Melhores universidades do mundo no Ranking QS 2021

11/06/2020 Visualizações: 6 Curtidas: 0

As métricas são:
•    Reputação acadêmica (40%)
•    Reputação entre empregadores (10%)
•    Proporção entre estudantes e professores (20%)
•    Citações por acadêmico (20%)
•    Proporção de professores internacionais (5%)
•    Proporção de estudantes internacionais (5%)
Na edição de 2020-2021, 47 novas universidades entraram para o top 1.000 pela primeira vez. Isso mostra uma movimentação no desempenho acadêmico mundial e, mesmo que as instituições americanas continuam imbatíveis, há uma concorrência se fortificando ano a ano.
Estados Unidos
O resultado impressionante dos Estados Unidos começa com o primeiro lugar: o famoso Massachusetts Institute of Technology (MIT) conquistou o topo do ranking pelo nono ano consecutivo.
Dez entre as 20 melhores do mundo são americanas, enquanto a outra metade é ocupada por instituições britânicas, suíças e asiáticas. A California Institute of Technology (Caltech) conseguiu superar a Oxford esse ano, pegando o quarto lugar enquanto a melhor universidade do Reino Unido caiu para o quinto.
No total, 151 universidades americanas aparecem no ranking de 2021 – pouco mais de 15%. 
Ásia
A grande novidade esse ano é um quarto do top 100 ser ocupado por instituições de ensino asiáticas. Um número recorde de 26 universidades do continente conquistou um desempenho entre as 100 melhores do mundo.
Há representantes de Singapura, China, Hong Kong, Japão, Coreia do Sul, Malásia e Taiwan. Os principais destaques são a National University of Singapore e Nanyang Technological University, de Singapura, e a chinesa Tsinghua University entre as 20 primeiras posições.
Brasil
A Universidade de São Paulo (USP) melhorou de posição pelo terceiro ano consecutivo, ficando em 115ª no mundo e 3ª na América Latina. Esse é o seu melhor desempenho no ranking QS até agora e se deve, principalmente à métrica de “Citações por acadêmico”, que avalia a produção de pesquisas científicas com repercussão mundial. Com isso, a USP integra agora o grupo das 350 melhores universidades de pesquisa do mundo. 

Fonte:
https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/estudar-no-exterior/melhores-universidades-do-mundo-no-ranking-qs-2021.htm