Artigo Anais do IX Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

ENTRE A SALA DE AULA E A SOLIDÃO: OS RELACIONAMENTOS AFETIVO-SEXUAIS DE PROFESSORES NEGROS E GAYS

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Publicado em 05 de junho de 2025

Resumo

Enquanto docentes, quem nunca se deparou com essa questão? Professor, você tem namorada(o)? Ou, "o senhor tem filhos?" Essa questão mostra não só a curiosidade dos(as) estudantes, mas também a expectativa das normas e padrões de interação convencionais. No caso de professores gays, por exemplo, ser interpelado por esta pergunta, pode significar o desejo em tirar o professor do armário. Neste contexto, este artigo, pretende discutir como professores negros e gays lidam com os seus relacionamentos afetivo-sexuais frente ao patrulhamento da sexualidade imposta pela sociedade branca e cisheteronormativa. Para dialogar conosco, utilizaremos de autoras(es) como: bell hooks, Angela Davis, Patrícia Hill Collins, Frantz Fanon, Rolf Malungo de Souza e Osmundo Pinho. Como procedimento metodológico, trabalharemos com a entrevista narrativa, apresentando e discutindo as narrativas de dois professores negros e gays. Um deles é o primeiro autor deste trabalho, um professor negro, gay, de 36 anos, em uma relação estável de sete anos com um homem branco da mesma idade e profissão. O outro é um professor negro e gay, com 41 anos, residente no campo, que deseja um relacionamento amoroso e constituir uma família, mas tem a convicção de que isso é ilusório. As vidas desses dois professores se cruzam ao atuarem na mesma escola e perceberem as suas dificuldades e receios em se assumirem como gays, já que lecionam em uma cidade pequena e interiorana e isso pode afetá-los por trabalharem com crianças e adolescentes. Também entendem o quanto a objetificação do corpo negro os afeta, já que, embora sejam desejados sexualmente, são preteridos para os relacionamentos afetivos. O estudo, ainda em desenvolvimento, abre caminho para futuras pesquisas, que explorem mais a fundo as nuances dessas vivências, ampliando a voz de quem, historicamente, tem sido silenciado.

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