MULHER E PROFESSORA: DESAFIOS EM ESTAR NA MATEMÁTICA
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121710 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 506 "inscrito_id" => 694 "titulo" => "MULHER E PROFESSORA: DESAFIOS EM ESTAR NA MATEMÁTICA" "resumo" => "Este é um estudo investigativo que objetiva explorar compreensões sobre a trajetória e os desafios enfrentados por professoras-mulheres no contexto da matemática na Educação Básica. Para atender ao objetivo recorremos ao banco de dados do site Scielo, do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com os descritores (“educação básica”, “professora”, “ensino de matemática”, “fase de desinvestimento”) com o recorte temporal de 2019 a 2023. Encontramos uma tese, neste último recurso, porém não atendeu a expectativa da profundidade da temática. Recorremos a metodologia da revisão sistemática integrativa com utilizando descritores mais abrangentes (“mulheres”, “matemática”), deste fluíram 8 artigos dos quais foram analisados com base na temática. Os resultados apontaram que a propagação de discursos discriminatórios e reprodutores de desigualdades de gênero são refletidas nas escolas, pelos livros didáticos, pelos currículos e práticas pedagógicas (Fonseca, Caldeira e Souza, 2022). Essas vozes reproduzem os estereótipos da superioridade masculina em matemática afetando as práticas e as percepções de mulheres-professoras sobre suas habilidades matemáticas (Souza e Fonseca, 2009). É necessário desmistificar ideologias que tratam da invisibilidade da mulher nessa área do conhecimento (Souza e Loguercio, 2021). Uma mudança de práticas e ideologias, em todos os níveis da educação, pode diminuir o grau de impacto das mutilações de personalidades, permitindo-as encontrar saídas em busca de seus direitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 12 - GÊNERO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS DO TEMPO PRESENTE / EIXO 12 - GENDER AND TEACHER PROFESSIONALIZATION: CHALLENGES OF THE PRESENT TIME (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID694_TB506_02042025152007.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA SOARES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "elysangelaribeiro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121710 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 506 "inscrito_id" => 694 "titulo" => "MULHER E PROFESSORA: DESAFIOS EM ESTAR NA MATEMÁTICA" "resumo" => "Este é um estudo investigativo que objetiva explorar compreensões sobre a trajetória e os desafios enfrentados por professoras-mulheres no contexto da matemática na Educação Básica. Para atender ao objetivo recorremos ao banco de dados do site Scielo, do Catálogo de Teses e Dissertações da Capes e da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) com os descritores (“educação básica”, “professora”, “ensino de matemática”, “fase de desinvestimento”) com o recorte temporal de 2019 a 2023. Encontramos uma tese, neste último recurso, porém não atendeu a expectativa da profundidade da temática. Recorremos a metodologia da revisão sistemática integrativa com utilizando descritores mais abrangentes (“mulheres”, “matemática”), deste fluíram 8 artigos dos quais foram analisados com base na temática. Os resultados apontaram que a propagação de discursos discriminatórios e reprodutores de desigualdades de gênero são refletidas nas escolas, pelos livros didáticos, pelos currículos e práticas pedagógicas (Fonseca, Caldeira e Souza, 2022). Essas vozes reproduzem os estereótipos da superioridade masculina em matemática afetando as práticas e as percepções de mulheres-professoras sobre suas habilidades matemáticas (Souza e Fonseca, 2009). É necessário desmistificar ideologias que tratam da invisibilidade da mulher nessa área do conhecimento (Souza e Loguercio, 2021). Uma mudança de práticas e ideologias, em todos os níveis da educação, pode diminuir o grau de impacto das mutilações de personalidades, permitindo-as encontrar saídas em busca de seus direitos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "EIXO 12 - GÊNERO E PROFISSIONALIZAÇÃO DOCENTE: DESAFIOS DO TEMPO PRESENTE / EIXO 12 - GENDER AND TEACHER PROFESSIONALIZATION: CHALLENGES OF THE PRESENT TIME (PRESENCIAL)" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID694_TB506_02042025152007.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISÂNGELA SOARES RIBEIRO" "autor_nome_curto" => "ELISÂNGELA" "autor_email" => "elysangelaribeiro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }