Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM DE ESCUTA E DIÁLOGO VIVENCIADAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GESTÃO ESCOLAR, , Relato de Experiência(RE) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85074
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 480
    "inscrito_id" => 1489
    "titulo" => "VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM DE ESCUTA E DIÁLOGO VIVENCIADAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "ESTE É UM RELATO ACERCA DA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA (PRP), DESENVOLVIDO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM), REALIZADO COM APOIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. O OBJETIVO DESTE RELATO É O DE COMPARTILHAR A ABORDAGEM SOBRE A COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA (CNV), CONFORME APRESENTADA EM LIVRO POR MARSHALL ROSENBERG (2006), COMO UM IMPORTANTE RECURSO PARA REFLEXÃO SOBRE AS ATITUDES QUE ENVOLVEM A VIOLÊNCIA ESCOLAR. O CONTATO COM A TEMÁTICA DA CNV NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR DEU-SE NO “MOMENTO DIDÁTICO-CULTURAL” QUE ERA REALIZADO NA ABERTURA DOS ENCONTROS COLETIVOS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.  DIANTE DA DIFICULDADE DE INTERAÇÃO NA ESCOLA, A NOSSA EXPERIÊNCIA SE CARACTERIZOU PELO APROFUNDAMENTO COM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DISCUSSÃO DA TEMÁTICA ACOMPANHADO PELA MEDIAÇÃO COMPARTILHADA DAS VIVÊNCIAS REALIZADAS PELA PRECEPTORA NO AMBIENTE ESCOLAR. CONSIDERANDO A COMPLEXIDADE E AMPLITUDE DE ABORDAGEM DA VIOLÊNCIA ESCOLAR, SENTIMOS A NECESSIDADE DE APROFUNDAR OS ESTUDOS SOBRE A CNV COM UMA POSSIBILIDADE DE NOS ATENTARMOS, DE FORMA CONSCIENTE, DAS RELAÇÕES DE TRABALHO E DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE SE REALIZAM NO AMBIENTE ESCOLAR."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GESTÃO ESCOLAR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID1489_26102021215937.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSIMAR DOMINGUES VALÉRIO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ROSIMAR COSTA"
    "autor_email" => "rdvcosta.dfe@uem.br"
    "autor_ies" => "CEEBJA PROFESSOR MANOEL RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85074
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 480
    "inscrito_id" => 1489
    "titulo" => "VIOLÊNCIA ESCOLAR: UMA ABORDAGEM DE ESCUTA E DIÁLOGO VIVENCIADAS NO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "ESTE É UM RELATO ACERCA DA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA (PRP), DESENVOLVIDO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM), REALIZADO COM APOIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. O OBJETIVO DESTE RELATO É O DE COMPARTILHAR A ABORDAGEM SOBRE A COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA (CNV), CONFORME APRESENTADA EM LIVRO POR MARSHALL ROSENBERG (2006), COMO UM IMPORTANTE RECURSO PARA REFLEXÃO SOBRE AS ATITUDES QUE ENVOLVEM A VIOLÊNCIA ESCOLAR. O CONTATO COM A TEMÁTICA DA CNV NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR DEU-SE NO “MOMENTO DIDÁTICO-CULTURAL” QUE ERA REALIZADO NA ABERTURA DOS ENCONTROS COLETIVOS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA.  DIANTE DA DIFICULDADE DE INTERAÇÃO NA ESCOLA, A NOSSA EXPERIÊNCIA SE CARACTERIZOU PELO APROFUNDAMENTO COM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DISCUSSÃO DA TEMÁTICA ACOMPANHADO PELA MEDIAÇÃO COMPARTILHADA DAS VIVÊNCIAS REALIZADAS PELA PRECEPTORA NO AMBIENTE ESCOLAR. CONSIDERANDO A COMPLEXIDADE E AMPLITUDE DE ABORDAGEM DA VIOLÊNCIA ESCOLAR, SENTIMOS A NECESSIDADE DE APROFUNDAR OS ESTUDOS SOBRE A CNV COM UMA POSSIBILIDADE DE NOS ATENTARMOS, DE FORMA CONSCIENTE, DAS RELAÇÕES DE TRABALHO E DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE SE REALIZAM NO AMBIENTE ESCOLAR."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, GESTÃO ESCOLAR, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID1489_26102021215937.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ROSIMAR DOMINGUES VALÉRIO COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ROSIMAR COSTA"
    "autor_email" => "rdvcosta.dfe@uem.br"
    "autor_ies" => "CEEBJA PROFESSOR MANOEL RODRIGUES DA SILVA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

ESTE É UM RELATO ACERCA DA EXPERIÊNCIA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA POR MEIO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA EM PEDAGOGIA (PRP), DESENVOLVIDO NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM), REALIZADO COM APOIO DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. O OBJETIVO DESTE RELATO É O DE COMPARTILHAR A ABORDAGEM SOBRE A COMUNICAÇÃO NÃO-VIOLENTA (CNV), CONFORME APRESENTADA EM LIVRO POR MARSHALL ROSENBERG (2006), COMO UM IMPORTANTE RECURSO PARA REFLEXÃO SOBRE AS ATITUDES QUE ENVOLVEM A VIOLÊNCIA ESCOLAR. O CONTATO COM A TEMÁTICA DA CNV NA RESOLUÇÃO DE CONFLITOS NO AMBIENTE ESCOLAR DEU-SE NO “MOMENTO DIDÁTICO-CULTURAL” QUE ERA REALIZADO NA ABERTURA DOS ENCONTROS COLETIVOS DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. DIANTE DA DIFICULDADE DE INTERAÇÃO NA ESCOLA, A NOSSA EXPERIÊNCIA SE CARACTERIZOU PELO APROFUNDAMENTO COM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DISCUSSÃO DA TEMÁTICA ACOMPANHADO PELA MEDIAÇÃO COMPARTILHADA DAS VIVÊNCIAS REALIZADAS PELA PRECEPTORA NO AMBIENTE ESCOLAR. CONSIDERANDO A COMPLEXIDADE E AMPLITUDE DE ABORDAGEM DA VIOLÊNCIA ESCOLAR, SENTIMOS A NECESSIDADE DE APROFUNDAR OS ESTUDOS SOBRE A CNV COM UMA POSSIBILIDADE DE NOS ATENTARMOS, DE FORMA CONSCIENTE, DAS RELAÇÕES DE TRABALHO E DE ENSINO E APRENDIZAGEM QUE SE REALIZAM NO AMBIENTE ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.