Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

EDUCAÇÃO EM QUÍMICA, CALOR E TEMPERATURA

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, CALOR E TEMPERATURA, MOMENTOS PEDAGÓGICOS Comunicação Oral (CO) ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8703
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1453
    "inscrito_id" => 2265
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EM QUÍMICA, CALOR E TEMPERATURA"
    "resumo" => "Essa investigação é fundada nas ideias freireanas que levam em conta o conhecimento de mundo do estudante já traz consigo para a sala de aula e, que propõe um ensino problematizador quebrando o tradicionalismo e formando os estudantes para serem cidadãos conscientes e críticos. Delizoicov sistematizou ideias freireanas para o que ele chamou de "momentos pedagógicos", que são divididos em três. O primeiro momento pedagógico é chamado de "problematização inicial" que coloca o estudante em situações que ele pode vivenciar no seu dia-a-dia colocando o estudante em contato com o tema a ser abordado, mas com o intuito apenas de investigar suas concepções prévias. O segundo momento pedagógico é chamado de "organização do conhecimento" onde agora sabendo das concepções prévias dos estudantes o docente tem a possibilidade de direcionar sua aula para as distorções conceituais diagnosticadas na sala de aula. O terceiro momento pedagógico é chamado de "aplicação do conhecimento" onde os estudantes utilizaram o conhecimento que construíram durante as aulas para resolver problemas de preferência de caráter social. Nesse trabalho foi aplicado apenas o momento pedagógico de problematização inicial com estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de João Pessoa, após a análise dos resultados obtidos verificou-se que existem três concepções principais de calor e temperatura, que estão intimamente ligadas a maneira como nos expressamos sobre esses fenômenos na vida cotidiana, são elas o calor como sendo uma substância, a existência de dois tipos de calor (quente e frio) e o calor como sendo diretamente proporcional da temperatura. Logo acreditamos que a problematização inicial se mostrou um ótimo instrumento de diagnóstico das concepções prévias dos estudantes a respeito de determinado tema, Consideramos inatingível buscar aniquilar as concepções cotidianas dos estudantes sobre calor e temperatura, enraizadas na linguagem popular, uma vez que existem várias situações onde essas concepções são aplicadas com sucesso na comunicação diária. Com isso surge à necessidade de propor um ensino que orienta o alargamento do perfil conceitual do estudante, que deverá incorporar novos significados científicos que passarão a conviver com os significados cotidianos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, CALOR E TEMPERATURA, MOMENTOS PEDAGÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_14_51_07_idinscrito_2265_2aa3898c1804fe9f6f57a5db4ac187ce.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTUR TORRES DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ARTUR TORRES"
    "autor_email" => "arturdesume@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8703
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1453
    "inscrito_id" => 2265
    "titulo" => "EDUCAÇÃO EM QUÍMICA, CALOR E TEMPERATURA"
    "resumo" => "Essa investigação é fundada nas ideias freireanas que levam em conta o conhecimento de mundo do estudante já traz consigo para a sala de aula e, que propõe um ensino problematizador quebrando o tradicionalismo e formando os estudantes para serem cidadãos conscientes e críticos. Delizoicov sistematizou ideias freireanas para o que ele chamou de "momentos pedagógicos", que são divididos em três. O primeiro momento pedagógico é chamado de "problematização inicial" que coloca o estudante em situações que ele pode vivenciar no seu dia-a-dia colocando o estudante em contato com o tema a ser abordado, mas com o intuito apenas de investigar suas concepções prévias. O segundo momento pedagógico é chamado de "organização do conhecimento" onde agora sabendo das concepções prévias dos estudantes o docente tem a possibilidade de direcionar sua aula para as distorções conceituais diagnosticadas na sala de aula. O terceiro momento pedagógico é chamado de "aplicação do conhecimento" onde os estudantes utilizaram o conhecimento que construíram durante as aulas para resolver problemas de preferência de caráter social. Nesse trabalho foi aplicado apenas o momento pedagógico de problematização inicial com estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de João Pessoa, após a análise dos resultados obtidos verificou-se que existem três concepções principais de calor e temperatura, que estão intimamente ligadas a maneira como nos expressamos sobre esses fenômenos na vida cotidiana, são elas o calor como sendo uma substância, a existência de dois tipos de calor (quente e frio) e o calor como sendo diretamente proporcional da temperatura. Logo acreditamos que a problematização inicial se mostrou um ótimo instrumento de diagnóstico das concepções prévias dos estudantes a respeito de determinado tema, Consideramos inatingível buscar aniquilar as concepções cotidianas dos estudantes sobre calor e temperatura, enraizadas na linguagem popular, uma vez que existem várias situações onde essas concepções são aplicadas com sucesso na comunicação diária. Com isso surge à necessidade de propor um ensino que orienta o alargamento do perfil conceitual do estudante, que deverá incorporar novos significados científicos que passarão a conviver com os significados cotidianos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, CALOR E TEMPERATURA, MOMENTOS PEDAGÓGICOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_14_51_07_idinscrito_2265_2aa3898c1804fe9f6f57a5db4ac187ce.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARTUR TORRES DE ARAÚJO"
    "autor_nome_curto" => "ARTUR TORRES"
    "autor_email" => "arturdesume@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Essa investigação é fundada nas ideias freireanas que levam em conta o conhecimento de mundo do estudante já traz consigo para a sala de aula e, que propõe um ensino problematizador quebrando o tradicionalismo e formando os estudantes para serem cidadãos conscientes e críticos. Delizoicov sistematizou ideias freireanas para o que ele chamou de "momentos pedagógicos", que são divididos em três. O primeiro momento pedagógico é chamado de "problematização inicial" que coloca o estudante em situações que ele pode vivenciar no seu dia-a-dia colocando o estudante em contato com o tema a ser abordado, mas com o intuito apenas de investigar suas concepções prévias. O segundo momento pedagógico é chamado de "organização do conhecimento" onde agora sabendo das concepções prévias dos estudantes o docente tem a possibilidade de direcionar sua aula para as distorções conceituais diagnosticadas na sala de aula. O terceiro momento pedagógico é chamado de "aplicação do conhecimento" onde os estudantes utilizaram o conhecimento que construíram durante as aulas para resolver problemas de preferência de caráter social. Nesse trabalho foi aplicado apenas o momento pedagógico de problematização inicial com estudantes do 2º ano do ensino médio de uma escola pública de João Pessoa, após a análise dos resultados obtidos verificou-se que existem três concepções principais de calor e temperatura, que estão intimamente ligadas a maneira como nos expressamos sobre esses fenômenos na vida cotidiana, são elas o calor como sendo uma substância, a existência de dois tipos de calor (quente e frio) e o calor como sendo diretamente proporcional da temperatura. Logo acreditamos que a problematização inicial se mostrou um ótimo instrumento de diagnóstico das concepções prévias dos estudantes a respeito de determinado tema, Consideramos inatingível buscar aniquilar as concepções cotidianas dos estudantes sobre calor e temperatura, enraizadas na linguagem popular, uma vez que existem várias situações onde essas concepções são aplicadas com sucesso na comunicação diária. Com isso surge à necessidade de propor um ensino que orienta o alargamento do perfil conceitual do estudante, que deverá incorporar novos significados científicos que passarão a conviver com os significados cotidianos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.