Artigo Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-72-4

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A AÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 3: Gestão educacional e formação de professores no desenvolvimento das escolas
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93682
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 64
    "inscrito_id" => 665
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A AÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "A formação continuada de professores é uma preocupação pertinente à educação brasileira, independente da rede, ou lugar. Muitas são as tentativas, mas estudos mostram que ainda há muito a avançar neste aspecto. A rede SESISP tem buscado incessantemente a formação continuada de professores, proporcionando inúmeras ocasiões, Saber em Ação, Saber em Rede, cursos pela faculdade SESISP, Unicorp, Unindustria, Atendimentos dos Coordenadores Pedagógicos, DPCs, DPACs, contato com profissionais externos e internos, entre outros. Muitos estudos têm demonstrado que a troca entre pares potencializa a formação de professores, possibilitando partilhar ações exitosas e não exitosas, dialogar sobre os desafios colocados no processo de ensino e aprendizagem, trocar materiais, livros, vídeos, locais para visitação e até a participação em determinadas atividades, como uma roda de conversa e debates. Apesar de compreender a eficácia da troca em momentos coletivos, reunir os professores na escola ou entre escolas, aparece como algo desafiador diante de obstáculos da distância, manter a escola em funcionamento enquanto os professores estão em formação, disponibilidade para o deslocamento, entre outros. A rede SESISP tem buscados soluções para que os momentos coletivos de formação ocorram com polos formadores, diminuindo as distâncias, a utilização de TICs (Tecnologias de Informação e comunicação), organização de grupos de professores de modo a não interferir no funcionamento da escola e principalmente no investimento financeiro, com deslocamento de formadores, disponibilizando materiais e no pagamento de horas extras aos docentes participantes. As ações têm ampliado as discussões, trocas, rede de apoio para soluções de problemas, não só referente as ações de seus componentes curriculares, como também em relação a gestão da escola, com professores seguros em relação a suas práticas e o desenvolvimento de projetos Multi e Transnacionais. Palavras Chaves: Aprendizagem, Desenvolvimento Docente, Ensino, Formação contínua e Reflexão crítica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 3:  Gestão educacional e formação de professores no desenvolvimento das escolas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID665_TB64_18102023145507.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ ALEXANDRE DE OLIVEIRA POLATTO"
    "autor_nome_curto" => "Luiz Alexandre"
    "autor_email" => "luiz.polatto@sesisp.org.b"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93682
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 64
    "inscrito_id" => 665
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A AÇÃO DOCENTE"
    "resumo" => "A formação continuada de professores é uma preocupação pertinente à educação brasileira, independente da rede, ou lugar. Muitas são as tentativas, mas estudos mostram que ainda há muito a avançar neste aspecto. A rede SESISP tem buscado incessantemente a formação continuada de professores, proporcionando inúmeras ocasiões, Saber em Ação, Saber em Rede, cursos pela faculdade SESISP, Unicorp, Unindustria, Atendimentos dos Coordenadores Pedagógicos, DPCs, DPACs, contato com profissionais externos e internos, entre outros. Muitos estudos têm demonstrado que a troca entre pares potencializa a formação de professores, possibilitando partilhar ações exitosas e não exitosas, dialogar sobre os desafios colocados no processo de ensino e aprendizagem, trocar materiais, livros, vídeos, locais para visitação e até a participação em determinadas atividades, como uma roda de conversa e debates. Apesar de compreender a eficácia da troca em momentos coletivos, reunir os professores na escola ou entre escolas, aparece como algo desafiador diante de obstáculos da distância, manter a escola em funcionamento enquanto os professores estão em formação, disponibilidade para o deslocamento, entre outros. A rede SESISP tem buscados soluções para que os momentos coletivos de formação ocorram com polos formadores, diminuindo as distâncias, a utilização de TICs (Tecnologias de Informação e comunicação), organização de grupos de professores de modo a não interferir no funcionamento da escola e principalmente no investimento financeiro, com deslocamento de formadores, disponibilizando materiais e no pagamento de horas extras aos docentes participantes. As ações têm ampliado as discussões, trocas, rede de apoio para soluções de problemas, não só referente as ações de seus componentes curriculares, como também em relação a gestão da escola, com professores seguros em relação a suas práticas e o desenvolvimento de projetos Multi e Transnacionais. Palavras Chaves: Aprendizagem, Desenvolvimento Docente, Ensino, Formação contínua e Reflexão crítica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 3:  Gestão educacional e formação de professores no desenvolvimento das escolas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID665_TB64_18102023145507.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ ALEXANDRE DE OLIVEIRA POLATTO"
    "autor_nome_curto" => "Luiz Alexandre"
    "autor_email" => "luiz.polatto@sesisp.org.b"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A formação continuada de professores é uma preocupação pertinente à educação brasileira, independente da rede, ou lugar. Muitas são as tentativas, mas estudos mostram que ainda há muito a avançar neste aspecto. A rede SESISP tem buscado incessantemente a formação continuada de professores, proporcionando inúmeras ocasiões, Saber em Ação, Saber em Rede, cursos pela faculdade SESISP, Unicorp, Unindustria, Atendimentos dos Coordenadores Pedagógicos, DPCs, DPACs, contato com profissionais externos e internos, entre outros. Muitos estudos têm demonstrado que a troca entre pares potencializa a formação de professores, possibilitando partilhar ações exitosas e não exitosas, dialogar sobre os desafios colocados no processo de ensino e aprendizagem, trocar materiais, livros, vídeos, locais para visitação e até a participação em determinadas atividades, como uma roda de conversa e debates. Apesar de compreender a eficácia da troca em momentos coletivos, reunir os professores na escola ou entre escolas, aparece como algo desafiador diante de obstáculos da distância, manter a escola em funcionamento enquanto os professores estão em formação, disponibilidade para o deslocamento, entre outros. A rede SESISP tem buscados soluções para que os momentos coletivos de formação ocorram com polos formadores, diminuindo as distâncias, a utilização de TICs (Tecnologias de Informação e comunicação), organização de grupos de professores de modo a não interferir no funcionamento da escola e principalmente no investimento financeiro, com deslocamento de formadores, disponibilizando materiais e no pagamento de horas extras aos docentes participantes. As ações têm ampliado as discussões, trocas, rede de apoio para soluções de problemas, não só referente as ações de seus componentes curriculares, como também em relação a gestão da escola, com professores seguros em relação a suas práticas e o desenvolvimento de projetos Multi e Transnacionais. Palavras Chaves: Aprendizagem, Desenvolvimento Docente, Ensino, Formação contínua e Reflexão crítica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.