PROJETO DE ENSINO “SEMANA DE COMBATE AO PRECONCEITO: AFIRMAÇÃO DA VISIBILIDADE LGBTQIA+ E DIVERSIDADE DE GÊNERO” NO IFRS – CAMPUS VERANÓPOLIS
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121643 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 374 "inscrito_id" => 671 "titulo" => "PROJETO DE ENSINO “SEMANA DE COMBATE AO PRECONCEITO: AFIRMAÇÃO DA VISIBILIDADE LGBTQIA+ E DIVERSIDADE DE GÊNERO” NO IFRS – CAMPUS VERANÓPOLIS" "resumo" => "O campus Veranópolis/RS do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) conta com um número significativo de estudantes LGBTQIA+. Com relativa frequência ocorrem relatos de posturas inadequadas em relação a esses sujeitos, como o uso de pronomes errados, o questionamento sobre o uso dos banheiros por esses indivíduos, a não-compreensão sobre os conceitos de gênero, entre outros. Tais fatos são, na maioria das vezes, encaminhadas ao Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) do Campus, que busca atuar de forma propositiva e consultiva em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão referentes à temática das identidades e relações de gênero e sexualidade. Com o objetivo de promover atividades que ampliassem a compreensão sobre a diversidade de gênero, estimulassem o protagonismo dos sujeitos LGBTQI+, a visibilidade, a afirmação das diferenças de gênero, o respeito e a empatia, foi realizado o Projeto de ensino “Semana de combate ao Preconceito: Afirmação da Visibilidade LGBTQIA+ e Diversidade de Gênero” em parceria com o NAAf. A programação incluiu rodas de conversa, palestras, leituras coletivas, exibições audiovisuais, postagens informativas nas redes sociais e apresentações musicais, voltadas para estudantes, suas famílias, servidores e comunidade externa. O debate proposto ocorreu, os discentes perceberam mudanças, porém não houve a participação de alguns alunos da comunidade LGBTQIA+ e servidores apontados com posturas inadequadas. Observamos que a realização do evento teve dois resultados principais: a explicitação de que o IFRS é uma instituição que promove o respeito à diversidade de gênero e o protagonismo da comunidade LGBTQIA+; e o esclarecimento de temas importantes no que se refere à diversidade de gênero, para os participantes que não possuíam conhecimento sobre a temática e que demonstram empatia. Além disso, houve a solicitação, por parte dos estudantes, para a implantação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) no Campus Veranópolis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 02 - A TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADES NO COTIDIANO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES E DESLOCAMENTOS / AXIS 02 - GENDER AND SEXUALITY THEMES IN THE DAILY LIFE OF FEDERAL INSTITUTES OF EDUCATION: INTERVENTIONS AND SHIFTS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID671_TB374_23042025112230.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA ANDRETTA DIEDER" "autor_nome_curto" => "JANAINA" "autor_email" => "janaina.dieder@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121643 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 374 "inscrito_id" => 671 "titulo" => "PROJETO DE ENSINO “SEMANA DE COMBATE AO PRECONCEITO: AFIRMAÇÃO DA VISIBILIDADE LGBTQIA+ E DIVERSIDADE DE GÊNERO” NO IFRS – CAMPUS VERANÓPOLIS" "resumo" => "O campus Veranópolis/RS do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) conta com um número significativo de estudantes LGBTQIA+. Com relativa frequência ocorrem relatos de posturas inadequadas em relação a esses sujeitos, como o uso de pronomes errados, o questionamento sobre o uso dos banheiros por esses indivíduos, a não-compreensão sobre os conceitos de gênero, entre outros. Tais fatos são, na maioria das vezes, encaminhadas ao Núcleo de Ações Afirmativas (NAAf) do Campus, que busca atuar de forma propositiva e consultiva em ações de Ensino, Pesquisa e Extensão referentes à temática das identidades e relações de gênero e sexualidade. Com o objetivo de promover atividades que ampliassem a compreensão sobre a diversidade de gênero, estimulassem o protagonismo dos sujeitos LGBTQI+, a visibilidade, a afirmação das diferenças de gênero, o respeito e a empatia, foi realizado o Projeto de ensino “Semana de combate ao Preconceito: Afirmação da Visibilidade LGBTQIA+ e Diversidade de Gênero” em parceria com o NAAf. A programação incluiu rodas de conversa, palestras, leituras coletivas, exibições audiovisuais, postagens informativas nas redes sociais e apresentações musicais, voltadas para estudantes, suas famílias, servidores e comunidade externa. O debate proposto ocorreu, os discentes perceberam mudanças, porém não houve a participação de alguns alunos da comunidade LGBTQIA+ e servidores apontados com posturas inadequadas. Observamos que a realização do evento teve dois resultados principais: a explicitação de que o IFRS é uma instituição que promove o respeito à diversidade de gênero e o protagonismo da comunidade LGBTQIA+; e o esclarecimento de temas importantes no que se refere à diversidade de gênero, para os participantes que não possuíam conhecimento sobre a temática e que demonstram empatia. Além disso, houve a solicitação, por parte dos estudantes, para a implantação do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS) no Campus Veranópolis." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 02 - A TEMÁTICA DE GÊNERO E SEXUALIDADES NO COTIDIANO DOS INSTITUTOS FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: INTERVENÇÕES E DESLOCAMENTOS / AXIS 02 - GENDER AND SEXUALITY THEMES IN THE DAILY LIFE OF FEDERAL INSTITUTES OF EDUCATION: INTERVENTIONS AND SHIFTS (ONLINE)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID671_TB374_23042025112230.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA ANDRETTA DIEDER" "autor_nome_curto" => "JANAINA" "autor_email" => "janaina.dieder@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }