Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

RELATO DE EXPERIÊNCIA – INQUIETAÇÕES E DIFICULDADES DO PIBIDIANO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Palavra-chaves: PIBID, ENSINO REMOTO, COVID-19, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, UNIFAL-MG Relato de Experiência(RE) ET 08: Formação inicial e continuada de professores
"2022-04-06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 85004
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 700
    "inscrito_id" => 829
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA – INQUIETAÇÕES E DIFICULDADES DO PIBIDIANO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL"
    "resumo" => "A PANDEMIA DO COVID-19 TROUXE GRANDES DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO, FAZENDO COM QUE TODOS PRECISASSEM SE ADAPTAR RAPIDAMENTE SEM QUE HOUVESSE UM PREPARO PRÉVIO DE PROFESSORES E ALUNOS. ASSIM, SURGIRAM MUITOS OBSTÁCULOS COMO: FALTA DE FERRAMENTAS ADEQUADAS (CELULAR, TABLET, COMPUTADOR, TELEVISÃO, ETC), DIFICULDADE DE ACESSO A INTERNET, ALÉM DA DIFICULDADE DE ADAPTAÇÃO ÀS MÍDIAS DIGITAIS POR AMBAS AS PARTES. EM MEIO A ESTE CONTEXTO CONTURBADO, TEVE INÍCIO EM TODO O BRASIL O EDITAL 2020 DO PIBID E OS ACADÊMICOS PRECISARAM SE EMPENHAR NO DESENVOLVIMENTO DO PRIMEIRO PIBID REMOTO DA HISTÓRIA. COM O INTUITO DE INVESTIGAR AS ANGÚSTIAS E INQUIETAÇÕES DESTE PROCESSO E SEUS REFLEXOS NOS LICENCIANDOS DA UNIFAL-MG FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO ATRAVÉS DO GOOGLE FORMS AOS BOLSISTAS DO PIBID. OS RESULTADOS APONTARAM QUE 45,8% DOS PIBIDIANOS SENTIRAM-SE DESAFIADOS ENQUANTO 29,2% SENTIRAM-SE PREOCUPADOS E 18,2% DESANIMADOS COM O INÍCIO DO MODELO REMOTO. AS REDES SOCIAIS FORAM APRESENTADAS COMO FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA IMPLEMENTAR O CONTEÚDO MINISTRADO. NO ENTANTO, MAIS DE 60% DOS PIBIDIANOS RELATARAM DIFICULDADE DE INTERAÇÃO COM OS ALUNOS DE FORMA SÍNCRONA E 62% DEFINIRAM A AULA SÍNCRONA COMO UM MOMENTO  DE POUCA INTERAÇÃO COM CÂMERAS FECHADAS. APESAR DE 66% RELATAREM QUE O DISTANCIAMENTO SOCIAL PREJUDICOU SUA FORMAÇÃO DOCENTE, 70,8% DESTACARAM AS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COMO MOTIVAÇÃO PARA CONTINUAR NO PIBID E 54% RELATARAM ESTAREM SATISFEITOS COM OS RESULTADOS DO PIBID REMOTO. ESTES DADOS MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MESMO EM UM PERÍODO TÃO DELICADO DA EDUCAÇÃO."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO REMOTO, COVID-19, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, UNIFAL-MG"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID829_18112021140610.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA DE LIMA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS OWEN"
    "autor_email" => "matheus.owen@sou.unifal-m"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 85004
    "edicao_id" => 176
    "trabalho_id" => 700
    "inscrito_id" => 829
    "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA – INQUIETAÇÕES E DIFICULDADES DO PIBIDIANO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL"
    "resumo" => "A PANDEMIA DO COVID-19 TROUXE GRANDES DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO, FAZENDO COM QUE TODOS PRECISASSEM SE ADAPTAR RAPIDAMENTE SEM QUE HOUVESSE UM PREPARO PRÉVIO DE PROFESSORES E ALUNOS. ASSIM, SURGIRAM MUITOS OBSTÁCULOS COMO: FALTA DE FERRAMENTAS ADEQUADAS (CELULAR, TABLET, COMPUTADOR, TELEVISÃO, ETC), DIFICULDADE DE ACESSO A INTERNET, ALÉM DA DIFICULDADE DE ADAPTAÇÃO ÀS MÍDIAS DIGITAIS POR AMBAS AS PARTES. EM MEIO A ESTE CONTEXTO CONTURBADO, TEVE INÍCIO EM TODO O BRASIL O EDITAL 2020 DO PIBID E OS ACADÊMICOS PRECISARAM SE EMPENHAR NO DESENVOLVIMENTO DO PRIMEIRO PIBID REMOTO DA HISTÓRIA. COM O INTUITO DE INVESTIGAR AS ANGÚSTIAS E INQUIETAÇÕES DESTE PROCESSO E SEUS REFLEXOS NOS LICENCIANDOS DA UNIFAL-MG FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO ATRAVÉS DO GOOGLE FORMS AOS BOLSISTAS DO PIBID. OS RESULTADOS APONTARAM QUE 45,8% DOS PIBIDIANOS SENTIRAM-SE DESAFIADOS ENQUANTO 29,2% SENTIRAM-SE PREOCUPADOS E 18,2% DESANIMADOS COM O INÍCIO DO MODELO REMOTO. AS REDES SOCIAIS FORAM APRESENTADAS COMO FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA IMPLEMENTAR O CONTEÚDO MINISTRADO. NO ENTANTO, MAIS DE 60% DOS PIBIDIANOS RELATARAM DIFICULDADE DE INTERAÇÃO COM OS ALUNOS DE FORMA SÍNCRONA E 62% DEFINIRAM A AULA SÍNCRONA COMO UM MOMENTO  DE POUCA INTERAÇÃO COM CÂMERAS FECHADAS. APESAR DE 66% RELATAREM QUE O DISTANCIAMENTO SOCIAL PREJUDICOU SUA FORMAÇÃO DOCENTE, 70,8% DESTACARAM AS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COMO MOTIVAÇÃO PARA CONTINUAR NO PIBID E 54% RELATARAM ESTAREM SATISFEITOS COM OS RESULTADOS DO PIBID REMOTO. ESTES DADOS MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MESMO EM UM PERÍODO TÃO DELICADO DA EDUCAÇÃO."
    "modalidade" => "Relato de Experiência(RE)"
    "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores"
    "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO REMOTO, COVID-19, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, UNIFAL-MG"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV163_MD3_SA108_ID829_18112021140610.pdf"
    "created_at" => "2022-04-04 18:24:16"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA DE LIMA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS OWEN"
    "autor_email" => "matheus.owen@sou.unifal-m"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII ENALIC"
    "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "611c1d1b356ae_17082021173331.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-04-06"
    "edicao_publicada_em" => "2021-07-19 16:45:40"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

A PANDEMIA DO COVID-19 TROUXE GRANDES DESAFIOS PARA EDUCAÇÃO, FAZENDO COM QUE TODOS PRECISASSEM SE ADAPTAR RAPIDAMENTE SEM QUE HOUVESSE UM PREPARO PRÉVIO DE PROFESSORES E ALUNOS. ASSIM, SURGIRAM MUITOS OBSTÁCULOS COMO: FALTA DE FERRAMENTAS ADEQUADAS (CELULAR, TABLET, COMPUTADOR, TELEVISÃO, ETC), DIFICULDADE DE ACESSO A INTERNET, ALÉM DA DIFICULDADE DE ADAPTAÇÃO ÀS MÍDIAS DIGITAIS POR AMBAS AS PARTES. EM MEIO A ESTE CONTEXTO CONTURBADO, TEVE INÍCIO EM TODO O BRASIL O EDITAL 2020 DO PIBID E OS ACADÊMICOS PRECISARAM SE EMPENHAR NO DESENVOLVIMENTO DO PRIMEIRO PIBID REMOTO DA HISTÓRIA. COM O INTUITO DE INVESTIGAR AS ANGÚSTIAS E INQUIETAÇÕES DESTE PROCESSO E SEUS REFLEXOS NOS LICENCIANDOS DA UNIFAL-MG FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO ATRAVÉS DO GOOGLE FORMS AOS BOLSISTAS DO PIBID. OS RESULTADOS APONTARAM QUE 45,8% DOS PIBIDIANOS SENTIRAM-SE DESAFIADOS ENQUANTO 29,2% SENTIRAM-SE PREOCUPADOS E 18,2% DESANIMADOS COM O INÍCIO DO MODELO REMOTO. AS REDES SOCIAIS FORAM APRESENTADAS COMO FERRAMENTAS IMPORTANTES PARA IMPLEMENTAR O CONTEÚDO MINISTRADO. NO ENTANTO, MAIS DE 60% DOS PIBIDIANOS RELATARAM DIFICULDADE DE INTERAÇÃO COM OS ALUNOS DE FORMA SÍNCRONA E 62% DEFINIRAM A AULA SÍNCRONA COMO UM MOMENTO DE POUCA INTERAÇÃO COM CÂMERAS FECHADAS. APESAR DE 66% RELATAREM QUE O DISTANCIAMENTO SOCIAL PREJUDICOU SUA FORMAÇÃO DOCENTE, 70,8% DESTACARAM AS VIVÊNCIAS E EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COMO MOTIVAÇÃO PARA CONTINUAR NO PIBID E 54% RELATARAM ESTAREM SATISFEITOS COM OS RESULTADOS DO PIBID REMOTO. ESTES DADOS MOSTRAM A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, MESMO EM UM PERÍODO TÃO DELICADO DA EDUCAÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.