Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

OS IMPACTOS DA ESCOLARIZAÇÃO TARDIA NA EJA: UM DESAFIO A SER VENCIDO NA VIDA DE ADULTOS DAS CAMADAS POPULARES

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DESAFIO DO ALUNO DAS CAMADAS POPULARES, IMPACTOS DA ESCOLARIZAÇÃO TARDIA Comunicação Oral (CO) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9097
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1589
    "inscrito_id" => 3728
    "titulo" => "OS IMPACTOS DA ESCOLARIZAÇÃO TARDIA NA EJA: UM DESAFIO A SER VENCIDO NA VIDA DE ADULTOS DAS CAMADAS POPULARES"
    "resumo" => "Este estudo situa-se na interface da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e discute os impactos da escolarização tardia na EJA especificamente, a partir da ótica do que diz, o próprio aluno adulto maduro acerca dessa modalidade de ensino, para identificar alguns desafios enfrentados por essa categoria escolar, quando decide estudar depois de adulto. Objetiva contribuir para a compreensão do perfil desse aluno que é matriculado e frequenta a sala de aula da EJA. Adota uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados constitui-se de uma “amostra” de 6 alunos com idade entre 35 e 55 anos, extraída de um universo pesquisado de 32 alunos matriculados no III módulo, da Escola Pública estadual do município de Taquaritinga do Norte/PE, que estudam no turno da noite, em EJA. Buscou-se apoio teórico nos estudos de Almeida (In: SOARES, 2003), Freire (1996, 2000 e 2006), Marcuschi (1999), Oliveira (1999), Paiva (1983), Santos (In: SOARES, 2003), Soares (2003). Após a análise dos dados conclui-se que os impactos da escolarização tardia, por parte do aluno das camadas populares para superar os desafios é percebida como uma necessidade de sobrevivência, na sociedade atual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DESAFIO DO ALUNO DAS CAMADAS POPULARES, IMPACTOS DA ESCOLARIZAÇÃO TARDIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_19_14_14_idinscrito_3728_1effbf5eeee551027e2e637c4d3162fc.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ISABEL MARTINS SANTIAGO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL MARTINS"
    "autor_email" => "bel_mss@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB-  UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9097
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1589
    "inscrito_id" => 3728
    "titulo" => "OS IMPACTOS DA ESCOLARIZAÇÃO TARDIA NA EJA: UM DESAFIO A SER VENCIDO NA VIDA DE ADULTOS DAS CAMADAS POPULARES"
    "resumo" => "Este estudo situa-se na interface da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e discute os impactos da escolarização tardia na EJA especificamente, a partir da ótica do que diz, o próprio aluno adulto maduro acerca dessa modalidade de ensino, para identificar alguns desafios enfrentados por essa categoria escolar, quando decide estudar depois de adulto. Objetiva contribuir para a compreensão do perfil desse aluno que é matriculado e frequenta a sala de aula da EJA. Adota uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados constitui-se de uma “amostra” de 6 alunos com idade entre 35 e 55 anos, extraída de um universo pesquisado de 32 alunos matriculados no III módulo, da Escola Pública estadual do município de Taquaritinga do Norte/PE, que estudam no turno da noite, em EJA. Buscou-se apoio teórico nos estudos de Almeida (In: SOARES, 2003), Freire (1996, 2000 e 2006), Marcuschi (1999), Oliveira (1999), Paiva (1983), Santos (In: SOARES, 2003), Soares (2003). Após a análise dos dados conclui-se que os impactos da escolarização tardia, por parte do aluno das camadas populares para superar os desafios é percebida como uma necessidade de sobrevivência, na sociedade atual."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA)"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, DESAFIO DO ALUNO DAS CAMADAS POPULARES, IMPACTOS DA ESCOLARIZAÇÃO TARDIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_19_14_14_idinscrito_3728_1effbf5eeee551027e2e637c4d3162fc.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:55"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ISABEL MARTINS SANTIAGO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL MARTINS"
    "autor_email" => "bel_mss@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB-  UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

Este estudo situa-se na interface da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e discute os impactos da escolarização tardia na EJA especificamente, a partir da ótica do que diz, o próprio aluno adulto maduro acerca dessa modalidade de ensino, para identificar alguns desafios enfrentados por essa categoria escolar, quando decide estudar depois de adulto. Objetiva contribuir para a compreensão do perfil desse aluno que é matriculado e frequenta a sala de aula da EJA. Adota uma pesquisa de natureza qualitativa, cujos dados constitui-se de uma “amostra” de 6 alunos com idade entre 35 e 55 anos, extraída de um universo pesquisado de 32 alunos matriculados no III módulo, da Escola Pública estadual do município de Taquaritinga do Norte/PE, que estudam no turno da noite, em EJA. Buscou-se apoio teórico nos estudos de Almeida (In: SOARES, 2003), Freire (1996, 2000 e 2006), Marcuschi (1999), Oliveira (1999), Paiva (1983), Santos (In: SOARES, 2003), Soares (2003). Após a análise dos dados conclui-se que os impactos da escolarização tardia, por parte do aluno das camadas populares para superar os desafios é percebida como uma necessidade de sobrevivência, na sociedade atual.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.