FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 9º ANO: CAMINHOS PARA A REFLEXÃO E AÇÃO
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123117 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 87 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 9º ANO: CAMINHOS PARA A REFLEXÃO E AÇÃO" "resumo" => "Este relato de experiência visa refletir sobre o Processo de Formação Continuada de Professores de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal Ensino de Altos- Piauí. Ultimamente, tem se discutido no chão das formações de professores o fortalecimento da ação-reflexão-ação como caminho para consolação de uma prática significativa que transforme o ensino aprendizagem dos estudantes. Para tal, esta pesquisa centrou-se na ação- reflexão-ação dos docentes mediante sua prática no cotidiano escolar. Pois tem se percebido a necessidade de fortalecer essa prática através de promoção de Formação Continuada pautada numa metodologia participativa teórica e prática que chegue no chão da escola. Para o desenvolvimento deste relato de experiência, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, além de uma entrevista com quatro professores cursistas, cujo resultado contribuiu, a partir de suas impressões, sobre o modo como a Formação professores de Língua Portuguesa tem chegado na ação em sala de aula. Para fundamentação e reflexão desta pesquisa, utilizou-se os seguintes teóricos: Zabala (1998), Sacristán (1998), Formosinho (2009), dentre outros. A acepção teórica utilizada subsidiou o embasamento para se discutir como a Formação Continuada tem sido exitosa para a prática em sala de aula dos professores de Língua Portuguesa do 9º ano. Os resultados esperados foram significativos e relevantes quanto a execução dos processos formativos e, o quanto tem favorecido aos professores uma ação- reflexão-ação de forma efetiva." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ST 08 - ESCRITA DE SI NO CHÃO DA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PIBID" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID87_TB30_16062025124646.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA MARIA LEMOS CAMPELO" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "campelolemos@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123117 "edicao_id" => 429 "trabalho_id" => 30 "inscrito_id" => 87 "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA DO 9º ANO: CAMINHOS PARA A REFLEXÃO E AÇÃO" "resumo" => "Este relato de experiência visa refletir sobre o Processo de Formação Continuada de Professores de Língua Portuguesa do 9º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal Ensino de Altos- Piauí. Ultimamente, tem se discutido no chão das formações de professores o fortalecimento da ação-reflexão-ação como caminho para consolação de uma prática significativa que transforme o ensino aprendizagem dos estudantes. Para tal, esta pesquisa centrou-se na ação- reflexão-ação dos docentes mediante sua prática no cotidiano escolar. Pois tem se percebido a necessidade de fortalecer essa prática através de promoção de Formação Continuada pautada numa metodologia participativa teórica e prática que chegue no chão da escola. Para o desenvolvimento deste relato de experiência, utilizou-se a pesquisa bibliográfica e estudo de caso, além de uma entrevista com quatro professores cursistas, cujo resultado contribuiu, a partir de suas impressões, sobre o modo como a Formação professores de Língua Portuguesa tem chegado na ação em sala de aula. Para fundamentação e reflexão desta pesquisa, utilizou-se os seguintes teóricos: Zabala (1998), Sacristán (1998), Formosinho (2009), dentre outros. A acepção teórica utilizada subsidiou o embasamento para se discutir como a Formação Continuada tem sido exitosa para a prática em sala de aula dos professores de Língua Portuguesa do 9º ano. Os resultados esperados foram significativos e relevantes quanto a execução dos processos formativos e, o quanto tem favorecido aos professores uma ação- reflexão-ação de forma efetiva." "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)" "area_tematica" => "ST 08 - ESCRITA DE SI NO CHÃO DA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PIBID" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV228_ID87_TB30_16062025124646.pdf" "created_at" => "2025-09-05 10:38:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA MARIA LEMOS CAMPELO" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "campelolemos@hotmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura" "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura" "edicao_evento" => """ XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT """ "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png" "data_publicacao" => "2025-09-15" "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34" "publicacao_id" => 81 "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }