FREITAS, Ludmila Fernandes De. . E-book VIII ENESEB... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://www.editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/102534>. Acesso em: 08/12/2024 01:30
A apresentação desse relato de experiência visa trazer um diálogo crítico em torno da compreensão dos conceitos de indústria cultural e cibercultura presentes na canção “Computadores fazem arte” (1994) e suas implicações no processo de desenvolvimento da “perspectiva figuracional da realidade” (BODART, 2021b). Nessa perspectiva, tem-se que o principal objetivo do uso de canções em aulas de Sociologia, é fazer com que os estudantes se aproximem de uma análise sociológica por meio de conceitos e teorias próprios das Ciências Sociais. Os conceitos de indústria cultural e cibercultura, foram tratados a partir dos filósofos Theodor Adorno, Max Horkheimer e Pierre Lévy, respectivamente. Fruto de um movimento criado no início da década de 1990 por jovens músicos de Recife, o movimento manguebeat teve como principal objetivo renovar a cena musical e cultural da cidade por meio da combinação gêneros musicais regionais e eletrônicos. Objetivou-se apresentar elementos constituintes de fenômenos sociais a partir da introdução dos conceitos de indústria cultural e cibercultura, com vistas a compreensão da realidade social na qual estão inseridos os estudantes, fazendo com que estes alcançassem o entendimento sobre a estreita relação entre as questões individuais e as questões sociais em atenção à produção de distintos pontos de vista de explicação da sociedade pela Sociologia em comparação ao olhar de senso comum.