Artigo Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1

E-books

ISBN: 978-65-86901-93-1

A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) Simpósio Temático 06: Descrição, ensino e aquisição do português como L1 e como L2
"2023-01-27 11:17:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92221
    "edicao_id" => 308
    "trabalho_id" => 145
    "inscrito_id" => 416
    "titulo" => "A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL"
    "resumo" => "Parte-se do pressuposto de que a avaliação educacional não é um processo classificatório, usado para apresentação de eliminados ou classificados. Pelo contrário, trata-se de um processo de acompanhamento do alunado e/ou do professorado em relação a um ciclo de formação. Esse processo pode ser visto em funcionamento a partir de três prismas: (i) avaliação diagnóstica, (ii) avaliação formativa e (iii) avaliação somativa (KRAEMER, 2005). Neste trabalho, objetiva-se discutir, numa perspectiva pragmática (RAJAGOPALAN, 2014), como tem sido interpretada a avaliação formativa, principalmente, por professores aprendizes, estagiários e/ou não estagiários, que ministram aula de língua portuguesa no ensino básico. O trabalho partiu da hipótese de que a avaliação tem sido interpretada principalmente como o resultado fornecido após aplicação de trabalho para nota. Por meio de um recorte qualitativo e etnográfico (GARCEZ & SCHULZ, 2015), foi analisado os atos de fala dos sujeitos de um grupo focal formado por licenciandos em letras a partir de reuniões coletivas e também de questionários semiestruturados. Como resultado, constatou-se que não há uma consciência teórico-prática suficiente para a diferenciação entre a avaliação formativa e somativa, nomeando-se em muitos casos a avaliação como o resultado da atividade vinculada à nota obtida pelo alunado. Por fim, considera-se imprescindível que, na formação docente ofertada pela universidade, haja no currículo a formalização de conteúdos obrigatórios sobre o tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Simpósio Temático 06: Descrição, ensino e aquisição do português como L1 e como L2"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV182_MD1_ID416_TB145_03112022162117.pdf"
    "created_at" => "2023-02-17 09:13:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA HELENA DIAS DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "Sandra Helena D"
    "autor_email" => "sandra.dmelo@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1"
    "edicao_nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
    "edicao_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-27 11:17:43"
    "publicacao_id" => 71
    "publicacao_nome" => "E-book CONEIL"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92221
    "edicao_id" => 308
    "trabalho_id" => 145
    "inscrito_id" => 416
    "titulo" => "A AVALIAÇÃO NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL"
    "resumo" => "Parte-se do pressuposto de que a avaliação educacional não é um processo classificatório, usado para apresentação de eliminados ou classificados. Pelo contrário, trata-se de um processo de acompanhamento do alunado e/ou do professorado em relação a um ciclo de formação. Esse processo pode ser visto em funcionamento a partir de três prismas: (i) avaliação diagnóstica, (ii) avaliação formativa e (iii) avaliação somativa (KRAEMER, 2005). Neste trabalho, objetiva-se discutir, numa perspectiva pragmática (RAJAGOPALAN, 2014), como tem sido interpretada a avaliação formativa, principalmente, por professores aprendizes, estagiários e/ou não estagiários, que ministram aula de língua portuguesa no ensino básico. O trabalho partiu da hipótese de que a avaliação tem sido interpretada principalmente como o resultado fornecido após aplicação de trabalho para nota. Por meio de um recorte qualitativo e etnográfico (GARCEZ & SCHULZ, 2015), foi analisado os atos de fala dos sujeitos de um grupo focal formado por licenciandos em letras a partir de reuniões coletivas e também de questionários semiestruturados. Como resultado, constatou-se que não há uma consciência teórico-prática suficiente para a diferenciação entre a avaliação formativa e somativa, nomeando-se em muitos casos a avaliação como o resultado da atividade vinculada à nota obtida pelo alunado. Por fim, considera-se imprescindível que, na formação docente ofertada pela universidade, haja no currículo a formalização de conteúdos obrigatórios sobre o tema."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Simpósio Temático 06: Descrição, ensino e aquisição do português como L1 e como L2"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV182_MD1_ID416_TB145_03112022162117.pdf"
    "created_at" => "2023-02-17 09:13:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SANDRA HELENA DIAS DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "Sandra Helena D"
    "autor_email" => "sandra.dmelo@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1"
    "edicao_nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
    "edicao_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-27 11:17:43"
    "publicacao_id" => 71
    "publicacao_nome" => "E-book CONEIL"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 308
        "publicacao_id" => 71
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1"
        "nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
        "nome_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
        "descricao" => """
          A linguagem &eacute;, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes dom&iacute;nios, sobretudo em fun&ccedil;&atilde;o de sua natureza multiforme e heter&oacute;clita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discuss&otilde;es inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes &aacute;reas do conhecimento se deparam com quest&otilde;es e fen&ocirc;menos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se v&ecirc; obrigado a sair do enclausuramento te&oacute;rico-metodol&oacute;gico em que comumente est&atilde;o assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreens&atilde;o mais hol&iacute;stica dessas quest&otilde;es. No terreno dos estudos da linguagem, a quest&atilde;o n&atilde;o &eacute; diferente. Cada vez mais, o di&aacute;logo com diferentes &aacute;reas figura como uma necessidade irremedi&aacute;vel, demandando, por isso mesmo, a formula&ccedil;&atilde;o de princ&iacute;pios, que ir&atilde;o nortear o lan&ccedil;amento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino re&uacute;ne trabalhos com perspectivas heterog&ecirc;neas, com pesquisas e propostas de discuss&otilde;es bastante diversificadas, que tratam desde tem&aacute;ticas ligadas &agrave; aquisi&ccedil;&atilde;o da linguagem at&eacute; abordagens voltadas ao ensino de l&iacute;ngua. No plano te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, a partir de di&aacute;logos com diferentes &aacute;reas, muitos trabalhos buscam examinar quest&otilde;es e fen&ocirc;menos com o intuito de redimensionar a fortuna cr&iacute;tica j&aacute; sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, al&eacute;m de analisar implica&ccedil;&otilde;es do aparato te&oacute;rico formado no interior da Lingu&iacute;stica, os trabalhos tamb&eacute;m apresentam um car&aacute;ter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodol&oacute;gicas a serem exploradas no ensino de l&iacute;ngua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itiner&aacute;rio diversificado a partir do contato com discuss&otilde;es atuais no campo dos estudos da linguagem, com &ecirc;nfase para quest&otilde;es que trazem &agrave; tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o di&aacute;logo com outros campos, sem deixar que o objeto de investiga&ccedil;&atilde;o seja dilu&iacute;do. Em outros termos, os cap&iacute;tulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem rela&ccedil;&otilde;es sem planificar diferen&ccedil;as. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor.&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
          <br />\r\n
          Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
          Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
          """
        "pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1"
        "logo" => null
        "capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg"
        "timbrado" => "63d3dd076feac_27012023111743.jpg"
        "periodicidade" => "Bienal"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-11-16"
        "final_evento" => "2022-11-18"
        "ano_publicacao" => 2023
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2023-01-27 11:17:43"
        "updated_at" => "2023-02-17 10:20:34"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 308
        "publicacao_id" => 71
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1"
        "nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
        "nome_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
        "descricao" => """
          A linguagem &eacute;, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes dom&iacute;nios, sobretudo em fun&ccedil;&atilde;o de sua natureza multiforme e heter&oacute;clita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discuss&otilde;es inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes &aacute;reas do conhecimento se deparam com quest&otilde;es e fen&ocirc;menos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se v&ecirc; obrigado a sair do enclausuramento te&oacute;rico-metodol&oacute;gico em que comumente est&atilde;o assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreens&atilde;o mais hol&iacute;stica dessas quest&otilde;es. No terreno dos estudos da linguagem, a quest&atilde;o n&atilde;o &eacute; diferente. Cada vez mais, o di&aacute;logo com diferentes &aacute;reas figura como uma necessidade irremedi&aacute;vel, demandando, por isso mesmo, a formula&ccedil;&atilde;o de princ&iacute;pios, que ir&atilde;o nortear o lan&ccedil;amento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino re&uacute;ne trabalhos com perspectivas heterog&ecirc;neas, com pesquisas e propostas de discuss&otilde;es bastante diversificadas, que tratam desde tem&aacute;ticas ligadas &agrave; aquisi&ccedil;&atilde;o da linguagem at&eacute; abordagens voltadas ao ensino de l&iacute;ngua. No plano te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, a partir de di&aacute;logos com diferentes &aacute;reas, muitos trabalhos buscam examinar quest&otilde;es e fen&ocirc;menos com o intuito de redimensionar a fortuna cr&iacute;tica j&aacute; sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, al&eacute;m de analisar implica&ccedil;&otilde;es do aparato te&oacute;rico formado no interior da Lingu&iacute;stica, os trabalhos tamb&eacute;m apresentam um car&aacute;ter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodol&oacute;gicas a serem exploradas no ensino de l&iacute;ngua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itiner&aacute;rio diversificado a partir do contato com discuss&otilde;es atuais no campo dos estudos da linguagem, com &ecirc;nfase para quest&otilde;es que trazem &agrave; tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o di&aacute;logo com outros campos, sem deixar que o objeto de investiga&ccedil;&atilde;o seja dilu&iacute;do. Em outros termos, os cap&iacute;tulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem rela&ccedil;&otilde;es sem planificar diferen&ccedil;as. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor.&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
          <br />\r\n
          Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
          Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
          """
        "pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1"
        "logo" => null
        "capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg"
        "timbrado" => "63d3dd076feac_27012023111743.jpg"
        "periodicidade" => "Bienal"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-11-16"
        "final_evento" => "2022-11-18"
        "ano_publicacao" => 2023
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2023-01-27 11:17:43"
        "updated_at" => "2023-02-17 10:20:34"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 194
                "edicao_id" => 308
                "codigo" => "978-65-86901-93-1"
                "capa" => "63ef67a6614f1_17022023084022.jpg"
                "titulo" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
                "prefacio" => """
                  A linguagem &eacute;, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes dom&iacute;nios, sobretudo em fun&ccedil;&atilde;o de sua natureza multiforme e heter&oacute;clita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discuss&otilde;es inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes &aacute;reas do conhecimento se deparam com quest&otilde;es e fen&ocirc;menos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se v&ecirc; obrigado a sair do enclausuramento te&oacute;rico-metodol&oacute;gico em que comumente est&atilde;o assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreens&atilde;o mais hol&iacute;stica dessas quest&otilde;es. No terreno dos estudos da linguagem, a quest&atilde;o n&atilde;o &eacute; diferente. Cada vez mais, o di&aacute;logo com diferentes &aacute;reas figura como uma necessidade irremedi&aacute;vel, demandando, por isso mesmo, a formula&ccedil;&atilde;o de princ&iacute;pios, que ir&atilde;o nortear o lan&ccedil;amento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino re&uacute;ne trabalhos com perspectivas heterog&ecirc;neas, com pesquisas e propostas de discuss&otilde;es bastante diversificadas, que tratam desde tem&aacute;ticas ligadas &agrave; aquisi&ccedil;&atilde;o da linguagem at&eacute; abordagens voltadas ao ensino de l&iacute;ngua. No plano te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, a partir de di&aacute;logos com diferentes &aacute;reas, muitos trabalhos buscam examinar quest&otilde;es e fen&ocirc;menos com o intuito de redimensionar a fortuna cr&iacute;tica j&aacute; sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, al&eacute;m de analisar implica&ccedil;&otilde;es do aparato te&oacute;rico formado no interior da Lingu&iacute;stica, os trabalhos tamb&eacute;m apresentam um car&aacute;ter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodol&oacute;gicas a serem exploradas no ensino de l&iacute;ngua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itiner&aacute;rio diversificado a partir do contato com discuss&otilde;es atuais no campo dos estudos da linguagem, com &ecirc;nfase para quest&otilde;es que trazem &agrave; tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o di&aacute;logo com outros campos, sem deixar que o objeto de investiga&ccedil;&atilde;o seja dilu&iacute;do. Em outros termos, os cap&iacute;tulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem rela&ccedil;&otilde;es sem planificar diferen&ccedil;as. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n
                  BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n
                  CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  CLEBER ALVES ATA&Iacute;DE (UFRPE)<br />\r\n
                  DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n
                  I&Ecirc;DO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n
                  ISABELA BARBOSA DO R&Ecirc;GO BARROS (UNICAP)<br />\r\n
                  IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; TEM&Iacute;STOCLES FERREIRA J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n
                  MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n
                  MARIA C&Eacute;LIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n
                  MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n
                  PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n
                  REBECA LINS SIM&Otilde;ES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n
                  RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n
                  SILVANA SILVA DE FARIAS ARA&Uacute;JO (UEFS)<br />\r\n
                  SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n
                  VAL&Eacute;RIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n
                  VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ef67a6620bd_17022023084022.pdf"
                "arquivo" => "17022023102158-ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM-E-ENSINO--.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2023
                "created_at" => "2023-01-27 11:17:43"
                "updated_at" => "2023-02-17 10:21:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 194
                "edicao_id" => 308
                "codigo" => "978-65-86901-93-1"
                "capa" => "63ef67a6614f1_17022023084022.jpg"
                "titulo" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
                "prefacio" => """
