
O ENESEB é um evento realizado a cada dois anos e promovido pela Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS) desde 2009, sendo organizado pelo Comitê de Pesquisa Ensino de Sociologia. Entre seus principais objetivos destacam-se:
a. discutir a formação docente e o estatuto das ciências sociais e de seus conteúdos programáticos no ambiente escolar;
b. compreender o panorama do ensino da sociologia em diferentes modalidades da Educação Básica e em diversas regiões do Brasil e do exterior;
c. refletir sobre fenômenos escolares e extraescolares que afetavam o ensino e a aprendizagem das ciências sociais;
d. compartilhar alternativas metodológicas, intervenções, recursos e materiais didáticos para o ensino da Sociologia.
O histórico do ENESEB mostrou a solidez de sua trajetória, que dialogou com os desafios de cada momento. Diferentes cidades acolheram o evento: Rio de Janeiro (em 2009), Curitiba (2011), Fortaleza (2013), São Leopoldo (2015), Brasília (2017) e Florianópolis (2019). A pandemia interrompeu os encontros presenciais, que foram substituídos por edições remotas na 7ª e 8ª edições, tendo a Universidade Federal do Pará (UFPA) como sede simbólica.
Aquele foi um momento de grandes desafios. A sociedade brasileira começava a retomar a democracia, com embates cotidianos nas diferentes esferas do poder e das instituições. Na educação, a ofensiva neoliberal seguia intensa, com novos elementos em sua implementação, como a plataformização do ensino, que reduzia os espaços pedagógicos da sala de aula e a autonomia docente, com o objetivo de manter o controle sobre estudantes e professores, gerando uma antítese do que se esperava da escola. As duas últimas reformas do ensino médio também contribuíram para o esvaziamento científico do currículo, sem garantir efetivamente uma formação qualificada e comprometida com as demandas da juventude brasileira, imersa em problemas estruturais da escola, do mundo do trabalho e da própria sociedade. Mais do que nunca, a Sociologia se mostrou necessária para desnaturalizar o que era imposto diariamente pela hegemonia política e econômica das elites brasileiras, que flertavam com governos tanto conservadores quanto de centro-esquerda.
Diante disso, o tema do ENESEB "Cadê a Sociologia que estava aqui? Imaginando Sociologias na educação básica" buscou enfrentar esses desafios por meio de um amplo debate sobre as questões da educação, da escola e da Sociologia na educação básica, articulando as dimensões política, sociológica e pedagógica com aqueles que faziam a educação em seu cotidiano, em seus estudos, trabalho e pesquisas, na tentativa de superar os entraves perversos presentes na sociedade daquele momento.