Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

ENSINO DE FILOSOFIA E MASCULINIDADES: TENSÕES E RESISTÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) EIXO 23 - MASCULINIDADES E FEMINILIDADES: TENSIONAMENTOS E POSSIBILIDADES NO ESPAÇO ESCOLAR E NÃO ESCOLAR / AXIS 23 - MASCULINITIES AND FEMININITIES: TENSIONS AND POSSIBILITIES IN SCHOOL AND NON-SCHOOL SETTINGS (ONLINE)
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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Diante do avanço das ideologias de extrema direita no Brasil e no mundo e o ressurgimento de grupos reacionários e conservadores, todas as pautas que dizem respeito às questões de gênero, sexualidade e corpo estão sofrendo ainda mais ataques e perseguições, o que reverbera, por um lado, em medo e silenciamento sobre tais pautas na sociedade e, por outro lado, coragem e resistências dos sujeitos violentados e dos que não pactuam com tais violências. Neste sentido, como docente de Filosofia na Educação Básica construímos uma pesquisa, que representa mais uma ação de resistência e que está sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PROF-FILO). Nossa discussão reconhece que o contexto acima descrito reflete-se no âmbito educacional através do apagamento das discussões de gênero na legislação da educação no Brasil, principalmente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diante disso, uma das nossas frentes de trabalho na pesquisa consiste em investigar o espaço destinado as questões de gênero nos documentos oficiais que regem e norteiam a educação. Para isso, faz-se necessário realizar uma pesquisa analítica e crítica nos documentos da BNCC, do Plano Nacional de Educação e da legislação do Novo Ensino Médio, olhando com atenção mais acurada o que diz respeito ao ensino de Filosofia na Educação Básica. A segunda frente de trabalho visa construir uma discussão conceitual sobre masculinidades, buscar identificar as suas diversas manifestações na sociedade (masculinidades hegemônicas, novas masculinidades, etc.) e mapear as ausências ou presenças do tratamento das masculinidades na legislação e na prática educacional escolar. Entendemos que o não tratamento das questões de gênero e, mais especificamente, das masculinidades repercutem negativamente na escola, construindo um dos principais entraves na construção de uma sociedade em que a igualdade de gênero e a não violência se constituam como imperativos.

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