Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

MENINAS PRIVADAS DE LIBERDADE: NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS DE ADOLESCENTES NO SISTEMA SOCIOEDUCATIVO

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

O que as meninas em cumprimento de medidas socioeducativas escrevem sobre suas experiências de privação de liberdade? Este é o questionamento a partir do qual sistematizamos algumas reflexões sobre os atravessamentos de gênero, raça e classe nas experiências de privação de liberdade no sistema socioeducativo. Tendo como objetivo compreender as temáticas abordadas em narrativas autobiográficas escritas em oficinas de leitura e escrita. Para análise dos dados, adotou-se a metodologia de Bardin, organizada em 3 etapas: Pré-análise dos documentos; Exploração dos materiais; Inferência e interpretação. O material empírico desta pesquisa é a coletânea de livros Virando a Página, publicações produzidas pelo TRF4 em parceria com a FASE/RS entre os anos de 2011 e 2016. Nos 6 livros analisados constavam ao todo 256 textos, destes apenas 104 eram de autoria feminina, destes foram selecionados 3 textos para compor essa escrita: Biografía por Dady Marley, Minha História de Vida por Sheron Ignacio e A Dor e a Saudade por Jessica Fernanda. Apresenta como referencial teórico a educação popular, em especial o pensamento freiriano, e os estudos sobre educação em contextos de privação de liberdade. Entre os resultados da pesquisa, destacaram-se a semelhança das experiências narradas pelas adolescentes com a trajetória de vida de mulheres adultas no sistema prisional; a negligência do Estado, da sociedade e da família na proteção da infância, sobretudo no que concerne à violência sexual e estupro de vulnerável e, consequentemente, a gravidez na adolescência; e à exploração do trabalho infantil na comercialização de substâncias ilícitas. Conclui-se que a importância de atividades de letramento com meninas privadas de liberdade como um exercício de reflexão e elaboração de experiências dolorosas em suas trajetórias de vida. É humanizar pessoas que são vistas pela sociedade como não merecedoras de direitos básicos, mesmo que seja apenas uma adolescente de 12 anos.

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