HISTÓRIA EM QUADRINHOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA: EXPLORANDO OS TIPOS DE RELEVO DE FORMA INTERATIVA
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Diante disso, propostas e instrumentos didáticos que tornem o aprendizado mais dinâmico e acessível são fundamentais. As histórias em quadrinhos (HQs) surgem como uma alternativa para facilitar a compreensão dos conteúdos, a combinação de elementos visuais e narrativos torna o aprendizado mais interativo. Este trabalho enfatiza o uso das HQs como recurso pedagógico no ensino dos tipos de relevo, tornando-se uma estratégia para despertar o interesse dos alunos e melhorar a aprendizagem, incentivando o protagonismo estudantil, conforme proposto pela BNCC. A metodologia adotada incluiu a leitura de materiais científicos que abordam sobre o uso de HQs no ensino, além de trabalhos de experiências didáticas de autores sobre a aplicação desse recurso em sala de aula. A HQ utilizada no trabalho foi criada pela plataforma StoryBoardThat, que é uma plataforma digital voltada para criação de materiais visuais. A utilização das HQs possibilita um ensino mais atrativo, facilitando a assimilação dos conteúdos e o envolvimento dos alunos. A abordagem visual e narrativa permite maior interação com os conceitos geomorfológicos. Dessa forma, a pesquisa reforça a importância de metodologias interativas para o ensino de Geografia, especialmente no campo da Geomorfologia." 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