Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

ENSINO DE GEOMORFOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: ANÁLISE E COMPARAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO DE GEOGRAFIA DO 6O ANO EM ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE FORTALEZA - CE SOB A ÓTICA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - BNCC.

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Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

O livro didático desempenha um papel fundamental no processo de ensino e aprendizagem, sendo um instrumento que auxilia na formação e educação dos estudantes, garantindo que todos os alunos tenham acesso ao mesmo conteúdo de forma organizada e estruturada, além de servir como apoio para os professores, pois segue as diretrizes educacionais elaboradas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Este trabalho visa analisar, sob a ótica da BNCC, o livro didático de geografia do 6° ano de escolas públicas e privadas do Município de Fortaleza – CE, identificando os conteúdos ministrados na área de Geografia Física/Geomorfologia presentes no livro didático e fazendo uma interpretação qualitativa do material didático com relação a esse conteúdo. A pesquisa se deu através da coleta do livro didático do 6° ano da escola municipal Maria Rochelle da Silva e do livro didático do 6° ano da escola privada Colégio Farias Brito. A partir daí, ambos os livros foram analisados e comparados de forma crítica e qualitativa com embasamento teórico e aporte da BNCC. Ambos os livros didáticos coletados apresentam os conteúdos de geomorfologia de forma organizada, sistêmica e uniforme, seguindo as normas e parâmetros propostos pela BNCC. Porém, há algumas diferenças entre esses livros que influenciam diretamente no processo de ensino e aprendizagem e que devem ser levados em consideração, como por exemplo, o livro utilizado pela instituição de ensino privada Colégio Farias Brito apresenta uma linguagem menos formal em relação ao livro utilizado na escola Maria Rochelle da Silva, o que possibilita uma maior aproximação do aluno com o conteúdo. Além disso, pela sua periodicidade, o livro do Farias Brito se mantem mais atualizado que o outro, com um maior número de ilustrações e imagens, ajudando a atrair a atenção do estudante para o material e contribuindo para uma melhor compreensão do conteúdo. Por fim, as atividades do livro usado na escola privada, são menos automatizadas que o livro usado na escola pública, com perguntas de assimilação, logo após, perguntas de aperfeiçoamento, posteriormente, questões de aprofundamento com um maior nível de complexidade e por último, questões discursivas e abertas que exigem a organização de ideias e uma maior reflexão por parte dos alunos. Em suma, essa pesquisa possibilitou a compreensão e ampliação dos debates sobre como os conteúdos de geomorfologia são passados para os alunos cearenses em diferentes contextos escolares e sociais, tendo o livro didático de escolas públicas e privadas como parâmetro de avaliação.

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