Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

MÍDIAS DIGITAIS PARA A VISIBILIDADE E A DIVERSIDADE: PARTICIPAÇÃO DAS FAMÍLIAS HOMOPARENTAIS NOS PROCESSOS EDUCATIVOS DE SEUS/SUAS FILHOS/AS NA ESCOLA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 36 - RESISTÊNCIAS EDUCATIVAS NAS MÍDIAS DIGITAIS FACE AO CONSERVADORISMO: A TENSÃO ENTRE SABERES E ATIVISMOS DE GÊNEROS E SEXUALIDADES E O AVANÇO DOS DISCURSOS DE ÓDIO E PÂNICOS MORAIS / AXIS 36: EDUCATIONAL RESISTANCES IN DIGITAL MEDIA IN THE FACE OF CONSERVATISM: THE TENSION BETWEEN KNOWLEDGE AND ACTIVISM ON GENDER AND SEXUALITIES AND THE RISE OF HATE SPEECH AND MORAL PANICS (ONLINE)
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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este trabalho, que tem como base uma pesquisa de doutorado em andamento, busca refletir sobre a relação das famílias homoparentais com a escola, considerando que o sistema educativo tem o desafio de acolher e permitir a visibilidade da diversidade sexual e de pessoas LGBT+. Os avanços do neoconservadorismo antigênero, com disputas políticas religiosas envolvendo as definições de família, emergem no debate público, revelando que o conceito de família e as suas redefinições culturais, educacionais e políticas, estão permeadas por um cenário contemporâneo de conflitos. Neste período histórico, marcado por uma questão crucial de discursos de grupos opostos, este trabalho chama a atenção para as formas como a “família disputada” encontra nas mídias digitais, espaço para a construção de narrativas de conflito sobre a mudança social, configurando cenários de confronto. O trabalho destaca ainda a potencialidade das redes sociais para a visibilidade das famílias homoparentais, contribuindo para a reafirmação destas famílias, considerando as mídias digitais como espaços de resistências educativas. Apresenta as contribuições de organizações como “Somos" e “Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas” que realizam ações em Direitos Humanos e LGBT+, na defesa de uma educação inclusiva, articulando educação, justiça, assistência social, cultura e comunicação, voltando-se para a criação de espaços de reconhecimento e legitimação das famílias homoparentais, desafiando as normas rígidas de configuração familiar, questionando a heteronormatividade imposta em nossa sociedade. Dialoga com um levantamento bibliográfico sobre a produção acadêmica brasileira, referente à participação das famílias homoparentais na escola, nos processos educativos de seus/suas filhos/as. As transformações e tensões sociais que assistimos nas sociedades contemporâneas envolvem práticas de revisão e construção de significados, trazendo a reconfiguração da relação entre gênero, educação e vida familiar. A discussão sobre a homoparentalidade inclui novos modelos de família na pauta de conquista de direitos.

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