Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ESTRATÉGIA DE ENSINO DO TEMA “SOM” PARA ALUNOS SURDOS: O SOFTWARE BATIMENTO EM EVIDÊNCIA.

Palavra-chaves: FÍSICA, SURDEZ, ESTRATÉGIA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE SURDOS
"2014-12-02 23:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 8776
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 473
    "inscrito_id" => 3699
    "titulo" => "ESTRATÉGIA DE ENSINO DO TEMA “SOM” PARA ALUNOS SURDOS: O SOFTWARE BATIMENTO EM EVIDÊNCIA."
    "resumo" => "Preocupados com a inclusão dos alunos com deficiência auditiva no Ensino Médio, nós do curso de Licenciatura em Física procuramos elaborar uma forma de trabalhar um assunto ao qual o aluno surdo não tem um total entendimento, pois não tem experiência em seu cotidiano, qual seja o som. Esse é um dos temas/conteúdos que, geralmente, é abordado no segundo ano do ensino médio e que deve ser passado a todos sem restrição, tendo em vista a importância do mesmo para a compreensão da Física. Pensando nisso, propomos uma estratégia de como ministrar o tema som, tendo em vista a educação especial. Dessa forma, com base no trabalho de Wilton Pereira et. al, sugerimos a utilização do software chamado “Batimento” no qual reproduz em computador o comportamento de ondas sonoras. No decorrer do artigo discutiremos sobre o som e o ensino de Física em geral, e por fim, apresentaremos uma análise do software Batimento, discutindo suas potencialidades e limitações, tendo em mente, obviamente, o ensino especial para alunos surdos. Assim sendo, buscaremos primeiramente conceituar alguns termos pertencentes à Física. Para tanto, nos pautaremos em autores que se dedicam ao ensino da Física e a autores que atuam na Educação Especial, sobretudo, na temática da surdez"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, SURDEZ, ESTRATÉGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_13_39_03_idinscrito_3699_4d0196b35bef92c65b7fdcd1d934ea98.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON TIAGO NASCIMENTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON T."
    "autor_email" => "andersonfisicauepb@gmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 8776
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 473
    "inscrito_id" => 3699
    "titulo" => "ESTRATÉGIA DE ENSINO DO TEMA “SOM” PARA ALUNOS SURDOS: O SOFTWARE BATIMENTO EM EVIDÊNCIA."
    "resumo" => "Preocupados com a inclusão dos alunos com deficiência auditiva no Ensino Médio, nós do curso de Licenciatura em Física procuramos elaborar uma forma de trabalhar um assunto ao qual o aluno surdo não tem um total entendimento, pois não tem experiência em seu cotidiano, qual seja o som. Esse é um dos temas/conteúdos que, geralmente, é abordado no segundo ano do ensino médio e que deve ser passado a todos sem restrição, tendo em vista a importância do mesmo para a compreensão da Física. Pensando nisso, propomos uma estratégia de como ministrar o tema som, tendo em vista a educação especial. Dessa forma, com base no trabalho de Wilton Pereira et. al, sugerimos a utilização do software chamado “Batimento” no qual reproduz em computador o comportamento de ondas sonoras. No decorrer do artigo discutiremos sobre o som e o ensino de Física em geral, e por fim, apresentaremos uma análise do software Batimento, discutindo suas potencialidades e limitações, tendo em mente, obviamente, o ensino especial para alunos surdos. Assim sendo, buscaremos primeiramente conceituar alguns termos pertencentes à Física. Para tanto, nos pautaremos em autores que se dedicam ao ensino da Física e a autores que atuam na Educação Especial, sobretudo, na temática da surdez"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS"
    "palavra_chave" => "FÍSICA, SURDEZ, ESTRATÉGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_02_11_2014_13_39_03_idinscrito_3699_4d0196b35bef92c65b7fdcd1d934ea98.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:52"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDERSON TIAGO NASCIMENTO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDERSON T."
    "autor_email" => "andersonfisicauepb@gmail."
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Preocupados com a inclusão dos alunos com deficiência auditiva no Ensino Médio, nós do curso de Licenciatura em Física procuramos elaborar uma forma de trabalhar um assunto ao qual o aluno surdo não tem um total entendimento, pois não tem experiência em seu cotidiano, qual seja o som. Esse é um dos temas/conteúdos que, geralmente, é abordado no segundo ano do ensino médio e que deve ser passado a todos sem restrição, tendo em vista a importância do mesmo para a compreensão da Física. Pensando nisso, propomos uma estratégia de como ministrar o tema som, tendo em vista a educação especial. Dessa forma, com base no trabalho de Wilton Pereira et. al, sugerimos a utilização do software chamado “Batimento” no qual reproduz em computador o comportamento de ondas sonoras. No decorrer do artigo discutiremos sobre o som e o ensino de Física em geral, e por fim, apresentaremos uma análise do software Batimento, discutindo suas potencialidades e limitações, tendo em mente, obviamente, o ensino especial para alunos surdos. Assim sendo, buscaremos primeiramente conceituar alguns termos pertencentes à Física. Para tanto, nos pautaremos em autores que se dedicam ao ensino da Física e a autores que atuam na Educação Especial, sobretudo, na temática da surdez

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.