POTENCIAL EDUCATIVO DO GEOSSÍTIO HÍDRICO CALDEIRÕES DO RIO JAGUARIBE, SABOEIRO (CEARÁ)
"2025-09-12 08:54:41" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 123688 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 679 "inscrito_id" => 1681 "titulo" => "POTENCIAL EDUCATIVO DO GEOSSÍTIO HÍDRICO CALDEIRÕES DO RIO JAGUARIBE, SABOEIRO (CEARÁ)" "resumo" => "A geodiversidade é a ligação entre paisagens e culturas, é a variedade de ambientes geológicos, fenômenos e processos que constituem a paisagem, as rochas, os minerais, os fósseis e os solos que fornecem a estrutura da vida na Terra (Gray, 2004). Nesse contexto, a geoeducação, juntamente com o geoturismo são as principais formas de valoração da geodiversidade de geossítios e sítios da geodiversidade mundial. Brilha (2014) indica que “valor está intimamente relacionado ao potencial de uso dos locais e pode ser científico, educacional e/ou turístico”. Um geossítio possui relevante interesse de estudo e varia de acordo a valoração atribuída e, podem ser classificados em tipologias, ou seja, quanto a sua natureza (Claudino-Sales; 2010). Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho é determinar o potencial educativo do geossítio hídrico Caldeirões do Rio Jaguaribe, no município de Saboeiro (Ceará)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Geodiversidade e Patrimônio Geomorfológico" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID1681_TB679_24072025051055.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS PINHEIRO LANDIM" "autor_nome_curto" => "LUCAS LANDIM" "autor_email" => "jose.lucas.pinheiro06@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 123688 "edicao_id" => 432 "trabalho_id" => 679 "inscrito_id" => 1681 "titulo" => "POTENCIAL EDUCATIVO DO GEOSSÍTIO HÍDRICO CALDEIRÕES DO RIO JAGUARIBE, SABOEIRO (CEARÁ)" "resumo" => "A geodiversidade é a ligação entre paisagens e culturas, é a variedade de ambientes geológicos, fenômenos e processos que constituem a paisagem, as rochas, os minerais, os fósseis e os solos que fornecem a estrutura da vida na Terra (Gray, 2004). Nesse contexto, a geoeducação, juntamente com o geoturismo são as principais formas de valoração da geodiversidade de geossítios e sítios da geodiversidade mundial. Brilha (2014) indica que “valor está intimamente relacionado ao potencial de uso dos locais e pode ser científico, educacional e/ou turístico”. Um geossítio possui relevante interesse de estudo e varia de acordo a valoração atribuída e, podem ser classificados em tipologias, ou seja, quanto a sua natureza (Claudino-Sales; 2010). Diante do exposto, o objetivo do presente trabalho é determinar o potencial educativo do geossítio hídrico Caldeirões do Rio Jaguaribe, no município de Saboeiro (Ceará)." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Geodiversidade e Patrimônio Geomorfológico" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV217_ID1681_TB679_24072025051055.pdf" "created_at" => "2025-09-15 11:26:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ LUCAS PINHEIRO LANDIM" "autor_nome_curto" => "LUCAS LANDIM" "autor_email" => "jose.lucas.pinheiro06@aluno.ifce.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-xv-simposio-nacional-de-geomorfologia" "edicao_nome" => "Anais do XV SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_evento" => "SIMPÓSIO NACIONAL DE GEOMORFOLOGIA" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/sinageo/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "68c4605097155_12092025150256.png" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2025-09-12 08:54:41" "publicacao_id" => 130 "publicacao_nome" => "Revista SINAGEO" "publicacao_codigo" => "978-65-5222-055-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }