPADO, VALE RESSALTAR QUE A TURMA EM QUESTÃO JÁ TINHA PARTICIPADO DA APLICAÇÃO DA MESMA METODOLOGIA COM OUTROS ACADÊMICOS QUE PARTICIPAM DO PIBID. POR FIM, 62,5% DOS ALUNOS JÁ CONHECIAM A METODOLOGIA ROTAÇÃO POR ESTAÇÕES DE APRENDIZAGEM E OS OUTROS 37,5% CONHECIAM PARCIALMENTE, OU SEJA, JÁ TINHAM OUVIDO A RESPEITO, MAS NUNCA PRATICADO. JÁ NO PÓS-TESTE OBTEVE-SE COMO RESULTADO QUE 83,3% DOS ALUNOS ACHARAM A METODOLOGIA INTERESSANTE E QUE APRENDERAM MELHOR O CONTEÚDO COM ELA. TODOS OS ALUNOS RESPONDERAM QUE A ATIVIDADE MAIS INTERESSANTE APLICADA NA METODOLOGIA FOI O QUIZ. COM BASE NA NOTÓRIA MELHORA DE ABSORÇÃO DO CONTEÚDO, CONCLUI-SE QUE O USO DE ATIVIDADES MAIS DINÂMICAS COMO AS METODOLOGIAS ATIVAS, TANTO EM AULAS PRESENCIAIS QUANTO REMOTAS, PROMOVE UMA APRENDIZAGEM MAIS SIGNIFICATIVA, ONDE O ALUNO SE TORNA PRECURSOR DO SEU PRÓPRIO PROCESSO DE GANHO DE CONHECIMENTO, PASSANDO A DEMONSTRAR INTERESSE PELA SUA APRENDIZAGEM, CONSEQUENTEMENTE GERANDO UMA MAIOR INTERAÇÃO ENTRE A TURMA E TAMBÉM COM O PROFESSOR.

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