“ISSO TEM QUE MUDAR! MENINA E MENINO PODE FAZER AS MESMAS COISAS”: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
"2025-06-05 14:14:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 121711 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 508 "inscrito_id" => 568 "titulo" => "“ISSO TEM QUE MUDAR! MENINA E MENINO PODE FAZER AS MESMAS COISAS”: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que objetiva fazer a análise de uma das ações desenvolvidas durante uma parceria colaborativa. No respectivo texto, apresentamos experiências vivenciadas durante uma pesquisa de mestrado, que ocorreu de modo colaborativo entre uma pesquisadora, uma docente e uma turma composta por 28 estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental no componente curricular do Ensino de Ciências, sobre as abordagens de corpos, gêneros e sexualidades. Ao longo da pesquisa, foram produzidos diferentes materiais empíricos por meio de encontros, aulas/ações e entrevistas. Neste artigo, daremos ênfase ao material produzido em uma ação específica, intitulada “O Príncipe Cinderelo - problematizando os marcadores de gênero”. Revisitaremos também algumas experiências que perpassaram as limitações que surgiram ao longo do processo, os fatores potencializadores da parceria colaborativa e daremos ênfase às aprendizagens e contribuições advindas da respectiva parceria na formação docente continuada. A análise se respalda nos referencias teóricos pós- críticos, especificamente os pós-estruturalistas e estudos de gênero. Inicialmente, foi perceptível a demonstração de estranhamento às transgressões propostas nos textos lidos e explorados pela professora e a hegemonia das normas e regras existentes em nossa cultura. No entanto, Notamos que as(os) discentes, mesmo apresentando inquietações sobre as questões e temáticas trabalhadas, se envolveram e problematizaram o conteúdo, as marcas de gênero impostas cultural e socialmente e os papéis e funções consideradas de meninas e meninos, em uma perspectiva fluída e divertida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => """ EIXO 09 - CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: BRECHAS E OUTROS POSSÍVEIS CONTRA-HEGEMÔNICOS / \r\n AXIS 09 - BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING: BREACHES AND OTHER COUNTER-HEGEMONIC POSSIBILITIES (ONLINE) """ "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID568_TB508_26052025122134.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAC CLEIDE DE JESUS BRAGA AMARAL" "autor_nome_curto" => "MAC BRAGA" "autor_email" => "mac.jbamaral@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 121711 "edicao_id" => 388 "trabalho_id" => 508 "inscrito_id" => 568 "titulo" => "“ISSO TEM QUE MUDAR! MENINA E MENINO PODE FAZER AS MESMAS COISAS”: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado que objetiva fazer a análise de uma das ações desenvolvidas durante uma parceria colaborativa. No respectivo texto, apresentamos experiências vivenciadas durante uma pesquisa de mestrado, que ocorreu de modo colaborativo entre uma pesquisadora, uma docente e uma turma composta por 28 estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental no componente curricular do Ensino de Ciências, sobre as abordagens de corpos, gêneros e sexualidades. Ao longo da pesquisa, foram produzidos diferentes materiais empíricos por meio de encontros, aulas/ações e entrevistas. Neste artigo, daremos ênfase ao material produzido em uma ação específica, intitulada “O Príncipe Cinderelo - problematizando os marcadores de gênero”. Revisitaremos também algumas experiências que perpassaram as limitações que surgiram ao longo do processo, os fatores potencializadores da parceria colaborativa e daremos ênfase às aprendizagens e contribuições advindas da respectiva parceria na formação docente continuada. A análise se respalda nos referencias teóricos pós- críticos, especificamente os pós-estruturalistas e estudos de gênero. Inicialmente, foi perceptível a demonstração de estranhamento às transgressões propostas nos textos lidos e explorados pela professora e a hegemonia das normas e regras existentes em nossa cultura. No entanto, Notamos que as(os) discentes, mesmo apresentando inquietações sobre as questões e temáticas trabalhadas, se envolveram e problematizaram o conteúdo, as marcas de gênero impostas cultural e socialmente e os papéis e funções consideradas de meninas e meninos, em uma perspectiva fluída e divertida." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => """ EIXO 09 - CORPOS, GÊNEROS E SEXUALIDADES NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: BRECHAS E OUTROS POSSÍVEIS CONTRA-HEGEMÔNICOS / \r\n AXIS 09 - BODIES, GENDERS, AND SEXUALITIES IN SCIENCE AND BIOLOGY TEACHING: BREACHES AND OTHER COUNTER-HEGEMONIC POSSIBILITIES (ONLINE) """ "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV213_ID568_TB508_26052025122134.pdf" "created_at" => "2025-06-10 13:23:11" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAC CLEIDE DE JESUS BRAGA AMARAL" "autor_nome_curto" => "MAC BRAGA" "autor_email" => "mac.jbamaral@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-seminario-corpo-genero-e-sexualidade" "edicao_nome" => "Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "edicao_evento" => "IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, V Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e V Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/seminario-genero/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => null "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-06-05 14:14:51" "publicacao_id" => 94 "publicacao_nome" => "Revista do Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-66-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }