Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRUTURANTES DO PROCESSO DE INSERÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA DE BOLSISTAS DO PIBID – SUBPROJETO CIÊNCIAS DA NATUREZA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121086
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 356
    "inscrito_id" => 1080
    "titulo" => "OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRUTURANTES DO PROCESSO DE INSERÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA DE BOLSISTAS DO PIBID – SUBPROJETO CIÊNCIAS DA NATUREZA"
    "resumo" => "O subprojeto Ciências da Natureza do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CN) caracteriza-se enquanto um grupo de acadêmicos e professores da Educação Básica e Superior, vinculados ao Curso de Ciências da Natureza-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O subprojeto, iniciou sua atuação em cinco escolas da rede pública de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, no final do segundo semestre de 2024. Esse relato, objetiva refleti sobre a organização para inserção de acadêmicos no contexto de uma escola pública municipal, a partir da estruturação de práticas formativas baseadas nos Três Momentos Pedagógicos (MP). A escola de atuação está inserida na periferia e possui um público de estudantes em vulnerabilidade social, onde seu contexto é marcado por inúmeras contradições que carecem de ser compreendidas e inseridas nas práticas educativas, de ensino de Ciências. No primeiro MP realizou-se uma expedição de estudos de reconhecimento do contexto da escola, percebendo a realidade de vida dos estudantes e interpretando as possibilidades para a intervenção das ações do PIBID-CN. A expedição de estudo foi registrada em fotografias, refletida em uma roda de conversa. O segundo MP caracterizou-se como uma análise dos documentos oficiais da escola, respectivamente, Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar, para apropriação das intencionalidades administrativo-pedagógicas que balizam os processos de gestão e ensino-aprendizagem, orientada a través de um roteiro pré-estruturado. O terceiro MP é um momento inacabado que têm consistido no planejamento das intervenções das ações do subgrupo nas aulas de CN. O planejamento tem sido organizado a partir da seleção dos conteúdos, pesquisa sobre práticas experimentais, escolha de abordagens temáticas estruturados em planos de aula, considerando as aproximações possíveis com temas do contexto e atendendo os documentos oficiais da escola. O três MP foram registrados no diário formativo de forma reflexiva e partilhados em reuniões presenciais e remotas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1080_TB356_10022025135515.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONAN MOURA FRANCO"
    "autor_nome_curto" => "RONAN"
    "autor_email" => "rmourafranco@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121086
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 356
    "inscrito_id" => 1080
    "titulo" => "OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRUTURANTES DO PROCESSO DE INSERÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA DE BOLSISTAS DO PIBID – SUBPROJETO CIÊNCIAS DA NATUREZA"
    "resumo" => "O subprojeto Ciências da Natureza do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CN) caracteriza-se enquanto um grupo de acadêmicos e professores da Educação Básica e Superior, vinculados ao Curso de Ciências da Natureza-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O subprojeto, iniciou sua atuação em cinco escolas da rede pública de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, no final do segundo semestre de 2024. Esse relato, objetiva refleti sobre a organização para inserção de acadêmicos no contexto de uma escola pública municipal, a partir da estruturação de práticas formativas baseadas nos Três Momentos Pedagógicos (MP). A escola de atuação está inserida na periferia e possui um público de estudantes em vulnerabilidade social, onde seu contexto é marcado por inúmeras contradições que carecem de ser compreendidas e inseridas nas práticas educativas, de ensino de Ciências. No primeiro MP realizou-se uma expedição de estudos de reconhecimento do contexto da escola, percebendo a realidade de vida dos estudantes e interpretando as possibilidades para a intervenção das ações do PIBID-CN. A expedição de estudo foi registrada em fotografias, refletida em uma roda de conversa. O segundo MP caracterizou-se como uma análise dos documentos oficiais da escola, respectivamente, Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar, para apropriação das intencionalidades administrativo-pedagógicas que balizam os processos de gestão e ensino-aprendizagem, orientada a través de um roteiro pré-estruturado. O terceiro MP é um momento inacabado que têm consistido no planejamento das intervenções das ações do subgrupo nas aulas de CN. O planejamento tem sido organizado a partir da seleção dos conteúdos, pesquisa sobre práticas experimentais, escolha de abordagens temáticas estruturados em planos de aula, considerando as aproximações possíveis com temas do contexto e atendendo os documentos oficiais da escola. O três MP foram registrados no diário formativo de forma reflexiva e partilhados em reuniões presenciais e remotas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1080_TB356_10022025135515.pdf"
    "created_at" => "2025-05-02 13:26:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RONAN MOURA FRANCO"
    "autor_nome_curto" => "RONAN"
    "autor_email" => "rmourafranco@gmail.com"
    "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

O subprojeto Ciências da Natureza do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CN) caracteriza-se enquanto um grupo de acadêmicos e professores da Educação Básica e Superior, vinculados ao Curso de Ciências da Natureza-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O subprojeto, iniciou sua atuação em cinco escolas da rede pública de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, no final do segundo semestre de 2024. Esse relato, objetiva refleti sobre a organização para inserção de acadêmicos no contexto de uma escola pública municipal, a partir da estruturação de práticas formativas baseadas nos Três Momentos Pedagógicos (MP). A escola de atuação está inserida na periferia e possui um público de estudantes em vulnerabilidade social, onde seu contexto é marcado por inúmeras contradições que carecem de ser compreendidas e inseridas nas práticas educativas, de ensino de Ciências. No primeiro MP realizou-se uma expedição de estudos de reconhecimento do contexto da escola, percebendo a realidade de vida dos estudantes e interpretando as possibilidades para a intervenção das ações do PIBID-CN. A expedição de estudo foi registrada em fotografias, refletida em uma roda de conversa. O segundo MP caracterizou-se como uma análise dos documentos oficiais da escola, respectivamente, Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar, para apropriação das intencionalidades administrativo-pedagógicas que balizam os processos de gestão e ensino-aprendizagem, orientada a través de um roteiro pré-estruturado. O terceiro MP é um momento inacabado que têm consistido no planejamento das intervenções das ações do subgrupo nas aulas de CN. O planejamento tem sido organizado a partir da seleção dos conteúdos, pesquisa sobre práticas experimentais, escolha de abordagens temáticas estruturados em planos de aula, considerando as aproximações possíveis com temas do contexto e atendendo os documentos oficiais da escola. O três MP foram registrados no diário formativo de forma reflexiva e partilhados em reuniões presenciais e remotas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.