Artigo Anais I CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

TECNOLOGIA ASSISTIVA OPORTUNIZA AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DA SALA DE RECURSOS A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DIGITAIS

Palavra-chaves: TECNOLOGIA ASSISTIVA, SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL, ALUNOS COM DEFICIÊNCIA Comunicação Oral (CO) TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL
"2014-12-02 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 9242
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1544
    "inscrito_id" => 4652
    "titulo" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA OPORTUNIZA  AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DA SALA DE RECURSOS A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DIGITAIS"
    "resumo" => "O presente artigo traz discussões sobre a implantação da Tecnologia Assistiva  nas Sala de Recursos Multifuncionais, com ênfase no uso do computador. Tem como objetivo  provocar  reflexões que subsidiem tomadas de decisões em relação às Políticas  Públicas  de  Inclusão  escolar no sentido de  melhorar o  atendimento nas Salas de Recursos mediante o uso de tecnologias digitais. As teorias abordadas envolvem questões de Letramento na cilbercultura ( SOARES, 2002); Tecnologia Assistiva (MELO,2010); Nativos digitais (PALFREY,2011); Geração digital  ( TAPSCOTT, 2010); Tecnologias intelectuais/Hipertexto (LÉVY, 2010), Tecnologia e mediação pedagógica (MASETTO, 2009); dentre outros.  Estas reflexões são frutos de uma revisão bibliográfica sobre a mediação das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem com alunos com deficiência. Observamos que a implantação de metodologias de ensino direcionadas a  utilização  de tecnologias assistivas com enfoque  interdisciplinar, que  promova a autonomia de  pessoas com deficiência, contribuirá significativamente com a construção da sua identidade, qualidade de vida e inclusão social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA, SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL, ALUNOS COM DEFICIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_17_37_31_idinscrito_4652_e3e508660ab0e6ad9e009c95d88bd402.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIA DÉBORA FEITOSA DE LIMA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "deboralimaaee@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 9242
    "edicao_id" => 25
    "trabalho_id" => 1544
    "inscrito_id" => 4652
    "titulo" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA OPORTUNIZA  AOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA DA SALA DE RECURSOS A CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES DIGITAIS"
    "resumo" => "O presente artigo traz discussões sobre a implantação da Tecnologia Assistiva  nas Sala de Recursos Multifuncionais, com ênfase no uso do computador. Tem como objetivo  provocar  reflexões que subsidiem tomadas de decisões em relação às Políticas  Públicas  de  Inclusão  escolar no sentido de  melhorar o  atendimento nas Salas de Recursos mediante o uso de tecnologias digitais. As teorias abordadas envolvem questões de Letramento na cilbercultura ( SOARES, 2002); Tecnologia Assistiva (MELO,2010); Nativos digitais (PALFREY,2011); Geração digital  ( TAPSCOTT, 2010); Tecnologias intelectuais/Hipertexto (LÉVY, 2010), Tecnologia e mediação pedagógica (MASETTO, 2009); dentre outros.  Estas reflexões são frutos de uma revisão bibliográfica sobre a mediação das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem com alunos com deficiência. Observamos que a implantação de metodologias de ensino direcionadas a  utilização  de tecnologias assistivas com enfoque  interdisciplinar, que  promova a autonomia de  pessoas com deficiência, contribuirá significativamente com a construção da sua identidade, qualidade de vida e inclusão social."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "TDICS, EDUCAÇÃO E INCLUSÃO DIGITAL"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA ASSISTIVA, SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAL, ALUNOS COM DEFICIÊNCIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_10_11_2014_17_37_31_idinscrito_4652_e3e508660ab0e6ad9e009c95d88bd402.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-09 18:57:54"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIA DÉBORA FEITOSA DE LIMA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "DÉBORA"
    "autor_email" => "deboralimaaee@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais I CINTEDI"
    "edicao_evento" => "Congresso Internacional de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2014"
    "edicao_logo" => "5e49fa1743288_16022020232735.png"
    "edicao_capa" => "5f183dd42813b_22072020102332.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-12-02 23:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2014

Resumo

O presente artigo traz discussões sobre a implantação da Tecnologia Assistiva nas Sala de Recursos Multifuncionais, com ênfase no uso do computador. Tem como objetivo provocar reflexões que subsidiem tomadas de decisões em relação às Políticas Públicas de Inclusão escolar no sentido de melhorar o atendimento nas Salas de Recursos mediante o uso de tecnologias digitais. As teorias abordadas envolvem questões de Letramento na cilbercultura ( SOARES, 2002); Tecnologia Assistiva (MELO,2010); Nativos digitais (PALFREY,2011); Geração digital ( TAPSCOTT, 2010); Tecnologias intelectuais/Hipertexto (LÉVY, 2010), Tecnologia e mediação pedagógica (MASETTO, 2009); dentre outros. Estas reflexões são frutos de uma revisão bibliográfica sobre a mediação das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem com alunos com deficiência. Observamos que a implantação de metodologias de ensino direcionadas a utilização de tecnologias assistivas com enfoque interdisciplinar, que promova a autonomia de pessoas com deficiência, contribuirá significativamente com a construção da sua identidade, qualidade de vida e inclusão social.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.