Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

SÍNDROME DE MEARS-IRLEN E AS ALTERAÇÕES NA LEITURA

Palavra-chaves: SÍNDROME DE MEARS-IRLEN, LEITURA, DISLEXIA Comunicação Oral (CO) DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: ABORDAGEM DAS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS QUE EXIGEM ADAPTAÇÕES PEDAGÓGICAS E SÓCIO-CULTURAIS NA ESCOLA.
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Publicado em 03 de dezembro de 2014

Resumo

A Síndrome de Meares-Irlen (S.M.I) é um distúrbio visual-perceptivo cuja base neurológica acredita-se ser um deficit no córtex visual primário (HOLLIS; ALLEN, 2006). A mesma foi descoberta pela psicóloga e pesquisadora americana Helen Irlen e ainda é pouco conhecida no Brasil. Ela pode apresentar-se sozinha ou acompanhada de outras dificuldades, tais como; Dislexia, TDAH e Autismo. As pesquisas apontam que 14% da população geral e 46% dos adultos com problemas de leitura são portadores da S.M.I. Estudar a influência que a S.M.I tem sobre a leitura é, portanto, objetivo do presente artigo, especificamente no que se refere ao impacto causado pelas distorções e desconfortos decorrentes e a maneira mais adequada de saná-la. Para tanto, foi realizado uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto. A análise do que foi pesquisado mostra que a sensibilidade do sistema visual a certos comprimentos de onda espectrais provoca distorções no processamento pós-retiniano e pode comprometer não só o processo de leitura e escrita, bem como afetar negativamente a qualidade de vida dos alunos que sofrem com esta síndrome e não recebem o diagnóstico e as intervenções adequadas. Conclui-se, então, que seu rastreio e tratamento, além de demandar baixo custo, pode trazer benefícios significativos para o processo de leitura e aprendizagem e precisa ser de conhecimento de todos que se propõem contribuir para o desenvolvimento global do ser humano.

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