Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

RESUMO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO - ESCRITA DE SI

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) ST 08 - ESCRITA DE SI NO CHÃO DA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PIBID
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 123147
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 70
    "inscrito_id" => 43
    "titulo" => "RESUMO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO - ESCRITA DE SI"
    "resumo" => "O presente trabalho relata a experiência dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados ao Subprojeto Escrita de Si, que é coordenado pela Prof.ª Me. Laura Torres de Alencar Neta e Prof.ª Dr. Margareth Torres de Alencar, realizado no Centro de Educação de Tempo Integral Dr. Fontes Ibiapina, no turno vespertino, pelos licenciandos do curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. A proposta contribui significativamente à formação inicial dos futuros professores, ao unir teoria e prática. Fundamentado na prática reflexiva e na escrita autobiográfica como instrumento pedagógico, o projeto incentiva a construção da identidade docente por meio do registro das vivências pessoais e acadêmicas dos licenciandos. A metodologia envolve observações em sala de aula, planejamento conjunto com o professor supervisor, produção de relatos reflexivos e oficinas de escrita de si. A experiência permite aos pibidianos compreenderem melhor o papel do professor como agente formador e transformador, além de desenvolver autoconhecimento, criticidade e consciência pedagógica. Os resultados indicam que a escrita de si é uma ferramenta de reflexão e ressignificação da prática docente, fortalecendo a identidade profissional dos bolsistas e sua inserção consciente na escola. O processo também fortalece vínculos entre discentes e docentes, ampliando o diálogo, a escuta e a troca de saberes. Dessa forma, o Subprojeto Escrita de Si se consolida como uma proposta relevante no PIBID, ao articular aspectos subjetivos e pedagógicos, preparando os licenciandos para uma docência ética, reflexiva e humanizada."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ST 08 - ESCRITA DE SI NO CHÃO DA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO  PIBID"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID43_TB70_17072025161035.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAYLANE DE SOUSA MARTINS SOARES"
    "autor_nome_curto" => "KAYLANE"
    "autor_email" => "kaylanesmartinss@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 123147
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 70
    "inscrito_id" => 43
    "titulo" => "RESUMO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO - ESCRITA DE SI"
    "resumo" => "O presente trabalho relata a experiência dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados ao Subprojeto Escrita de Si, que é coordenado pela Prof.ª Me. Laura Torres de Alencar Neta e Prof.ª Dr. Margareth Torres de Alencar, realizado no Centro de Educação de Tempo Integral Dr. Fontes Ibiapina, no turno vespertino, pelos licenciandos do curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. A proposta contribui significativamente à formação inicial dos futuros professores, ao unir teoria e prática. Fundamentado na prática reflexiva e na escrita autobiográfica como instrumento pedagógico, o projeto incentiva a construção da identidade docente por meio do registro das vivências pessoais e acadêmicas dos licenciandos. A metodologia envolve observações em sala de aula, planejamento conjunto com o professor supervisor, produção de relatos reflexivos e oficinas de escrita de si. A experiência permite aos pibidianos compreenderem melhor o papel do professor como agente formador e transformador, além de desenvolver autoconhecimento, criticidade e consciência pedagógica. Os resultados indicam que a escrita de si é uma ferramenta de reflexão e ressignificação da prática docente, fortalecendo a identidade profissional dos bolsistas e sua inserção consciente na escola. O processo também fortalece vínculos entre discentes e docentes, ampliando o diálogo, a escuta e a troca de saberes. Dessa forma, o Subprojeto Escrita de Si se consolida como uma proposta relevante no PIBID, ao articular aspectos subjetivos e pedagógicos, preparando os licenciandos para uma docência ética, reflexiva e humanizada."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ST 08 - ESCRITA DE SI NO CHÃO DA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO  PIBID"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID43_TB70_17072025161035.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAYLANE DE SOUSA MARTINS SOARES"
    "autor_nome_curto" => "KAYLANE"
    "autor_email" => "kaylanesmartinss@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de setembro de 2025

Resumo

O presente trabalho relata a experiência dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), vinculados ao Subprojeto Escrita de Si, que é coordenado pela Prof.ª Me. Laura Torres de Alencar Neta e Prof.ª Dr. Margareth Torres de Alencar, realizado no Centro de Educação de Tempo Integral Dr. Fontes Ibiapina, no turno vespertino, pelos licenciandos do curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. A proposta contribui significativamente à formação inicial dos futuros professores, ao unir teoria e prática. Fundamentado na prática reflexiva e na escrita autobiográfica como instrumento pedagógico, o projeto incentiva a construção da identidade docente por meio do registro das vivências pessoais e acadêmicas dos licenciandos. A metodologia envolve observações em sala de aula, planejamento conjunto com o professor supervisor, produção de relatos reflexivos e oficinas de escrita de si. A experiência permite aos pibidianos compreenderem melhor o papel do professor como agente formador e transformador, além de desenvolver autoconhecimento, criticidade e consciência pedagógica. Os resultados indicam que a escrita de si é uma ferramenta de reflexão e ressignificação da prática docente, fortalecendo a identidade profissional dos bolsistas e sua inserção consciente na escola. O processo também fortalece vínculos entre discentes e docentes, ampliando o diálogo, a escuta e a troca de saberes. Dessa forma, o Subprojeto Escrita de Si se consolida como uma proposta relevante no PIBID, ao articular aspectos subjetivos e pedagógicos, preparando os licenciandos para uma docência ética, reflexiva e humanizada.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.