Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

FORMAÇÃO DOCENTE E ENSINO DE GEOMORFOLOGIA: A EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR DO PROJETO GAIA NA UFVJM

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Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta o conteúdo Geomorfologia e Educação por meio da parceria entre uma unidade curricular da Licenciatura em Geografia e o Projeto de Extensão GAIA (Geociências, Arte, Interdisciplinaridade e Aprendizagem), ambos vinculados à Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) em Diamantina, Minas Gerais. O objetivo é apresentar a articulação da unidade curricular (UC) Geomorfologia Geral e o Projeto GAIA, destacando como práticas pedagógicas lúdicas, interdisciplinares e sustentáveis contribuem para a aprendizagem significativa e para a formação docente, com ênfase nos processos de modelagem do relevo terrestre. O projeto GAIA foi criado em 2011, concomitante à Licenciatura em Geografia, tendo como missão promover a divulgação científica das Geociências por meio de práticas pedagógicas lúdicas e interdisciplinares, especialmente voltadas para o ensino básico, mas também acessíveis à comunidade em geral e ao público universitário. Ao longo de sua trajetória, o GAIA tem se consolidado como um espaço não formal de ensino que articula o conhecimento científico com abordagens criativas, utilizando materiais de fácil aquisição para que possam ser confeccionados em ambiente escolar. No âmbito da UC de Geomorfologia Geral, oferecida no 3º período do curso, o projeto GAIA oferece recursos que possibilitam uma compreensão ampliada dos processos de formação e modelagem do relevo terrestre. Maquetes e experimentos representativos de fenômenos como tectônica de placas, vulcanismo, erosão, voçorocas, intemperismo e formação dos solos, monumentos naturais regionais, como cavernas e morros residuais. Essas representações visuais e tridimensionais permitem a interação dos estudantes com o conteúdo de forma direta, despertando o interesse e facilitando o processo de aprendizagem, tornando mais palpáveis conceitos que, muitas vezes, são abstratos. Por outro lado, novas práticas são confeccionadas pelos estudantes do curso e levadas ao espaço GAIA, como forma de retroalimentação e renovação. O uso de materiais acessíveis e recicláveis reforça o compromisso do projeto com a sustentabilidade e a conscientização ambiental, aspectos relevantes na formação de cidadãos críticos e responsáveis. Além disso, a abordagem interdisciplinar do projeto contribui para a construção de um conhecimento mais integrado, relacionando os processos geomorfológicos com aspectos da biologia, química, física e educação ambiental, uma transversalidade necessária para formação de futuros professores. A experiência com o GAIA permite que os estudantes desenvolvam habilidades de planejamento, execução e avaliação de atividades educativas em Geomorfologia, utilizando metodologias que promovem a aprendizagem significativa e contextualizada. Além disso, o contato direto com o público visitante ao projeto, que soma cerca de 15.000 visitantes, contribui para a formação pedagógica dos licenciandos, proporcionando-lhes vivências práticas que ampliam sua compreensão sobre os processos de ensino-aprendizagem. A partir da articulação apresentada, os conteúdos de Geomorfologia são apresentados de forma acessível e atrativa, contribuindo para o desenvolvimento de uma visão espacial e crítica dos estudantes. A possibilidade do ensino de Geomorfologia em um ambiente não formal contribui significativamente para a formação inicial dos licenciandos quanto para o aprimoramento da prática docente, favorecendo o desenvolvimento de metodologias que valorizam a ludicidade, a interdisciplinaridade e o compromisso com a educação ambiental.

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