Artigo Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN:

A DESIGUALDADE SOCIAL COMO UM CONTEÚDO DE SOCIOLOGIA: INTERFACES ENTRE CLASSE E RAÇA NO CONTEXTO INDÍGENA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral GT 09: ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E DESIGUALDADES DE CLASSE: CONTEÚDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2025-07-18 09:24:06" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 122134
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 182
    "inscrito_id" => 120
    "titulo" => "A DESIGUALDADE SOCIAL COMO UM CONTEÚDO DE SOCIOLOGIA: INTERFACES ENTRE CLASSE E RAÇA NO CONTEXTO INDÍGENA"
    "resumo" => "Este trabalho se desenvolve a partir de um recorte do subprojeto de pesquisa intitulado “Fundamentos conceituais do pensamento de Paulo Freire: pedagogia situada e conscientização em debate no campo educacional” (PIBIC/CNPq), que parte do projeto-pai de pesquisa denominado “Educação Popular e Sociologia da Educação: análises sobre desigualdade social e meritocracia no contexto latino-americano” (Prisma/UFFS). Essa pesquisa de natureza bibliográfica está sendo desenvolvida pela bolsista e seu orientador, integrando-se ao Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Estratificação Social (GEPIEES/CNPq/UFFS), que contribuiu com o desenvolvimento deste trabalho a partir da discussão sobre temas relevantes sobre questões relacionadas à sociedade brasileira. Neste trabalho, um recorte inicial do referido projeto de pesquisa, serão apresentados elementos da desigualdade social com enfoque no recorte de classe social, relacionado a concepções de raça. Nosso objetivo é refletir sobre o ensino de Sociologia a partir do contexto da Lei Nº 11.645/2008, que trata da obrigatoriedade de ensinar sobre a “cultura e história afro-brasileira e indígena”, desmembrando o conteúdo até chegar especificamente na temática indígena. Nosso enfoque reside em como são abordadas as questões indígenas nos livros didáticos apoiados no artigo escrito pela autora Ellen Fernanda N. Araújo (2020). Por fim, como proposta metodológica para trabalhar com essa temática em sala de aula no âmbito do Ensino Médio, falaremos da “pedagogia situada” como uma metodologia de ensino ou um caminho para direcionar os alunos a compreender os conteúdos e diálogo proposto por Paulo Freire como ferramenta histórica de compartilhar os conhecimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 09: ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E DESIGUALDADES DE CLASSE: CONTEÚDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID120_TB182_30042025152302.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO INGRASSIA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiago.ingrassia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 122134
    "edicao_id" => 404
    "trabalho_id" => 182
    "inscrito_id" => 120
    "titulo" => "A DESIGUALDADE SOCIAL COMO UM CONTEÚDO DE SOCIOLOGIA: INTERFACES ENTRE CLASSE E RAÇA NO CONTEXTO INDÍGENA"
    "resumo" => "Este trabalho se desenvolve a partir de um recorte do subprojeto de pesquisa intitulado “Fundamentos conceituais do pensamento de Paulo Freire: pedagogia situada e conscientização em debate no campo educacional” (PIBIC/CNPq), que parte do projeto-pai de pesquisa denominado “Educação Popular e Sociologia da Educação: análises sobre desigualdade social e meritocracia no contexto latino-americano” (Prisma/UFFS). Essa pesquisa de natureza bibliográfica está sendo desenvolvida pela bolsista e seu orientador, integrando-se ao Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Estratificação Social (GEPIEES/CNPq/UFFS), que contribuiu com o desenvolvimento deste trabalho a partir da discussão sobre temas relevantes sobre questões relacionadas à sociedade brasileira. Neste trabalho, um recorte inicial do referido projeto de pesquisa, serão apresentados elementos da desigualdade social com enfoque no recorte de classe social, relacionado a concepções de raça. Nosso objetivo é refletir sobre o ensino de Sociologia a partir do contexto da Lei Nº 11.645/2008, que trata da obrigatoriedade de ensinar sobre a “cultura e história afro-brasileira e indígena”, desmembrando o conteúdo até chegar especificamente na temática indígena. Nosso enfoque reside em como são abordadas as questões indígenas nos livros didáticos apoiados no artigo escrito pela autora Ellen Fernanda N. Araújo (2020). Por fim, como proposta metodológica para trabalhar com essa temática em sala de aula no âmbito do Ensino Médio, falaremos da “pedagogia situada” como uma metodologia de ensino ou um caminho para direcionar os alunos a compreender os conteúdos e diálogo proposto por Paulo Freire como ferramenta histórica de compartilhar os conhecimentos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "GT 09: ENSINO DE SOCIOLOGIA, ESTRATIFICAÇÃO SOCIAL E DESIGUALDADES DE CLASSE: CONTEÚDOS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV222_ID120_TB182_30042025152302.pdf"
    "created_at" => "2025-07-18 09:56:32"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO INGRASSIA PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "THIAGO"
    "autor_email" => "thiago.ingrassia@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-9-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do 9º Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68a722020330f_21082025104122.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2025-07-18 09:24:06"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 18 de julho de 2025

Resumo

Este trabalho se desenvolve a partir de um recorte do subprojeto de pesquisa intitulado “Fundamentos conceituais do pensamento de Paulo Freire: pedagogia situada e conscientização em debate no campo educacional” (PIBIC/CNPq), que parte do projeto-pai de pesquisa denominado “Educação Popular e Sociologia da Educação: análises sobre desigualdade social e meritocracia no contexto latino-americano” (Prisma/UFFS). Essa pesquisa de natureza bibliográfica está sendo desenvolvida pela bolsista e seu orientador, integrando-se ao Grupo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Educação e Estratificação Social (GEPIEES/CNPq/UFFS), que contribuiu com o desenvolvimento deste trabalho a partir da discussão sobre temas relevantes sobre questões relacionadas à sociedade brasileira. Neste trabalho, um recorte inicial do referido projeto de pesquisa, serão apresentados elementos da desigualdade social com enfoque no recorte de classe social, relacionado a concepções de raça. Nosso objetivo é refletir sobre o ensino de Sociologia a partir do contexto da Lei Nº 11.645/2008, que trata da obrigatoriedade de ensinar sobre a “cultura e história afro-brasileira e indígena”, desmembrando o conteúdo até chegar especificamente na temática indígena. Nosso enfoque reside em como são abordadas as questões indígenas nos livros didáticos apoiados no artigo escrito pela autora Ellen Fernanda N. Araújo (2020). Por fim, como proposta metodológica para trabalhar com essa temática em sala de aula no âmbito do Ensino Médio, falaremos da “pedagogia situada” como uma metodologia de ensino ou um caminho para direcionar os alunos a compreender os conteúdos e diálogo proposto por Paulo Freire como ferramenta histórica de compartilhar os conhecimentos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.