Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS DE MULHERES ATLETAS: INTEGRANDO PERSPECTIVAS FEMININAS NOS CONTEÚDOS CURRICULARES À LUZ DA LEI Nº 14.986

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Em setembro de 2024, a Lei Nº 14.986 foi ampliada, incluindo a obrigatoriedade de abordagens fundamentadas nas experiências e nas perspectivas femininas nos conteúdos curriculares do Ensino Fundamental e Médio. A Lei também instituiu a Semana de Valorização de Mulheres que Fizeram História, a ser celebrada anualmente nas escolas de Educação Básica em todo o Brasil. A partir de 2025, as escolas deverão incluir, de forma transversal, aspectos da história, ciência, artes e cultura do Brasil e do mundo a partir das experiências e perspectivas femininas. Neste contexto, apresentamos possibilidades de aplicação dessa abordagem nas disciplinas de Educação Física e Projeto de Vida. Por meio de um projeto de pesquisa, elaboramos 27 Histórias em Quadrinhos (HQs) baseadas nas biografias de mulheres atletas brasileiras que foram medalhistas e/ou protagonistas nos Jogos Olímpicos. Na etapa de extensão, o projeto foi levado a sete escolas no interior do Rio Grande do Sul, alcançando cerca de 400 estudantes da disciplina de Projeto de Vida. Durante as atividades, os/as estudantes expressaram surpresa por desconhecerem muitas das atletas retratadas. A reflexão sobre as histórias permitiu que os/as alunos/as destacassem lições de perseverança na vida das atletas e compreendessem que, mesmo diante de desafios, é possível alcançar objetivos com dedicação. A exposição das HQs nas escolas teve grande aceitação e envolvimento, consolidando o material como uma ferramenta pedagógica potente. Já na Educação Física, as HQs podem ser integradas como ferramenta para contextualizar modalidades esportivas, além de fomentar discussões sobre equidade de gênero e representatividade nos esportes. A Lei Nº 14.986, ao ser implementada de forma prática, contribui para uma educação mais equitativa, capaz de valorizar a diversidade e promover mudanças significativas nas percepções de gênero na escola.

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