Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

INSCRITAS NA SEGUNDA GUERRA, “ESQUECIDAS” NA HISTORIOGRÁFIA: OS “SILÊNCIOS” DAS MULHERES NO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA.

Palavra-chaves: ENSINO DE HISTÓRIA, MULHERES, SEGUNDA GUERRA Comunicação Oral (CO) INCLUSÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL.
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Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O artigo a seguir busca através da abordagem de gênero pós-estrutural, uma analise do capitulo “A Segunda Guerra Mundial: um novo conflito mundial” do livro didático “História das cavernas ao terceiro milênio: do avanço imperialista no século XIX aos dias atuais”, atualmente utilizado na 3ª do ensino médio da E.E.E.F.M. Professor Raul Córdula, na cidade de Campina Grande-PB, e sua relação com a história das mulheres no ensino de história. Ate a segunda metade do século XX, as mulheres estavam silenciadas na historiografia Ocidental. Elas faziam parte da história, porém, no século XIX a história dita Positivista, feita por homens e para homens, preocupada em fazer da história uma ciência, prezava, pelas grandes batalhas, por uma história política e, portanto pública dos “grandes” homens, as mulheres, por sua vez estavam restrita aos espaços privados, onde eram intencionalmente esquecidas, silenciadas diante da escrita da história. Com o interesse da sociologia, da antropologia pelos estudos do particular, aliado ao feminismo, na década de 1970 e 1980 as mulheres emergem na historiografia como escritas e inscritas na história. Por acreditar que a produção acadêmica influencia na produção didática do conhecimento histórico, questionaremos a participação das mulheres no livro didático em questão, pois, acreditamos que o ensino de história, pode ultrapassar os limites didáticos de seu uso, incluindo a todos e todas na escrita da vida.

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