Artigo Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-035-6

PESQUISA E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA A DOCÊNCIA EMENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO RELIGIOSO, MATERIAL DIDÁTICO, PRÁTICAS EDUCATIVAS Comunicação Oral e Relato de Experiência Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores.
"2025-04-25" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 121252
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 353
    "inscrito_id" => 1173
    "titulo" => "PESQUISA E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA A DOCÊNCIA EMENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "É fato constatado que os docentes que atuam com o componente curricular de Ensino Religioso no ensino fundamental, relatam a ausência de materiais didáticos e pedagógicos que possam ser utilizados em sala para ministrar as aulas do componente em questão. Igualmente, a Formação de professores na área ainda enfrenta desafios, como a escassez de curso de licenciatura em Ciências da Religião. Assim, os Grupos de Pesquisas em Políticas Públicas Educacionais (GPePPE/UNIPLAC), Formação de Professores e Práticas Educativas (GPFORPE/FURB) e Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/FURB) em parceria com os acadêmicos, professores e pesquisadores do Curso de Ciências da Religião FURB/UNIPLAC, encamparam o projeto de pesquisa em questão, visando alcançar os docentes do Ensino Fundamental que atuam com o Ensino Religioso. A proposta visa a consolidação de pesquisas científicas, amparadas nas políticas públicas voltadas para o currículo escolar, com vistas a criação de uma plataforma virtual que contemple cada ano do ensino fundamental (1º ao 9º ano), alinhados ao preconizado pela BNCC (Brasil, 2017) e pelo Currículo Base do Território Catarinense (SC, 2019), a fim de subsidiar o fazer pedagógico dos professores, com conteúdo didático pedagógico,como vídeos, textos, imagens, podcast´s, propostas de intervenção pedagógica, e-books, compondo um conjunto de recursos didáticos a disposição dos docentes. Assim, o alvo desses recursos é a melhoria e ampliação do ensino e aprendizagem acerca da Diversidade Religiosa, através do Ensino Religioso, com sustentação teórico-metodológico (Cecchetti, 2016, 2019; Cecchetti e Pozzer, 2014 e 2015; Riske-Koch e Oliveira, 2019; Fleuri et. al. 2013; Cecchetti e Simoni, 2019; Pozzer et al., 2015, entre outros) contribuirão nos processos formativos dos docentes (André, 2016; Imbernón, 2011). Espera-se, dessa forma, que esses conteúdos impactam no cotidiano da sala de aula, na docência em Ensino Religioso, o qual não é ministrado apenas por licenciados na área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => "ENSINO RELIGIOSO, MATERIAL DIDÁTICO, PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6824f5b3db85e_14052025165739.pdf"
    "created_at" => "2025-05-14 16:57:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ALBERTO BERTAIOLLI"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "prof.bertaiolli@uniplaclages.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 121252
    "edicao_id" => 386
    "trabalho_id" => 353
    "inscrito_id" => 1173
    "titulo" => "PESQUISA E PRODUÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PEDAGÓGICO PARA A DOCÊNCIA EMENSINO RELIGIOSO NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "É fato constatado que os docentes que atuam com o componente curricular de Ensino Religioso no ensino fundamental, relatam a ausência de materiais didáticos e pedagógicos que possam ser utilizados em sala para ministrar as aulas do componente em questão. Igualmente, a Formação de professores na área ainda enfrenta desafios, como a escassez de curso de licenciatura em Ciências da Religião. Assim, os Grupos de Pesquisas em Políticas Públicas Educacionais (GPePPE/UNIPLAC), Formação de Professores e Práticas Educativas (GPFORPE/FURB) e Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/FURB) em parceria com os acadêmicos, professores e pesquisadores do Curso de Ciências da Religião FURB/UNIPLAC, encamparam o projeto de pesquisa em questão, visando alcançar os docentes do Ensino Fundamental que atuam com o Ensino Religioso. A proposta visa a consolidação de pesquisas científicas, amparadas nas políticas públicas voltadas para o currículo escolar, com vistas a criação de uma plataforma virtual que contemple cada ano do ensino fundamental (1º ao 9º ano), alinhados ao preconizado pela BNCC (Brasil, 2017) e pelo Currículo Base do Território Catarinense (SC, 2019), a fim de subsidiar o fazer pedagógico dos professores, com conteúdo didático pedagógico,como vídeos, textos, imagens, podcast´s, propostas de intervenção pedagógica, e-books, compondo um conjunto de recursos didáticos a disposição dos docentes. Assim, o alvo desses recursos é a melhoria e ampliação do ensino e aprendizagem acerca da Diversidade Religiosa, através do Ensino Religioso, com sustentação teórico-metodológico (Cecchetti, 2016, 2019; Cecchetti e Pozzer, 2014 e 2015; Riske-Koch e Oliveira, 2019; Fleuri et. al. 2013; Cecchetti e Simoni, 2019; Pozzer et al., 2015, entre outros) contribuirão nos processos formativos dos docentes (André, 2016; Imbernón, 2011). Espera-se, dessa forma, que esses conteúdos impactam no cotidiano da sala de aula, na docência em Ensino Religioso, o qual não é ministrado apenas por licenciados na área."
    "modalidade" => "Comunicação Oral e Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "Eixo 04: Formação inicial e continuada de professores."
    "palavra_chave" => "ENSINO RELIGIOSO, MATERIAL DIDÁTICO, PRÁTICAS EDUCATIVAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6824f5b3db85e_14052025165739.pdf"
    "created_at" => "2025-05-14 16:57:39"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CARLOS ALBERTO BERTAIOLLI"
    "autor_nome_curto" => null
    "autor_email" => "prof.bertaiolli@uniplaclages.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-iv-encontro-das-licenciaturas-da-regiao-sul"
    "edicao_nome" => "Anais do IV Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_evento" => "Encontro das Licenciaturas da Região Sul"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/enlicsul/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "680b80a1ed962_25042025093129.jpg"
    "data_publicacao" => "2025-04-25"
    "edicao_publicada_em" => "2025-04-25 09:31:29"
    "publicacao_id" => 118
    "publicacao_nome" => "Revista Enlic Sul"
    "publicacao_codigo" => "978-65-5222-035-6"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 25 de abril de 2025

Resumo

É fato constatado que os docentes que atuam com o componente curricular de Ensino Religioso no ensino fundamental, relatam a ausência de materiais didáticos e pedagógicos que possam ser utilizados em sala para ministrar as aulas do componente em questão. Igualmente, a Formação de professores na área ainda enfrenta desafios, como a escassez de curso de licenciatura em Ciências da Religião. Assim, os Grupos de Pesquisas em Políticas Públicas Educacionais (GPePPE/UNIPLAC), Formação de Professores e Práticas Educativas (GPFORPE/FURB) e Ethos, Alteridade e Desenvolvimento (GPEAD/FURB) em parceria com os acadêmicos, professores e pesquisadores do Curso de Ciências da Religião FURB/UNIPLAC, encamparam o projeto de pesquisa em questão, visando alcançar os docentes do Ensino Fundamental que atuam com o Ensino Religioso. A proposta visa a consolidação de pesquisas científicas, amparadas nas políticas públicas voltadas para o currículo escolar, com vistas a criação de uma plataforma virtual que contemple cada ano do ensino fundamental (1º ao 9º ano), alinhados ao preconizado pela BNCC (Brasil, 2017) e pelo Currículo Base do Território Catarinense (SC, 2019), a fim de subsidiar o fazer pedagógico dos professores, com conteúdo didático pedagógico,como vídeos, textos, imagens, podcast´s, propostas de intervenção pedagógica, e-books, compondo um conjunto de recursos didáticos a disposição dos docentes. Assim, o alvo desses recursos é a melhoria e ampliação do ensino e aprendizagem acerca da Diversidade Religiosa, através do Ensino Religioso, com sustentação teórico-metodológico (Cecchetti, 2016, 2019; Cecchetti e Pozzer, 2014 e 2015; Riske-Koch e Oliveira, 2019; Fleuri et. al. 2013; Cecchetti e Simoni, 2019; Pozzer et al., 2015, entre outros) contribuirão nos processos formativos dos docentes (André, 2016; Imbernón, 2011). Espera-se, dessa forma, que esses conteúdos impactam no cotidiano da sala de aula, na docência em Ensino Religioso, o qual não é ministrado apenas por licenciados na área.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.