Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

IDENTIFICAÇÃO DE POSSÍVEIS DEMANDAS DE ATUAÇÂO DO PSICÓLOGO EDUCACIONAL NO CONTEXTO DE UMA ESCOLA DE SURDOS

Palavra-chaves: SURDEZ, PSICÓLOGO EDUCACIONAL, ESCOLAS Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE SURDOS
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O respectivo projeto tem como objetivo fundamental identificar demandas e propor possíveis intervenções do psicólogo educacional em um contexto de escola de surdos. Isso partindo do princípio de que tal como a escola regular dita “normal”, a escola denominada “especial” é constituinte de processos educativos, possuindo, portanto, também demandas de caráter psicossocial. De um ponto de vista fisiológico, a surdez caracteriza-se como um problema sensorial não visível, que acarreta dificuldades na recepção, percepção e reconhecimento de sons, ocorrendo em diferentes graus, do mais leve ao mais profundo. A definição em questão constitui uma maneira de conceber a surdez, no entanto, esse mesmo fenômeno pode ser visto de diversos modos, sendo cada um deles acompanhado por uma conseguinte noção de surdo. Destacam-se, nesse caso, como principais concepções de surdez, o modelo clínico-terapêutico, entendendo o surdo como um deficiente auditivo e, consequentemente, um ser passivo e limitado diante de sua condição biológica e, por outro lado, o modelo socioantropológico, compreendendo o surdo como um sujeito ativo e potente, capaz de, mediante a aquisição de uma língua sistemática de sinais e por meio da interação com seus pares, superar limites biológicos, constituindo-se cultural, social e politicamente. Tendo em vistas esses dois modos opostos, mas, complementares de conceber a surdez, visitou-se a Escola de Audiocomunicação Demóstenes Cunha Lima (EDAC), localizada no município de Campina Grande – PB. Também conhecida como escola de surdos, a EDAC promove o ensino de crianças, jovens e adultos com grau de surdez variando de leve a profundo, filhos de pais ouvintes ou não. Ela constitui-se, em termos de ensino, desde o Fundamental até o Ensino Médio, além do EJA (Educação de Jovens e Adultos). Com vistas a cumprir os objetivos propostos, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados: entrevistas, observação assistemática e diários de campo. A entrevista foi gravada e transcrita. Posteriormente, analisou-se tanto a entrevista transcrita quanto os diários e até mesmo as memórias resultantes da observação assistemática com a finalidade de identificar possíveis demandas de trabalho do psicólogo educacional em uma escola de surdos. Entre as demandas identificadas, destaca-se a questão da sexualidade, visto que constitui um assunto bastante recorrente entre os jovens, contudo, pouco explorado pela família e até mesmo pela escola, entre muitas outras instituições sociais; a profissionalização, abarcando, nesse caso, a inserção do surdo no mercado de trabalho; a relação familiar, chamando atenção para os familiares de surdos, que muitas vezes, na situação de ouvintes, não entendem suas necessidades, não estabelecendo, por conseguinte, um contexto necessário de diálogo e, por fim, as relações sócio-afetivas entre professores e alunos, enfatizando a importância da concepção e manutenção de um clima afetivo positivo e atrativo, facilitando, assim, o processo de ensino e aprendizagem dos sujeitos surdos.

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