Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

EDUCAÇÃO MUSICAL NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: SIGNIFICAÇÕES DE PROFESSORES

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NA PESQUISA SOBRE EDUCAÇÃO, A AÇÃO PEDAGÓGICA PODE SER DEFINIDA COMO UM ENCONTRO EDUCATIVO ENTRE SUJEITOS E SUAS CIRCUNSTÂNCIAS, SENDO NECESSÁRIA A ANÁLISE DA SUBJETIVIDADE E CONSTRUÇÃO HISTÓRICA DOS SUJEITOS E DAS ESPECIFICIDADES DESSAS INTERAÇÕES (FRANCO, 2016). OS ESTUDOS DESENVOLVIDOS POR ALTHAUS E BAGIO (2017) APONTAM, AINDA, QUE A AÇÃO PEDAGÓGICA É UM VALIOSO CONSTRUTO POIS EXPRESSA AS DIMENSÕES EDUCACIONAIS MAIS RELEVANTES NO PROCESSO EDUCATIVO - CONCEPÇÕES, IDEOLOGIAS E ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS. CONTUDO, EM RELAÇÃO ÀS AÇÕES PEDAGÓGICAS NO ERE, HOUVE NOVOS DESAFIOS EDUCACIONAIS COMO A MANUTENÇÃO NO LINK DE ACESSO, EM MANTER OS ALUNOS CONCENTRADOS, ALÉM DA DIFICULDADE DE LER AS EXPRESSÕES CORPORAIS DOS ALUNOS, CONSIDERANDO SEU AMBIENTE POUCO INTERATIVO (ARRUDA, 2020). ESPECIFICAMENTE NO DOMÍNIO DO ERE DE MÚSICA, EM QUE AS AULAS VIRTUAIS APRESENTAM PROBLEMAS DE LATÊNCIA, FIDELIDADE SONORA E SINCRONIZAÇÃO, HÁ UM NÍVEL AINDA MAIS DESAFIADOR, UMA VEZ QUE AS PLATAFORMAS DIGITAIS NÃO FORAM PENSADAS PARA AS ATIVIDADES E PERFORMANCES MUSICAIS (BARROS, 2020). ASSIM, EXISTE UM INTERESSE CRESCENTE EM COMPREENDER E OFERECER SUBSÍDIOS PARA AS AÇÕES PEDAGÓGICO-MUSICAIS NO ERE (OLIVEIRA; PEREIRA, 2020). NA MÚSICA, AS AÇÕES PEDAGÓGICAS ONLINE ENCONTRAM UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE EXPANSÃO MOTIVADA PELA GERAÇÃO DE NATIVOS DIGITAIS, OS QUAIS “JÁ NASCERAM IMERSOS NESTA CULTURA DA INTERAÇÃO VIA INTERNET [...], E UTILIZAM ESSA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA AS SUAS ATIVIDADES COTIDIANAS, NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO” (ARROYO; BECHARA; PAARMANN, 2017, P. 69). 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ESTE TRABALHO REPORTA OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA DE CUNHO QUALITATIVO, UMA VEZ QUE TAL ABORDAGEM VISA A COMPREENSÃO DOS FENÔMENOS SOCIAIS LEVANDO EM CONTA SUA NATUREZA EXPERIENCIAL E SUBJETIVA DOS DADOS (BOGDAN; BIKLEN, 1994). TAL PROPOSTA ESTÁ VINCULADA AO PROJETO DE PESQUISA INTITULADO “MECANISMOS COGNITIVOS E ATO CRIATIVO: SIGNIFICAÇÕES ATRIBUÍDAS À MÚSICA-JOGO EM CONTEXTO DE OFICINAS”, CADASTRADO NA PROPPG (N. 12492) E APROVADO PELO COMITÊ DE ÉTICA EM PESQUISA ENVOLVENDO SERES HUMANOS DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (PARECER N. 4.096.667). OS SUJEITOS DA PESQUISA SERÃO TRÊS PROFESSORES DE MÚSICA DE INSTITUIÇÕES PRIVADAS DO MUNICÍPIO DE LONDRINA, PARANÁ. PARA A COLETA DE DADOS, SERÃO REALIZADAS ENTREVISTAS DE FORMA REMOTA POR MEIO DA FERRAMENTA GOOGLE MEET, COM CADA UM DOS PARTICIPANTES. AS ENTREVISTAS SERÃO GRAVADAS MEDIANTE A AUTORIZAÇÃO DOS PARTICIPANTES, QUE ASSINARÃO UM TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE), E POSTERIORMENTE TRANSCRITAS PARA A ANÁLISE. PARA A REALIZAÇÃO DAS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, SERÁ DESENVOLVIDO UM ROTEIRO, CUJA INTENÇÃO É NORTEAR A INTERAÇÃO ENTRE PESQUISADOR E ENTREVISTADO (DELVAL, 2002). OS DADOS COLETADOS SERÃO ESTRUTURADOS COM BASE NO MODELO DE AVALIAÇÃO CEPP, A SABER, CONTEXTO; ENTRADA; PROCESSO E PRODUTO, DE STUFFLEBEAM E ZHANG (2017), DANDO ORIGEM A CATEGORIAS. POR FIM, EM RELAÇÃO A ANÁLISE DE DADOS, RECORRER-SE-Á AO MÉTODO CLÍNICO-CRÍTICO COMO PRINCÍPIO METODOLÓGICO, UMA VEZ QUE PERMITE ANALISAR ASPECTOS PROCESSUAIS DO PENSAMENTO DO ADULTO (SILVA; FREZZA, 2011). ESPERA-SE QUE, A PARTIR DAS CONSTATAÇÕES A SEREM REALIZADAS, AMPLIEM-SE AS POSSIBILIDADES PARA PENSAR OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MÚSICA EM DIFERENTES CONTEXTOS. DESTE MODO, ESPERA-SE QUE OS PROFESSORES DE MÚSICA POSSAM SE APROPRIAR DE TAIS CONHECIMENTOS COMO UM DOS PONTOS DE PARTIDA PARA A REFLEXÃO E REESTRUTURAÇÃO DE SUAS AÇÕES PEDAGÓGICO-MUSICAIS PARA ALÉM DAS CONDIÇÕES IMPOSTAS PELO ERE."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

