Artigo Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-40-5

RESUMO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO - ESCRITA DE SI - PIBID

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência (RE) ST 08 - ESCRITA DE SI NO CHÃO DA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO PIBID
"2025-09-15" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 123164
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 95
    "inscrito_id" => 44
    "titulo" => "RESUMO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO - ESCRITA DE SI - PIBID"
    "resumo" => "Neste trabalho, pretendo relatar minhas experiências no Projeto PIBID, por meio do subprojeto “Escrita de Si”, coordenado por Laura Torres de Alencar Neta e Margareth Torres de Alencar Costa, na escola CETI Dr. Fontes Ibiapina, sob a supervisão do professor Glauco Arthur Machado Rocha. Essa iniciativa é de grande relevância para estudantes de licenciatura, como eu, pois grande parte da formação é voltada à compreensão dos caminhos para se tornar um professor competente, ético e comprometido. Além disso, destaca-se a responsabilidade envolvida no ensino de um idioma que não é nossa língua materna. O espanhol ganha importância especial, considerando que o Brasil está cercado por países hispanofalantes, o que reforça a necessidade de dominá-lo. Um dos maiores desafios da formação docente é aplicar, na prática, os conhecimentos teóricos adquiridos. Este relato tem como objetivo descrever as vivências acumuladas durante os dois anos de participação no PIBID. O subprojeto “Escrita de Si” foca no desenvolvimento das competências de leitura e escrita — habilidades que buscamos aprimorar em nossa formação e também incentivar nos alunos da escola. Até agora, desenvolvemos atividades como: observação da prática docente, apoio em sala de aula, correção de exercícios, aplicação de provas, participação em reuniões e estudos sobre elaboração de planos de aula e estratégias para motivar os alunos. Espero que esta experiência seja enriquecedora e que, ao final do processo, eu possa me orgulhar de ter contribuído, evoluindo como futuro professor e como ser humano."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ST 08 - ESCRITA DE SI NO CHÃO DA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO  PIBID"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID44_TB95_23082025102009.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL OLIVEIRA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "gabrielos@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 123164
    "edicao_id" => 429
    "trabalho_id" => 95
    "inscrito_id" => 44
    "titulo" => "RESUMO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA DO SUBPROJETO - ESCRITA DE SI - PIBID"
    "resumo" => "Neste trabalho, pretendo relatar minhas experiências no Projeto PIBID, por meio do subprojeto “Escrita de Si”, coordenado por Laura Torres de Alencar Neta e Margareth Torres de Alencar Costa, na escola CETI Dr. Fontes Ibiapina, sob a supervisão do professor Glauco Arthur Machado Rocha. Essa iniciativa é de grande relevância para estudantes de licenciatura, como eu, pois grande parte da formação é voltada à compreensão dos caminhos para se tornar um professor competente, ético e comprometido. Além disso, destaca-se a responsabilidade envolvida no ensino de um idioma que não é nossa língua materna. O espanhol ganha importância especial, considerando que o Brasil está cercado por países hispanofalantes, o que reforça a necessidade de dominá-lo. Um dos maiores desafios da formação docente é aplicar, na prática, os conhecimentos teóricos adquiridos. Este relato tem como objetivo descrever as vivências acumuladas durante os dois anos de participação no PIBID. O subprojeto “Escrita de Si” foca no desenvolvimento das competências de leitura e escrita — habilidades que buscamos aprimorar em nossa formação e também incentivar nos alunos da escola. Até agora, desenvolvemos atividades como: observação da prática docente, apoio em sala de aula, correção de exercícios, aplicação de provas, participação em reuniões e estudos sobre elaboração de planos de aula e estratégias para motivar os alunos. Espero que esta experiência seja enriquecedora e que, ao final do processo, eu possa me orgulhar de ter contribuído, evoluindo como futuro professor e como ser humano."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "ST 08 - ESCRITA DE SI NO CHÃO DA ESCOLA: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DO  PIBID"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV228_ID44_TB95_23082025102009.pdf"
    "created_at" => "2025-09-05 10:38:33"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL OLIVEIRA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL"
    "autor_email" => "gabrielos@aluno.uespi.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xi-congresso-internacional-de-linguas-e-literatura"
    "edicao_nome" => "Anais do XI Congresso Internacional de Línguas e Literatura"
    "edicao_evento" => """
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS \r\n
      XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURAS  / VII COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS DO CCHL-UESPI / VI SEMINÁRIO DE PRÁTICA DOCENTE / I SIMPÓSIO DO ANGLOLIT
      """
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/linguas/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "68c8502a1c10e_15092025144306.png"
    "data_publicacao" => "2025-09-15"
    "edicao_publicada_em" => "2025-09-03 09:22:34"
    "publicacao_id" => 81
    "publicacao_nome" => "Revista do Congresso Internacional de Linguas e Literatura"
    "publicacao_codigo" => "978-65-86901-40-5"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de setembro de 2025

Resumo

Neste trabalho, pretendo relatar minhas experiências no Projeto PIBID, por meio do subprojeto “Escrita de Si”, coordenado por Laura Torres de Alencar Neta e Margareth Torres de Alencar Costa, na escola CETI Dr. Fontes Ibiapina, sob a supervisão do professor Glauco Arthur Machado Rocha. Essa iniciativa é de grande relevância para estudantes de licenciatura, como eu, pois grande parte da formação é voltada à compreensão dos caminhos para se tornar um professor competente, ético e comprometido. Além disso, destaca-se a responsabilidade envolvida no ensino de um idioma que não é nossa língua materna. O espanhol ganha importância especial, considerando que o Brasil está cercado por países hispanofalantes, o que reforça a necessidade de dominá-lo. Um dos maiores desafios da formação docente é aplicar, na prática, os conhecimentos teóricos adquiridos. Este relato tem como objetivo descrever as vivências acumuladas durante os dois anos de participação no PIBID. O subprojeto “Escrita de Si” foca no desenvolvimento das competências de leitura e escrita — habilidades que buscamos aprimorar em nossa formação e também incentivar nos alunos da escola. Até agora, desenvolvemos atividades como: observação da prática docente, apoio em sala de aula, correção de exercícios, aplicação de provas, participação em reuniões e estudos sobre elaboração de planos de aula e estratégias para motivar os alunos. Espero que esta experiência seja enriquecedora e que, ao final do processo, eu possa me orgulhar de ter contribuído, evoluindo como futuro professor e como ser humano.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.