Artigo Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-5222-055-4

FEIRA DE GEOGRAFIA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO DA GEOMORFOLOGIA: UMA EXPERIÊNCIA DE EXTENSÃO DO PET-GEOGRAFIA/UECE

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Publicado em 12 de setembro de 2025

Resumo

O presente trabalho aborda o ensino da Geomorfologia no contexto da educação básica a partir de uma atividade de extensão universitária desenvolvida pelo Programa de Educação Tutorial (PET) dos cursos de Geografia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A ação foi realizada no âmbito da atividade PET Mercado de Trabalho, com o objetivo de desenvolver práticas didáticas interativas voltadas para a abordagem das dinâmicas ambientais junto aos alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Salaberga Torquato Gomes de Matos, em Maranguape/CE. O referencial teórico-metodológico do trabalho fundamenta-se na perspectiva da educação geográfica crítica, considerando a Geomorfologia como ciência fundamental para a compreensão da paisagem e de suas transformações, e, portanto, essencial na formação de uma leitura crítica do espaço vivido, partindo do entendimento que no ensino da geografia deve ser considerado as dinâmicas que constituem o espaço, valorizando o conhecimento da Geomorfologia na produção de materiais didáticos como suporte à aprendizagem, conforme apontado por autores como Dos Anjos Soares e Ribeiro (2004) e De Almeida Rangel (2016). A metodologia adotada consistiu em uma coleta de dados e análise empírica a partir da realização de uma Feira de Geografia com foco temático nas dinâmicas ambientais considerando o relevo como principal indicador, ocorrida em 14 de junho de 2024, envolvendo turmas do ensino médio técnico dos cursos de Enfermagem, Edificações, Meio Ambiente e Informática da referida escola. Os bolsistas do PET, organizados em duplas, prepararam mesas temáticas, entre as quais se destacou o stand dedicado à Geomorfologia, que utilizou recursos didáticos, tais como maquetes, as quais ilustravam processos da formação do relevo, como movimento de massa, formação de planícies, processos erosivos pela ação continuada do uso e ocupação, a topografia do Estado do Ceará impermeabilização do solo e alterações do ciclo hidrológico, além do uso de amostras de solo, rochas e minerais, e mapas com cartazes explicativos. Esse espaço teve como finalidade tornar os conteúdos tradicionalmente considerados abstratos mais acessíveis por meio de abordagens sensoriais e visuais. A partir disso, os resultados evidenciaram uma expressiva receptividade dos estudantes, com maior concentração na mesa de Geomorfologia, revelando interesse e participação ativa, especialmente por parte dos alunos dos cursos técnicos de Meio Ambiente e Enfermagem, que demonstraram curiosidade sobre os processos naturais que moldam o relevo, rochas e minerais, levantando dúvidas e manifestações de interesse com indagações pertinentes na área ambiental. A avaliação feita pelos dois professores de Geografia da escola presentes foi igualmente positiva, destacando o caráter formativo da ação e o estímulo proporcionado aos alunos. Dessa forma, a experiência analisada neste trabalho reforça a relevância do ensino de Geomorfologia como instrumento de mediação entre os conteúdos científicos e o cotidiano escolar. Considera-se que a utilização de metodologias ativas em ambientes não formais, como feiras e oficinas, contribui significativamente para a aprendizagem dos conceitos geomorfológicos, aproximando a universidade da escola e qualificando a formação docente e discente no campo das ciências da Terra.

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