A MAQUETE DE CURVAS DE NÍVEL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A COMPREENSÃO DO RELEVO
"2025-09-12 08:54:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123623 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 584 "inscrito_id" => 1452 "titulo" => "A MAQUETE DE CURVAS DE NÍVEL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A COMPREENSÃO DO RELEVO" "resumo" => "A maquete de curvas de nível configura-se como uma ferramenta pedagógica eficaz no ensino de Geografia Física, sobretudo por facilitar a compreensão e a interpretação das formas de relevo. Por meio da construção de modelos tridimensionais baseados em curvas de nível, linhas que ligam pontos de mesma altitude, os alunos conseguem visualizar, de forma concreta, as variações do terreno que normalmente aparecem de maneira abstrata nos mapas topográficos. Esse recurso didático favorece a aprendizagem ativa, já que os estudantes participam da construção da maquete, desenvolvendo habilidades como observação, interpretação espacial e trabalho em grupo. Além disso, a representação física das formas de relevo contribui para a compreensão de conceitos como altitude, declividade, planaltos, depressões e montanhas, que muitas vezes são de difícil assimilação apenas por meio de textos e imagens planas (CASTELLAR, 2007). A utilização de materiais simples, como papelão, isopor, EVA, cola e tinta, torna a atividade acessível e viável em diferentes contextos escolares. Além disso, a montagem pode ser feita a partir da reprodução de mapas topográficos reais ou de representações idealizadas, de acordo com os objetivos didáticos propostos pelo professor. De acordo com Passini (2006), ao cortar e empilhar as camadas que representam as diferentes altitudes, os alunos percebem a formação dos relevos e entendem a lógica por trás das curvas de nível. Assim, o presente trabalho buscou, através de uma atividade realizada com turmas do 1º ano do Ensino Médio, a construção de maquetes a partir da leitura e interpretação de um fragmento de carta topográfica, referente a uma área hipotética, extraído de material disponível online, com finalidade exclusivamente educativa. A atividade foi estruturada em quatro etapas principais, a saber: leitura e interpretação das curvas de nível; desenho e recorte de cada curva em papel sulfite, utilizado como molde; recorte das curvas na placa de isopor e empilhamento sucessivo das camadas; e, por fim, a finalização da maquete seguida do preenchimento de um questionário. Este último teve como objetivo avaliar de que forma a atividade contribuiu para a aprendizagem dos alunos na interpretação das curvas de nível e, consequentemente, na compreensão das formas de relevo. A atividade mostrou-se eficaz no cumprimento dos objetivos propostos, ao possibilitar aos alunos uma compreensão mais clara, concreta e significativa dos conteúdos trabalhados, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades de cooperação e trabalho em grupo, uma vez que as etapas exigiram planejamento coletivo, divisão de tarefas e tomada de decisões em conjunto. Essa percepção foi confirmada pelas respostas ao questionário aplicado ao final da prática, nas quais os estudantes demonstraram apropriação dos conceitos geográficos trabalhados e reconheceram tanto o valor pedagógico da atividade quanto a relevância da dinâmica colaborativa para o processo de aprendizagem. Portanto, o uso da maquete de curva de nível na escola vai além da simples representação do relevo: é uma estratégia didática que favorece a aprendizagem significativa, desperta o interesse dos alunos e aproxima o conteúdo geográfico da realidade concreta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID1452_TB584_26072025114002.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA BORGES SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "patygeo@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123623 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 584 "inscrito_id" => 1452 "titulo" => "A MAQUETE DE CURVAS DE NÍVEL NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ESTRATÉGIA DIDÁTICA PARA A COMPREENSÃO DO RELEVO" "resumo" => "A maquete de curvas de nível configura-se como uma ferramenta pedagógica eficaz no ensino de Geografia Física, sobretudo por facilitar a compreensão e a interpretação das formas de relevo. Por meio da construção de modelos tridimensionais baseados em curvas de nível, linhas que ligam pontos de mesma altitude, os alunos conseguem visualizar, de forma concreta, as variações do terreno que normalmente aparecem de maneira abstrata nos mapas topográficos. Esse recurso didático favorece a aprendizagem ativa, já que os estudantes participam da construção da maquete, desenvolvendo habilidades como observação, interpretação espacial e trabalho em grupo. Além disso, a representação física das formas de relevo contribui para a compreensão de conceitos como altitude, declividade, planaltos, depressões e montanhas, que muitas vezes são de difícil assimilação apenas por meio de textos e imagens planas (CASTELLAR, 2007). A utilização de materiais simples, como papelão, isopor, EVA, cola e tinta, torna a atividade acessível e viável em diferentes contextos escolares. Além disso, a montagem pode ser feita a partir da reprodução de mapas topográficos reais ou de representações idealizadas, de acordo com os objetivos didáticos propostos pelo professor. De acordo com Passini (2006), ao cortar e empilhar as camadas que representam as diferentes altitudes, os alunos percebem a formação dos relevos e entendem a lógica por trás das curvas de nível. Assim, o presente trabalho buscou, através de uma atividade realizada com turmas do 1º ano do Ensino Médio, a construção de maquetes a partir da leitura e interpretação de um fragmento de carta topográfica, referente a uma área hipotética, extraído de material disponível online, com finalidade exclusivamente educativa. A atividade foi estruturada em quatro etapas principais, a saber: leitura e interpretação das curvas de nível; desenho e recorte de cada curva em papel sulfite, utilizado como molde; recorte das curvas na placa de isopor e empilhamento sucessivo das camadas; e, por fim, a finalização da maquete seguida do preenchimento de um questionário. Este último teve como objetivo avaliar de que forma a atividade contribuiu para a aprendizagem dos alunos na interpretação das curvas de nível e, consequentemente, na compreensão das formas de relevo. A atividade mostrou-se eficaz no cumprimento dos objetivos propostos, ao possibilitar aos alunos uma compreensão mais clara, concreta e significativa dos conteúdos trabalhados, além de favorecer o desenvolvimento de habilidades de cooperação e trabalho em grupo, uma vez que as etapas exigiram planejamento coletivo, divisão de tarefas e tomada de decisões em conjunto. Essa percepção foi confirmada pelas respostas ao questionário aplicado ao final da prática, nas quais os estudantes demonstraram apropriação dos conceitos geográficos trabalhados e reconheceram tanto o valor pedagógico da atividade quanto a relevância da dinâmica colaborativa para o processo de aprendizagem. Portanto, o uso da maquete de curva de nível na escola vai além da simples representação do relevo: é uma estratégia didática que favorece a aprendizagem significativa, desperta o interesse dos alunos e aproxima o conteúdo geográfico da realidade concreta." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 14 - Ensino de Geomorfologia na educação formal e não formal" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID1452_TB584_26072025114002.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA BORGES SILVEIRA" "autor_nome_curto" => "PATRICIA" "autor_email" => "patygeo@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }