HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE MULHERES ATLETAS: INTEGRANDO PERSPECTIVAS FEMININAS NOS CONTEÚDOS CURRICULARES À LUZ DA LEI Nº 14.986
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121453 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 42 "inscrito_id" => 423 "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE MULHERES ATLETAS: INTEGRANDO PERSPECTIVAS FEMININAS NOS CONTEÚDOS CURRICULARES À LUZ DA LEI Nº 14.986" "resumo" => "Em setembro de 2024, a Lei Nº 14.986 foi ampliada, incluindo a obrigatoriedade de abordagens fundamentadas nas experiências e nas perspectivas femininas nos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental e Médio. A Lei também instituiu a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História, a ser celebrada anualmente nas escolas de Educação Básica em todo o Brasil. A partir de 2025, as escolas deverão incluir, de forma transversal, aspectos da história, ciência, artes e cultura do Brasil e do mundo a partir das experiências e perspectivas femininas. Neste contexto, apresentamos possibilidades de aplicação dessa abordagem nas disciplinas de Educação Física e Projeto de Vida. Por meio de um projeto de pesquisa, elaboramos 27 Histórias em Quadrinhos (HQs) baseadas nas biografias de mulheres atletas brasileiras que foram medalhistas e/ou protagonistas nos Jogos Olímpicos. Na etapa de extensão, o projeto foi levado a sete escolas no interior do Rio Grande do Sul, alcançando cerca de 400 estudantes da disciplina de Projeto de Vida. Durante as atividades, os/as estudantes expressaram surpresa por desconhecerem muitas das atletas retratadas. A reflexão sobre as histórias permitiu que os/as alunos/as destacassem lições de perseverança na vida das atletas e compreendessem que, mesmo diante de desafios, é possível alcançar objetivos com dedicação. A exposição das HQs nas escolas teve grande aceitação e envolvimento, consolidando o material como uma ferramenta pedagógica potente. Já na Educação Física, as HQs podem ser integradas como ferramenta para contextualizar modalidades esportivas, além de fomentar discussões sobre equidade de gênero e representatividade nos esportes. A Lei Nº 14.986, ao ser implementada de forma prática, contribui para uma educação mais equitativa, capaz de valorizar a diversidade e promover mudanças significativas nas percepções de gênero na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 06 - CORPO, GÊNERO E EDUCAÇÃO / AXIS 06 - BODY, GENDER, AND EDUCATION (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID423_TB42_23042025111353.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA JUNGS DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "jungsjuliana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121453 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 42 "inscrito_id" => 423 "titulo" => "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE MULHERES ATLETAS: INTEGRANDO PERSPECTIVAS FEMININAS NOS CONTEÚDOS CURRICULARES À LUZ DA LEI Nº 14.986" "resumo" => "Em setembro de 2024, a Lei Nº 14.986 foi ampliada, incluindo a obrigatoriedade de abordagens fundamentadas nas experiências e nas perspectivas femininas nos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental e Médio. A Lei também instituiu a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História, a ser celebrada anualmente nas escolas de Educação Básica em todo o Brasil. A partir de 2025, as escolas deverão incluir, de forma transversal, aspectos da história, ciência, artes e cultura do Brasil e do mundo a partir das experiências e perspectivas femininas. Neste contexto, apresentamos possibilidades de aplicação dessa abordagem nas disciplinas de Educação Física e Projeto de Vida. Por meio de um projeto de pesquisa, elaboramos 27 Histórias em Quadrinhos (HQs) baseadas nas biografias de mulheres atletas brasileiras que foram medalhistas e/ou protagonistas nos Jogos Olímpicos. Na etapa de extensão, o projeto foi levado a sete escolas no interior do Rio Grande do Sul, alcançando cerca de 400 estudantes da disciplina de Projeto de Vida. Durante as atividades, os/as estudantes expressaram surpresa por desconhecerem muitas das atletas retratadas. A reflexão sobre as histórias permitiu que os/as alunos/as destacassem lições de perseverança na vida das atletas e compreendessem que, mesmo diante de desafios, é possível alcançar objetivos com dedicação. A exposição das HQs nas escolas teve grande aceitação e envolvimento, consolidando o material como uma ferramenta pedagógica potente. Já na Educação Física, as HQs podem ser integradas como ferramenta para contextualizar modalidades esportivas, além de fomentar discussões sobre equidade de gênero e representatividade nos esportes. A Lei Nº 14.986, ao ser implementada de forma prática, contribui para uma educação mais equitativa, capaz de valorizar a diversidade e promover mudanças significativas nas percepções de gênero na escola." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 06 - CORPO, GÊNERO E EDUCAÇÃO / AXIS 06 - BODY, GENDER, AND EDUCATION (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID423_TB42_23042025111353.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA JUNGS DE ALMEIDA" "autor_nome_curto" => "JULIANA" "autor_email" => "jungsjuliana@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }