JOGOS DE TABULEIRO NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II
"2025-09-12 08:54:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123543 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 470 "inscrito_id" => 488 "titulo" => "JOGOS DE TABULEIRO NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "A Geomorfologia estuda as formas da superfície terrestre e sua dinâmica, sendo essencial para compreender o espaço geográfico. No entanto, observa-se uma carência de materiais didáticos interativos que auxiliem o ensino desse tema no Ensino Fundamental. Diante disso, este trabalho tem como objetivo propor o uso de jogos de tabuleiro como recurso didático e lúdico para o ensino de Geomorfologia no Ensino Fundamental II, buscando integrar metodologias ativas ao ensino de Geografia. A proposta está alinhada aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo um ensino contextualizado, participativo e voltado à formação crítica dos estudantes. Para embasar o desenvolvimento da proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o uso de jogos na educação e práticas pedagógicas em Geografia, com base em Flach e Ferreira (2020), Casetti (2001), Cruz (2017) e Moraes e Castellar (2018). O presente trabalho vai além da simples proposição do uso de jogos, englobando também a concepção e o desenvolvimento de um modelo de jogo educativo projetado para estimular habilidades cognitivas como observação, análise e tomada de decisões, por meio de desafios e situações-problema relacionados aos agentes e formas do relevo. A plataforma Canva foi utilizada para criar os elementos gráficos, regras e atividades do jogo. O trabalho evidencia o potencial do jogo de tabuleiro como ferramenta didática para ampliar o interesse dos alunos pelos conteúdos de Geomorfologia e promover uma aprendizagem significativa. A proposta visa incentivar a adoção de metodologias ativas e recursos lúdicos no ensino de Geografia, aproximando os estudantes dos conceitos geomorfológicos de maneira dinâmica e conectada ao cotidiano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID488_TB470_24072025184423.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO DA SILVA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "TIAGO ANDRADE" "autor_email" => "tiago.andrade@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123543 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 470 "inscrito_id" => 488 "titulo" => "JOGOS DE TABULEIRO NO ENSINO DE GEOMORFOLOGIA: UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL II" "resumo" => "A Geomorfologia estuda as formas da superfície terrestre e sua dinâmica, sendo essencial para compreender o espaço geográfico. No entanto, observa-se uma carência de materiais didáticos interativos que auxiliem o ensino desse tema no Ensino Fundamental. Diante disso, este trabalho tem como objetivo propor o uso de jogos de tabuleiro como recurso didático e lúdico para o ensino de Geomorfologia no Ensino Fundamental II, buscando integrar metodologias ativas ao ensino de Geografia. A proposta está alinhada aos princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo um ensino contextualizado, participativo e voltado à formação crítica dos estudantes. Para embasar o desenvolvimento da proposta, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o uso de jogos na educação e práticas pedagógicas em Geografia, com base em Flach e Ferreira (2020), Casetti (2001), Cruz (2017) e Moraes e Castellar (2018). O presente trabalho vai além da simples proposição do uso de jogos, englobando também a concepção e o desenvolvimento de um modelo de jogo educativo projetado para estimular habilidades cognitivas como observação, análise e tomada de decisões, por meio de desafios e situações-problema relacionados aos agentes e formas do relevo. A plataforma Canva foi utilizada para criar os elementos gráficos, regras e atividades do jogo. O trabalho evidencia o potencial do jogo de tabuleiro como ferramenta didática para ampliar o interesse dos alunos pelos conteúdos de Geomorfologia e promover uma aprendizagem significativa. A proposta visa incentivar a adoção de metodologias ativas e recursos lúdicos no ensino de Geografia, aproximando os estudantes dos conceitos geomorfológicos de maneira dinâmica e conectada ao cotidiano." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID488_TB470_24072025184423.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TIAGO DA SILVA ANDRADE" "autor_nome_curto" => "TIAGO ANDRADE" "autor_email" => "tiago.andrade@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }