OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRUTURANTES DO PROCESSO DE INSERÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA DE BOLSISTAS DO PIBID – SUBPROJETO CIÊNCIAS DA NATUREZA
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121086 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 356 "inscrito_id" => 1080 "titulo" => "OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRUTURANTES DO PROCESSO DE INSERÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA DE BOLSISTAS DO PIBID – SUBPROJETO CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "O subprojeto Ciências da Natureza do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CN) caracteriza-se enquanto um grupo de acadêmicos e professores da Educação Básica e Superior, vinculados ao Curso de Ciências da Natureza-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O subprojeto, iniciou sua atuação em cinco escolas da rede pública de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, no final do segundo semestre de 2024. Esse relato, objetiva refleti sobre a organização para inserção de acadêmicos no contexto de uma escola pública municipal, a partir da estruturação de práticas formativas baseadas nos Três Momentos Pedagógicos (MP). A escola de atuação está inserida na periferia e possui um público de estudantes em vulnerabilidade social, onde seu contexto é marcado por inúmeras contradições que carecem de ser compreendidas e inseridas nas práticas educativas, de ensino de Ciências. No primeiro MP realizou-se uma expedição de estudos de reconhecimento do contexto da escola, percebendo a realidade de vida dos estudantes e interpretando as possibilidades para a intervenção das ações do PIBID-CN. A expedição de estudo foi registrada em fotografias, refletida em uma roda de conversa. O segundo MP caracterizou-se como uma análise dos documentos oficiais da escola, respectivamente, Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar, para apropriação das intencionalidades administrativo-pedagógicas que balizam os processos de gestão e ensino-aprendizagem, orientada a través de um roteiro pré-estruturado. O terceiro MP é um momento inacabado que têm consistido no planejamento das intervenções das ações do subgrupo nas aulas de CN. O planejamento tem sido organizado a partir da seleção dos conteúdos, pesquisa sobre práticas experimentais, escolha de abordagens temáticas estruturados em planos de aula, considerando as aproximações possíveis com temas do contexto e atendendo os documentos oficiais da escola. O três MP foram registrados no diário formativo de forma reflexiva e partilhados em reuniões presenciais e remotas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1080_TB356_10022025135515.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONAN MOURA FRANCO" "autor_nome_curto" => "RONAN" "autor_email" => "rmourafranco@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121086 "edicao_id" => 386 "trabalho_id" => 356 "inscrito_id" => 1080 "titulo" => "OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS COMO ESTRUTURANTES DO PROCESSO DE INSERÇÃO NA ESCOLA PÚBLICA DE BOLSISTAS DO PIBID – SUBPROJETO CIÊNCIAS DA NATUREZA" "resumo" => "O subprojeto Ciências da Natureza do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-CN) caracteriza-se enquanto um grupo de acadêmicos e professores da Educação Básica e Superior, vinculados ao Curso de Ciências da Natureza-Licenciatura da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). O subprojeto, iniciou sua atuação em cinco escolas da rede pública de Uruguaiana, Rio Grande do Sul, no final do segundo semestre de 2024. Esse relato, objetiva refleti sobre a organização para inserção de acadêmicos no contexto de uma escola pública municipal, a partir da estruturação de práticas formativas baseadas nos Três Momentos Pedagógicos (MP). A escola de atuação está inserida na periferia e possui um público de estudantes em vulnerabilidade social, onde seu contexto é marcado por inúmeras contradições que carecem de ser compreendidas e inseridas nas práticas educativas, de ensino de Ciências. No primeiro MP realizou-se uma expedição de estudos de reconhecimento do contexto da escola, percebendo a realidade de vida dos estudantes e interpretando as possibilidades para a intervenção das ações do PIBID-CN. A expedição de estudo foi registrada em fotografias, refletida em uma roda de conversa. O segundo MP caracterizou-se como uma análise dos documentos oficiais da escola, respectivamente, Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar, para apropriação das intencionalidades administrativo-pedagógicas que balizam os processos de gestão e ensino-aprendizagem, orientada a través de um roteiro pré-estruturado. O terceiro MP é um momento inacabado que têm consistido no planejamento das intervenções das ações do subgrupo nas aulas de CN. O planejamento tem sido organizado a partir da seleção dos conteúdos, pesquisa sobre práticas experimentais, escolha de abordagens temáticas estruturados em planos de aula, considerando as aproximações possíveis com temas do contexto e atendendo os documentos oficiais da escola. O três MP foram registrados no diário formativo de forma reflexiva e partilhados em reuniões presenciais e remotas." "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência" "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores." "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV211_MD1_ID1080_TB356_10022025135515.pdf" "created_at" => "2025-05-02 13:26:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RONAN MOURA FRANCO" "autor_nome_curto" => "RONAN" "autor_email" => "rmourafranco@gmail.com" "autor_ies" => "FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA UNIPAMPA (UNIPAMPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul" "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg" "data_publicacao" => "2025-04-25" "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29" "publicacao_id" => 118 "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }