Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

MULHER E PROFESSORA: DESAFIOS EM ESTAR NA MATEMÁTICA

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Este é um estudo investigativo que objetiva explorar compreensões sobre a trajetória e os desafios enfrentados por professoras-mulheres no contexto da matemática na Educação Básica. Para atender ao objetivo recorremos ao banco de dados do site Scielo, do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com os descritores (“educação básica”, “professora”, “ensino de matemática”, “fase de desinvestimento”) com o recorte temporal de 2019 a 2023. Encontramos uma tese, neste último recurso, porém não atendeu a expectativa da profundidade da temática. Recorremos a metodologia da revisão sistemática integrativa com utilizando descritores mais abrangentes (“mulheres”, “matemática”), deste fluíram 8 artigos dos quais foram analisados com base na temática. Os resultados apontaram que a propagação de discursos discriminatórios e reprodutores de desigualdades de gênero são refletidas nas escolas, pelos livros didáticos, pelos currículos e práticas pedagógicas (Fonseca, Caldeira e Souza, 2022). Essas vozes reproduzem os estereótipos da superioridade masculina em matemática afetando as práticas e as percepções de mulheres-professoras sobre suas habilidades matemáticas (Souza e Fonseca, 2009). É necessário desmistificar ideologias que tratam da invisibilidade da mulher nessa área do conhecimento (Souza e Loguercio, 2021). Uma mudança de práticas e ideologias, em todos os níveis da educação, pode diminuir o grau de impacto das mutilações de personalidades, permitindo-as encontrar saídas em busca de seus direitos.

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