                  A linguagem &eacute;, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes dom&iacute;nios, sobretudo em fun&ccedil;&atilde;o de sua natureza multiforme e heter&oacute;clita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discuss&otilde;es inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes &aacute;reas do conhecimento se deparam com quest&otilde;es e fen&ocirc;menos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se v&ecirc; obrigado a sair do enclausuramento te&oacute;rico-metodol&oacute;gico em que comumente est&atilde;o assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreens&atilde;o mais hol&iacute;stica dessas quest&otilde;es. No terreno dos estudos da linguagem, a quest&atilde;o n&atilde;o &eacute; diferente. Cada vez mais, o di&aacute;logo com diferentes &aacute;reas figura como uma necessidade irremedi&aacute;vel, demandando, por isso mesmo, a formula&ccedil;&atilde;o de princ&iacute;pios, que ir&atilde;o nortear o lan&ccedil;amento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino re&uacute;ne trabalhos com perspectivas heterog&ecirc;neas, com pesquisas e propostas de discuss&otilde;es bastante diversificadas, que tratam desde tem&aacute;ticas ligadas &agrave; aquisi&ccedil;&atilde;o da linguagem at&eacute; abordagens voltadas ao ensino de l&iacute;ngua. No plano te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, a partir de di&aacute;logos com diferentes &aacute;reas, muitos trabalhos buscam examinar quest&otilde;es e fen&ocirc;menos com o intuito de redimensionar a fortuna cr&iacute;tica j&aacute; sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, al&eacute;m de analisar implica&ccedil;&otilde;es do aparato te&oacute;rico formado no interior da Lingu&iacute;stica, os trabalhos tamb&eacute;m apresentam um car&aacute;ter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodol&oacute;gicas a serem exploradas no ensino de l&iacute;ngua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itiner&aacute;rio diversificado a partir do contato com discuss&otilde;es atuais no campo dos estudos da linguagem, com &ecirc;nfase para quest&otilde;es que trazem &agrave; tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o di&aacute;logo com outros campos, sem deixar que o objeto de investiga&ccedil;&atilde;o seja dilu&iacute;do. Em outros termos, os cap&iacute;tulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem rela&ccedil;&otilde;es sem planificar diferen&ccedil;as. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n
                  BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n
                  CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  CLEBER ALVES ATA&Iacute;DE (UFRPE)<br />\r\n
                  DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n
                  I&Ecirc;DO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n
                  ISABELA BARBOSA DO R&Ecirc;GO BARROS (UNICAP)<br />\r\n
                  IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; TEM&Iacute;STOCLES FERREIRA J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n
                  MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n
                  MARIA C&Eacute;LIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n
                  MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n
                  PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n
                  REBECA LINS SIM&Otilde;ES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n
                  RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n
                  SILVANA SILVA DE FARIAS ARA&Uacute;JO (UEFS)<br />\r\n
                  SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n
                  VAL&Eacute;RIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n
                  VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ef67a6620bd_17022023084022.pdf"
                "arquivo" => "17022023102158-ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM-E-ENSINO--.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2023
                "created_at" => "2023-01-27 11:17:43"
                "updated_at" => "2023-02-17 10:21:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2023

Resumo

Parte-se do pressuposto de que a avaliação educacional não é um processo classificatório, usado para apresentação de eliminados ou classificados. Pelo contrário, trata-se de um processo de acompanhamento do alunado e/ou do professorado em relação a um ciclo de formação. Esse processo pode ser visto em funcionamento a partir de três prismas: (i) avaliação diagnóstica, (ii) avaliação formativa e (iii) avaliação somativa (KRAEMER, 2005). Neste trabalho, objetiva-se discutir, numa perspectiva pragmática (RAJAGOPALAN, 2014), como tem sido interpretada a avaliação formativa, principalmente, por professores aprendizes, estagiários e/ou não estagiários, que ministram aula de língua portuguesa no ensino básico. O trabalho partiu da hipótese de que a avaliação tem sido interpretada principalmente como o resultado fornecido após aplicação de trabalho para nota. Por meio de um recorte qualitativo e etnográfico (GARCEZ & SCHULZ, 2015), foi analisado os atos de fala dos sujeitos de um grupo focal formado por licenciandos em letras a partir de reuniões coletivas e também de questionários semiestruturados. Como resultado, constatou-se que não há uma consciência teórico-prática suficiente para a diferenciação entre a avaliação formativa e somativa, nomeando-se em muitos casos a avaliação como o resultado da atividade vinculada à nota obtida pelo alunado. Por fim, considera-se imprescindível que, na formação docente ofertada pela universidade, haja no currículo a formalização de conteúdos obrigatórios sobre o tema.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.