Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE SEDIMENTOS POR EROSÃO HIDRÍCA EM PARCELAS DE EROSÃO LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE ANTONINA/PR

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Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

Os processos erosivos, o transporte e a deposição de sedimentos representam desafios críticos para a gestão ambiental e a operação da navegação em áreas portuárias, pois esses processos podem ocasionar o assoreamento, por exemplo, de rios, lagos e canais de navegação. Esse fenômeno compromete a segurança da navegação, a eficiência portuária e o equilíbrio ecológico, exigindo intervenções como a dragagem, alternativa onerosa e com impactos ambientais negativos, especialmente quanto à destinação do material dragado. Estudos apontam que a intensificação da erosão hídrica está associada a fatores como declividade, uso inadequado do solo e ausência de práticas conservacionistas, e reforçam a necessidade de monitoramento contínuo para compreender sua dinâmica. Neste contexto, este estudo avaliou a perda de solos e a produção de sedimentos por erosão hídrica em parcelas de erosão no município de Antonina, estado do Paraná, em encostas localizadas nas bacias hidrográficas dos rios Cachoeira e Pequeno, no âmbito do Programa de Recuperação de Áreas de Preservação Permanente Degradadas para a APA de Guaraqueçaba – PRAD, vinculado à Licença de Instalação da Dragagem de Aprofundamento do Porto de Paranaguá. Foram instaladas parcelas de erosão do solo em diferentes tipos de uso da terra: Floresta Secundária com 50 anos (F50), Sistema Agroflorestal (SAF), Agricultura (AG) e Solo Exposto (SE). Próximo às parcelas, foram instalados pluviômetros para o monitoramento da precipitação. Os resultados indicam que há relação direta entre o uso da terra e a erosão, com menor produção de sedimentos em áreas de vegetação (F50) em comparação aos demais usos, especialmente o SE. Adicionalmente, destacam a relevância do monitoramento ambiental e do ordenamento territorial como estratégias essenciais para mitigar a erosão, reduzir custos com dragagem e minimizar impactos ambientais. O estudo reforça a necessidade de políticas que integrem conservação do solo e planejamento de uso sustentável, contribuindo para a segurança operacional de portos e a preservação de ecossistemas.

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