COM O ADVENTO DA PANDEMIA DA COVID-19 E AS CONDIÇÕES POR ELA IMPOSTAS, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) - QUE ENVOLVEM A UTILIZAÇÃO DA INTERNET, DO TELEFONE, ASSIM COMO OUTROS PROGRAMAS E APLICATIVOS QUE UTILIZAM ESSES MEIOS -, PASSAM A SER UTILIZADAS TAMBÉM, NÃO QUE SEJAM EXCLUSIVAS DESSE MOMENTO, COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL, NECESSÁRIA PARA A CONTINUAÇÃO DAS AULAS EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO FÍSICO. TAIS AÇÕES EDUCACIONAIS FORAM CLASSIFICADAS COMO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL - ERE (HODGES ET AL., 2020). NESTE SENTIDO, RECENTES DESCOBERTAS SOBRE O ERE TÊM DIRECIONADO A LITERATURA DA ÁREA A EXPLORAR O CONCEITO DE AÇÃO PEDAGÓGICA, UM DOS MAIS IMPORTANTES ELEMENTOS NA RELAÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, PROPICIADA NA INTERAÇÃO ENTRE PROFESSOR E ALUNO (RONDINI; PEDRO; SANTOS, 2020). NESTA CONCEPÇÃO, A AÇÃO PEDAGÓGICA ESTÁ ASSOCIADA À MATERIALIZAÇÃO DO FAZER EDUCACIONAL, COM SEUS MODOS DE ENSINAR E APRENDER (LIMA; PIMENTA, 2006). 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ESPECIFICAMENTE NO DOMÍNIO DO ERE DE MÚSICA, EM QUE AS AULAS VIRTUAIS APRESENTAM PROBLEMAS DE LATÊNCIA, FIDELIDADE SONORA E SINCRONIZAÇÃO, HÁ UM NÍVEL AINDA MAIS DESAFIADOR, UMA VEZ QUE AS PLATAFORMAS DIGITAIS NÃO FORAM PENSADAS PARA AS ATIVIDADES E PERFORMANCES MUSICAIS (BARROS, 2020). ASSIM, EXISTE UM INTERESSE CRESCENTE EM COMPREENDER E OFERECER SUBSÍDIOS PARA AS AÇÕES PEDAGÓGICO-MUSICAIS NO ERE (OLIVEIRA; PEREIRA, 2020). NA MÚSICA, AS AÇÕES PEDAGÓGICAS ONLINE ENCONTRAM UMA GRANDE OPORTUNIDADE DE EXPANSÃO MOTIVADA PELA GERAÇÃO DE NATIVOS DIGITAIS, OS QUAIS “JÁ NASCERAM IMERSOS NESTA CULTURA DA INTERAÇÃO VIA INTERNET [...], E UTILIZAM ESSA TECNOLOGIA COMO FERRAMENTA PARA AS SUAS ATIVIDADES COTIDIANAS, NOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E SOCIALIZAÇÃO” (ARROYO; BECHARA; PAARMANN, 2017, P. 69). EM RELAÇÃO ÀS AÇÕES PEDAGÓGICO-MUSICAIS, TAIS ARGUMENTOS NOS DIRECIONAM AO CONCEITO DE SIGNIFICAÇÃO, ANALISADO AMPLAMENTE NA LITERATURA PAUTADA NA TEORIA DE JEAN PIAGET (1896-1980), FUNDADOR DA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, QUE INVESTIGA A EVOLUÇÃO BIOLÓGICA-COGNITIVA DA AQUISIÇÃO DE CONHECIMENTOS (ABREU ET AL., 2010). PARA REIS E OLIVEIRA (2021), COMPREENDER AS AÇÕES PEDAGÓGICO-MUSICAIS REVELA-SE UM IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA PRODUZIR REFLEXÕES E POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS, CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO MUSICAL NOS DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO. DIANTE DESTE CENÁRIO, PROBLEMATIZA-SE AS SEGUINTES QUESTÕES: 1) DE QUE FORMA OS PROFESSORES DE MÚSICA ATUAM OU ATUARAM NO ERE? 2) QUAIS SÃO AS SIGNIFICAÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA ACERCA DE SUA AÇÃO PEDAGÓGICO-MUSICAL NO ERE? O PRINCIPAL OBJETIVO DESTE TRABALHO É ANALISAR AS SIGNIFICAÇÕES DOS PROFESSORES DE MÚSICA DE DIFERENTES CONTEXTOS DE ENSINO, ACERCA DO ERE. 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